Belo Horizonte Minas Gerais viagem dica

Como conhecer e o que fazer em Belo Horizonte

É sempre bom viajar para lugares que te fazem se sentir bem e praticamente te abraçam. E Belo Horizonte, em Minas Gerais, costuma ser assim. Os botecos, as praças, os parques e os museus são um convite para voltar sempre. É um lugar simpático e um pouco distante daquele drama de cidade grande que o Rio e São Paulo oferecem. As passagens aéreas não são … Continuar lendo Como conhecer e o que fazer em Belo Horizonte

Fotos trem curitiba morretes

Como é o passeio de trem de Curitiba a Morretes

O Brasil tem poucos passeios de trem e, por isso, quando soube que em Curitiba era possível fazer um, tratei de colocá-lo na minha listinha. Fazer o passeio é bem tranquilo, mas toma um dia inteiro.

Da Rodoferroviária de Curitiba sai, diariamente,o trem que vai até Morretes, passando pela Serra do Mar paranaense. A cidade é bem pequena e parece ter parado no tempo. A dica por lá é experimentar o Barreado num dos restaurantes, beber a cerveja local, tomar um sorvete na sorveteria e dar uma volta na praça.

Continuar lendo “Como é o passeio de trem de Curitiba a Morretes”

Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba: dicas de viagem, o que fazer e onde se hospedar

Curitiba é uma cidade encantadora, daquelas que a gente visita e já quer voltar. Andei pesquisando e vi que a capital paranaense tem 1,8 milhão de habitantes, o equivalente a todo mundo que passa o Réveillon na Praia de Copacabana, no Rio. Talvez por isso ela consiga ser bem mais organizada, e encante tanta gente.

O ideal é visita-la em três dias: dois para a parte turística  da própria cidade, e uma para escapar até Morretes e fazer o passeio de trem. Tive apenas dois dias, mas consegui ver o que queria, incluindo a Cervejaria BodeBrown.  Curitiba tem dezenas de parques lindíssimos, além dos famosos Jardim Botânico e da Ópera de Arame. O bom é que se você mora no Sudeste, consegue comprar passagens aéreas bem baratas. Ida e volta pela Gol me custaram apenas R$ 210.

Diana

 

Continuar lendo “Curitiba: dicas de viagem, o que fazer e onde se hospedar”

Paraty

Passeio de escuna em Paraty: preço, dicas e roteiro

Um dos grandes atrativos de Paraty é o passeio de barco (escuna) pelas belas praias da baía. Há várias empresas que oferecem o serviço com segurança, e escolhi a Paraty Tours para fazer o meu passeio. Eles têm uma agência enorme no Centro Histórico (Av. Roberto Silveira, 479, Centro), mas fechei tudo antecipadamente via Whatsapp fazendo o depósito via Paypal. Ou seja, com a maior … Continuar lendo Passeio de escuna em Paraty: preço, dicas e roteiro

Paraty dicas de viagem, pousada e roteiro

Paraty: o que fazer, como chegar e onde se hospedar

Os historiadores não sabem ao certo quando Paraty foi fundada – algo entre 1540 e 1600 – , mas fato é que a cidade parece ter parado no tempo do Brasil colônia. A arquitetura das casas e o calçamento “pé de moleque” dão o ritmo: nada de pressa por lá. Aproveite a viagem para relaxar e entrar no clima da cidade, localizada na Costa Verde do Estado do Rio. Em três ou quatro dias é possível conhecer o básico, mas com mais tempo é possível diminuir ainda mais o passo e visitar mais praias, trilhas, cachoeiras e alambiques.

Paraty Centro Histórico

Continuar lendo “Paraty: o que fazer, como chegar e onde se hospedar”

Dicas Inhotim visita um dia

Dicas para visitar o Instituto Inhotim

Sabe aqueles lugares que você se encanta sem nem mesmo conhecer? Com o Instituto Inhotim foi assim, e planejei minha última visita a Belo Horizonte especialmente para conhecê-lo. O instituto fica na cidade de Brumadinho, localizada a 2 horas de ônibus de BH. O ideal é ficar dois dias por lá e conhecer tudo com calma, mas eu fui num dia só num bate e volta a partir de Belo Horizonte. Não conheci tudo, mas vi todas as obras que eu queria. Continuar lendo “Dicas para visitar o Instituto Inhotim”

Fuscas Inhotim

Roteiro de um dia em Inhotim

Dividi minha visita ao Instituto Inhotim em duas partes, tomando como base as rotas sugeridas pelo parque. Pela manhã visitei as galerias que ficam mais distantes da entrada, seguindo a rota rosa. E à tarde, visitei a rota laranja e um pouco da amarela. Há obras que são imperdíveis como as de Hélio Oiticica, um dos maiores artistas do Brasil.  A lista abaixo traz as obras na ordem que eu as visitei.

Continuar lendo “Roteiro de um dia em Inhotim”

Eataly São Paulo

Eataly, em São Paulo, é o paraíso gastrônomico que você precisa conhecer

Não sei bem como definir o Eataly, mas há quem diga que é um super empório e aqueles que chamam de shopping gastronômico. Na prática é uma grande mistura de supermercado com restaurantes num espaço que lembra uma loja de departamentos. O lugar é sensacional e bom para quem não gosta só de comer, mas de ter uma experiência gastronômica. Como eles mesmo pregam, “a vida é muito curta para não comer e beber bem”.  Continuar lendo “Eataly, em São Paulo, é o paraíso gastrônomico que você precisa conhecer”

Silvio Santos é tema de exposição imperdível no MIS de São Paulo

Silvio Santos vem aí! O homem do baú é tema de uma exposição imperdível no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).  Dei um pulo na cidade este fim de semana e, claro, fui lá conferir mais sobre a história do camelô que virou um dos maiores comunicadores do nosso país.  Continuar lendo “Silvio Santos é tema de exposição imperdível no MIS de São Paulo”