Gramado: dicas para aproveitar o Natal Luz

Gramado, na Serra Gaúcha, é uma cidade encantadora, especialmente na época de Natal. Viajar para lá com a família pode ser uma boa pedida para aqueles que desejam fazer algo diferente na data. Já viajei com minha família toda para lá e, desde então, a gente pensa em repetir esse passeio. O ideal é ficar cinco dias na cidade, incluindo um dia para conhecer a … Continuar lendo Gramado: dicas para aproveitar o Natal Luz

Chapada dos Veadeiros Santa Bárbara

O encanto das cachoeiras Santa Bárbara, Capivara e Candaru, na Chapada dos Veadeiros

Um dos lugares mais mágicos da Chapada dos Veadeiros é a cachoeira Santa Bárbara. Ela encanta porque é praticamente escondida na mata e tem aquela água cristalina verde esmeralda de impressionar. É considerada uma das cachoeiras mais bonitas (e fotogênicas) do Brasil, e me deixou apaixonada e com vontade de voltar para a chapada só por mais uma horinha lá.

Muita gente acha que a Santa Bárbara fica na cidade de Cavalcante, mas, na verdade, ela fica a 26km de lá, na Comunidade do Engenho II (Quilombo Kalunga). É por lá também que ficam as cachoeiras Capivara e Candaru, duas outras maravilhas que merecem ser exploradas e podem ser feitas num mesmo dia.  Continuar lendo “O encanto das cachoeiras Santa Bárbara, Capivara e Candaru, na Chapada dos Veadeiros”

Vale da Lua Goiás

Dicas e cuidados para conhecer o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

Uma das atrações mais visitadas na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é o Vale da Lua. E o que lá tem de tão especial? A energia é bem diferente, e as pedras do lugar têm uma cor cinza que parece a superfície da lua. O rio São Miguel passa entre as rochas, formando três piscinas que podem ser visitadas na época de seca.  O Vale … Continuar lendo Dicas e cuidados para conhecer o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros dicas

Dicas da Chapada dos Veadeiros: o que fazer, onde ficar e quando ir

A Chapada dos Veadeiros é daquelas belezas naturais que todo brasileiro precisa conhecer. Localizada no estado de Goiás, entre as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, é um lugar místico, lindo e cujas principais atividades turísticas são as trilhas e os banhos de cachoeira. Sou mais adepta das viagens urbanas, mas depois de ver tantas fotos lindas da cachoeira Santa … Continuar lendo Dicas da Chapada dos Veadeiros: o que fazer, onde ficar e quando ir

Belo Horizonte Minas Gerais viagem dica

Como conhecer e o que fazer em Belo Horizonte

É sempre bom viajar para lugares que te fazem se sentir bem e praticamente te abraçam. E Belo Horizonte, em Minas Gerais, costuma ser assim. Os botecos, as praças, os parques e os museus são um convite para voltar sempre. É um lugar simpático e um pouco distante daquele drama de cidade grande que o Rio e São Paulo oferecem. As passagens aéreas não são … Continuar lendo Como conhecer e o que fazer em Belo Horizonte

Fotos trem curitiba morretes

Como é o passeio de trem de Curitiba a Morretes

O Brasil tem poucos passeios de trem e, por isso, quando soube que em Curitiba era possível fazer um, indo até a cidade de Morretes, tratei de colocá-lo na minha listinha. Fazer o passeio é bem tranquilo, mas toma um dia inteiro.

Da Rodoferroviária de Curitiba sai, diariamente,o trem que vai até Morretes, passando pela Serra do Mar paranaense. A cidade é bem pequena e parece ter parado no tempo. A dica por lá é experimentar o Barreado num dos restaurantes, beber a cerveja local, tomar um sorvete na sorveteria e dar uma volta na praça.

 

Continuar lendo “Como é o passeio de trem de Curitiba a Morretes”

Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba: dicas de viagem, o que fazer e onde se hospedar

Curitiba é uma cidade encantadora, daquelas que a gente visita e já quer voltar. Andei pesquisando e vi que a capital paranaense tem 1,8 milhão de habitantes, o equivalente a todo mundo que passa o Réveillon na Praia de Copacabana, no Rio. Talvez por isso ela consiga ser bem mais organizada, e encante tanta gente.

O ideal é visita-la em três dias: dois para a parte turística  da própria cidade, e uma para escapar até Morretes e fazer o passeio de trem. Tive apenas dois dias, mas consegui ver o que queria, incluindo a Cervejaria BodeBrown.  Curitiba tem dezenas de parques lindíssimos, além dos famosos Jardim Botânico e da Ópera de Arame. O bom é que se você mora no Sudeste, consegue comprar passagens aéreas bem baratas. Ida e volta pela Gol me custaram apenas R$ 210.

 

Diana

 

Continuar lendo “Curitiba: dicas de viagem, o que fazer e onde se hospedar”

Paraty

Passeio de escuna em Paraty: preço, dicas e roteiro

Um dos grandes atrativos de Paraty é o passeio de barco (escuna) pelas belas praias da baía. Há várias empresas que oferecem o serviço com segurança, e escolhi a Paraty Tours para fazer o meu passeio. Eles têm uma agência enorme no Centro Histórico (Av. Roberto Silveira, 479, Centro), mas fechei tudo antecipadamente via Whatsapp fazendo o depósito via Paypal. Ou seja, com a maior … Continuar lendo Passeio de escuna em Paraty: preço, dicas e roteiro

Paraty dicas de viagem, pousada e roteiro

Paraty: o que fazer, como chegar e onde se hospedar

Os historiadores não sabem ao certo quando a cidade de Paraty foi fundada – algo entre 1540 e 1600 – , mas fato é que a cidade parece ter parado no tempo do Brasil colônia. A arquitetura das casas e o calçamento “pé de moleque” dão o ritmo: nada de pressa por lá. Aproveite a viagem para relaxar e entrar no clima da cidade, localizada na Costa Verde do Estado do Rio. Em três ou quatro dias é possível conhecer o básico, mas com mais tempo é possível diminuir ainda mais o passo e visitar mais praias, trilhas, cachoeiras e alambiques.

 

Paraty Centro Histórico
A beleza quase parada no tempo de Paraty

Continuar lendo “Paraty: o que fazer, como chegar e onde se hospedar”

Dicas Inhotim visita um dia

Dicas para visitar o Instituto Inhotim

Sabe aqueles lugares que você se encanta sem nem mesmo conhecer? Com o Instituto Inhotim foi assim, e planejei minha última visita a Belo Horizonte especialmente para conhecê-lo. O instituto fica na cidade de Brumadinho, localizada a 2 horas de ônibus de BH. O ideal é ficar dois dias por lá e conhecer tudo com calma, mas eu fui num dia só num bate e volta a partir de Belo Horizonte. Não conheci tudo, mas vi todas as obras que eu queria. Continuar lendo “Dicas para visitar o Instituto Inhotim”