Como planejar uma viagem?

Quanto mais você planeja uma viagem, melhor ela é? Não necessariamente, mas organizar e pesquisar são as partes mais gostosas pra mim. Geralmente, eu escolho o destino, depois pesquiso os preços de passagens e hospedagens e faço meu orçamento. Na prática, eu tenho feito assim. Mas a verdade é que quando pula uma promoção na minha frente isso acaba me “inspirando”.

Nas férias do ano passado, por exemplo, eu estava desiludida com o preço do dólar/ euro quando a TAP fez uma promoção de passagens para Lisboa no dia dos pais. Aproveitei e comprei minha passagem para viajar em setembro. Fui para Lisboa e, como não sou de guardar vontade, estiquei para Paris e Londres num roteiro econômico de 15 dias (já conhecia essas cidades). Mas para não contar com esse tipo de sorte, o melhor é mesmo planejar com antecedência.

Confira meu passo a passo para começar a viajar:

1)Apaixone-se pelo destino. É óbvio, mas nem tanto. Leia o que conseguir sobre a cidade. Desse modo, você fica sabendo como funciona o transporte, qual o horário das lojas/atrações e como é  o clima, por exemplo. Assim, já sabe se o lugar faz o seu estilo ou não.

2) Decida quanto pode gastar para saber quanto tempo terá de viagem. Minha regra é de 100 “dinheiros” por dia, fora hospedagem e passagem. Claro que esse valor é variável de acordo com o bolso e o motivo da viagem.

3) Escolha o período da viagem: verão, inverno, mês de férias escolares ou feriado? Tudo isso conta na variação dos preços e na quantidade de turistas que você vai encontrar pelo caminho. E com mais turistas os preços ficam mais altos e há mais filas.

4) Pesquise os preços e opções de hospedagem. De que adianta visitar um destino pagando 1 real na passagem se a diária do hotel for R$ 400, né? Procure até achar as melhores tarifa e localização. Já fiquei em hotéis ótimos, mas que eram longe de tudo e tive que gastar dinheiro com táxi ou perder tempo em ônibus. Albergues com café da manhã incluído também salvam tempo e dinheiro. Trip AdvisorBooking e Hostel World são meus favoritos para espiar as avaliações e reservar, mas também vejo opções de reserva direito com o próprio hotel ou hostel.

5) Encontre o melhor preço de passagem aérea com a ajuda de portais na internet. Decolar.com e Submarino Viagens ajudam a ter uma noção dos preços em várias cias aéreas com poucos cliques. O meu favorito para monitorar os preços é o SkyScanner onde você cadastra as datas e ele te envia alertas por email. Também tenho cadastro nas empresas aéreas que gosto para ficar de olho nas promoções deles.

6) Reserve tudo olhando atentamente as regras. Passagens mais baratas geralmente não permitem remarcações ou cancelamentos. O mesmo vale para hotéis.

6)  Se jogue e aguarde ansiosamente até a data da viagem (ou volte para o primeiro passo e procure um novo destino).

 

Olha aí meu planejamento das férias 2015:

Doing my favorite thing: travel plans…

A post shared by Diana Figueiredo (@difigueiredo) on

8 comentários sobre “Como planejar uma viagem?

Deixe uma resposta