Dez lugares para onde ir sozinho pelo Brasil
Decidir viajar sozinho não é fácil! Fique tranquilo que ninguém começou do dia para a noite. Todo mundo teve medo e se perguntou se valia mesmo à pena. Sou filha única, e estar sozinha sempre foi algo muito natural pra mim, mas nem todo mundo tem os mesmos hábitos em tudo na vida. E com as viagens é assim também, ninguém nasce sabendo tudo, A gente aprende a cada nova aventura.
Por isso, fiz a lista com Dez lugares no Brasil para viajar sozinho, e ainda peguei dicas com os leitores e amigos para fazer uma lista de mais lugares que são amigáveis para quem quer ir sozinho.
Como perder o medo de viajar sozinho?
Já escrevi algumas dicas aqui para incentivar que você, como eu, perca o medo de sair de casa com sua malinha na mão para explorar o mundo. Mas, claro, não são todos os lugares que serão amigáveis com o viajante solo. Numa cidade grande vai ser sempre mais fácil do que numa cidade pequena. Nem todo mundo consegue ir à praia sozinho, e nem sempre ir a um restaurante cheio de casais apaixonados pode ser bacana quando você não está tão confiante assim.
Lembre-se que uma cidade turística estará mais bem preparada que uma menos acostumada a receber visitantes. E prepare-se para os olhares preconceituosos ao longo da estrada. Ainda existem seres humaninhos que nunca viram alguém fazendo algo sozinho – e sendo feliz assim.
O primeiro passo é não ter medo. Como eu já disse num vídeo que gravei no ano passado, as coisas podem dar errado você estando sozinha ou acompanhada. Fui furtada quando viajava com a minha melhor amiga, e sabe o que aconteceu? Tive que me virar sozinha. Então, relaxe!
Dicas de segurança
Mas relaxe sem esquecer do principal: Segurança. Se você ficar num hostel ou hotel, deixe sempre seus pertences no cofre ou no armário com cadeado. Não ande com todo o seu dinheiro ou todos os seus documentos, como eu já fiz e me ferrei quando abriram minha mochila no metrô e eu não percebi.
Conte aos amigos/familiares via WhatsApp onde está hospedado e o que vai fazer, leve sempre seu celular e um carregador portátil para emergências, evite sair por bairros perigosos ou fazer trilhas sem companhia e, claro, faça um seguro saúde para emergências (especialmente em viagens internacionais). Se conhecer alguém novo, desconfie! E, no mais, faça o que quem te ama sempre recomenda: leve casaco, não beba nada do copo de estranhos e não confie em qualquer um.
No mais, se jogue porque depois de viajar sozinho você não vai querer outra vida! A liberdade de poder fazer tudo que você quer aliada à oportunidade de fazer novos amigos é viciante.
Dez lugares para viajar sozinho no Brasil
1. Belo Horizonte
A capital de Minas Gerais tem muitas atrações turísticas, e como é uma cidade pequena você pode fazer tudo a pé ou de transporte público. Adoro os botecos da Savassi e visitar as cervejarias da cidade. De lá é possível conhecer outras cidades como Brumadinho, Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes entre outras.
2. Brasília
Já estive em Brasília muitas vezes sozinha para trabalhar. Consegui turistar um pouco, e nunca tive problemas na cidade. Certamente é um lugar que merece uma visita: Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Catedral, Lago Paranoá. Tem muito lugar para conhecer e explorar!
3. Curitiba
Essa é a cidade perfeita para quem quer viajar sozinho sem ter trabalho! Como tem um ônibus que percorre todos os pontos turísticos, é fácil passear por tudo sem gastar muito dinheiro ou se sentir solitário. Em dois ou três dias é possível conhecer tudinho!
4. Chapada dos Veadeiros
Para quem busca um pouco mais de aventura, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um destino renovador! Fui com uma amiga, mas fizemos novos amigos por lá muito facilmente e conseguimos baratear ainda mais os custos dos passeios. Esse destino é para quem ama trilhas, cachoeiras e quer conhecer um dos lugares mais lindos do Brasil, a Cachoeira Santa Bárbara.
5. Foz do Iguaçu
Esse é outro destino fácil para viajar sozinho. Você pode fazer tudo com tranquilidade: visitar as cataratas, passear pelos parques e até mesmo ir fazer compras no Paraguai ou na Argentina. Recomento muito! Dá para fazer todos os passeios por conta própria!
6. Maceió
Essa foi a primeira cidade que visitei sozinha no Nordeste. Foi bem menos traumático que eu imaginava! As praias são lindas, os passeios muito interessantes!! E quando digo Maceió, incluo no pacote as cidades de Maragogi, São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro, Piranhas e tantas outras que podem ser visitadas a partir da capital.
7. Gramado
Um dos lugares mais visitados do Rio Grande do Sul tradicionalmente é pensado para famílias, mas pode ser feito pelo viajante solo também. Há vários museus e atrações e, além disso, o ônibus hop-on hop-off ajuda a conhecer tudo sem ter a necessidade de um carro.
8. Rio de Janeiro
A cidade que eu não acho tão maravilhosa assim (porque nasci aqui) é super-amigável com o viajante solo. É só se hospedar na Zona Sul, conhecer todos os pontos turísticos de metrô e, ainda, tomar as mesmas medidas de segurança que você toma numa cidade grande. Impossível não se encantar com Copacabana, Ipanema e Leblon. A Barra, que mora no meu coração, também tem seu charme!
9. São Paulo
A capital tem muitas atrações, e é um dos destinos mais tranquilos para quem quer aprender a viajar sozinho. Quanto mais vou a São Paulo mais aprendo a gostar da cidade. Há uma vida cultural muito rica, e você pode escolher MUITAS opções de bares, teatros, museus, restaurantes e shoppings.
10. Salvador
Salve, Salvador! Só de ouvir essa frase eu já fico com vontade de arrumar um voo pra lá e deixar para escrever esse texto depois. As praias são bem legais, o povo uma simpatia e dá pra ficar em hostel ou hotel sem gastar uma fortuna. Elevador Lacerda, Pelourinho, Praia da Barra e a Ilha de Itaparica vão te deixar com saudades (como estou agora!). E o melhor é que a Bahia tem outros destinos amigáveis para os viajantes solo que podem ser feitos a partir de Salvador.
Mais lugares para viajar sozinho, segundo as dicas dos leitores:
- Aracaju – Sergipe
- Bonito – Mato Grosso do Sul
- Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
- Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré, Trancoso e Porto Seguro – Bahia
- Jijoca de Jericoacoara – Ceará
- João Pessoa – Paraíba
E aí, animado para viajar sozinho pelo Brasil? Já foi para algum desses destinos?
Leia também:
Dez verdades que ninguém te conta sobre viajar sozinha
Dez fotos que todo viajante tira por aí…e que você pode copiar
Quatro destinos inesquecíveis para uma primeira viagem à Europa