Dicas de São Francisco, na Califórnia. O que fazer

O que fazer em São Francisco, na Califórnia

São Francisco, na Califórnia, é uma cidade encantadora e vibrante. Esqueça a correria das enormes metrópoles norte-americanas como Los Angeles ou Nova York, e aproveite essa cidade que tem uma clima agradável e pode ser apreciada com calma. Estive duas vezes por lá, e é impossível não se encantar com o clima ameno e a população acolhedora.

Golden Gate como visitar
Golden Gate: um clássico em São Francisco

A cidade tem dezenas de lugares que são parada obrigatória, com muitas opções de coisas para fazer durante o dia e com bares e boates bacanas. Os bondinhos (cable cars), as ladeiras e a beleza da ponte Golden gate e da baía de São Francisco com certeza já fizeram parte do seu imaginário.

Essas lembranças serão ainda mais forte especialmente se você viu filmes como Uma babá quase perfeita (Mr Doubtfire) e O Diário de uma princesa (The princess diaries) ou, ainda, viu o seriado Três é demais (Full house). É o tipo de cidade nunca te vi, mas sempre te amei!

Ah.. e não se engane com o clima. No verão, em pleno mês de agosto, eu precisei usar um casaquinho leve todos os dias. Fui achando que a Califórnia era só oba oba de verão, mas o clima lá é bem ameno e venta bastante. Na viagem em maio eu usava um casaco mais pesadinho e, algumas vezes, cachecol por causa do vento.

Outra dica é, se possível, alugar um carro para conhecer outras cidades da Califórnia. Para andar por São Francisco você não precisará do carro. Pegamos o carro no último dia viagem e, de lá, seguimos para Los Angeles, passando por cidades como Monterey, Carmel, San Diego e Santa Barbara.


 

O que fazer em São Francisco?

Marquei no mapa acima todos os pontos de interesse turístico da cidade. Mas sou adepta do andar por aí para descobrir minha própria cidade. Então, além de fazer os passeios, tire um tempo para apreciar essa cidadezinha linda. Lembro de passar horas agradáveis rindo nos parques da cidade, andar pra cima e pra baixo de cable car e, ainda, tomar café em lugarezinhos bacanas.

Golden Gate

O que fazer em São Francisco: golden gate
Fotos da câmera Instax sendo reveladas na Golden Gate

A Golden Gate é lindíssima, e uma das três maiores pontes suspensas do mundo. Para tirar uma foto como a minha (acima) você pode ir até o mirante no fim dela. Uma das maneiras de fazer isso é de carro ou, ainda, com os ônibus de city tour que saem de Union Square.

Fiz um passeio de barco no pôr do sol que foi uma coisa fantástica.  A gente passou por debaixo da ponte e ficou navegando na baía de São Francisco. Foi de onde tirei a foto que abre esse post, e essa aí debaixo.

Golden gate

 

Quem tiver disposição pode percorrer os 2,7 km da ponte a pé. Outra opção legal é fazer um passeio de hoverboard. Atualmente, ele custa 75 dólares e dura cerca de 2 horas (veja o site oficial aqui). São cerca de 40 minutos passeando pelo Golden Gate Park.

 

Golden Gate
A Golden Gate num dia nublado onde quase não dava pra ver a ponte

Fisherman’s Wharf

O que fazer em São Francisco: Fishermans Wharf

A área da baía de São Francisco é muito animada. Há muitas opções de restaurantes com frutos do mar, lojinhas e museus como o Wax Museum (museu de cerca) e Ripley Believe it or not (aquele museu de curiosidades). É daqui que que saem os barcos para passeios pela baía. Fiz um no pôr do sol que foi sensacional.

Pier 39

O que fazer em São Francisco: Pier 39

 

Ainda da área do Fisherman’s Wharf, o Pier 39 é uma espécie de shopping a céu aberto com lojas e restaurantes. Há opções populares como Bubba Gump e Hard Rock Cafe. É lá também que ficam dezenas de leões marinhos que ficam bem pertinho do público. De lá você consegue ver a Ilha de Alcatraz na baía.

O que fazer em são francisco: pier 39



Booking.com

 

Ghirardelli Square

São Francisco é uma área onde haviam muitas fábricas. Uma delas é dos chocolates Ghirardelli que são de-li-ci-o-sos!! Na praça há várias lojas e a fábrica tem máquinas antigas da produção de chocolate. Aproveite a visita para comprar chocolates, tomar sorvete e curtir o visual.

O que fazer em São Francisco

Palace of fine arts 

 

O lugar é um parque lindo com monumentos criados para a exposição universal Panamá-Pacífico, de 1915. O conjunto arquitetônico é bem fácil de visitar, e não demora muito tempo. Por lá há também o Exploratorium, que é um museu científico. Nunca fui ao museu, mas dei uma olhada no site e vi que é bem interativo. A entrada dele custa 29 dólares.

Palace of fine arts São Francisco

 

Ilha de Alcatraz

Alcatraz

Esse é um dos pontos altos da visita a São Francisco, e vale dizer que é uma visita única porque não é todo dia que conseguimos ir a um antigo presídio de segurança máxima. Por lá, de 1934 a 1963, funcionou a famosa prisão federal que abrigou os maiores criminosos norte-americanos como Al Capone. Você chega lá de barcos que saem do Pier 33.

O que fazer em São Francisco: Alcatraz

A visita tem um audio guia que vai contando a história. O tour dura 45 minutos e tem também vídeos explicativos. De lá você tem uma vista bem bacana da cidade também. A minha dica é comprar os ingressos com antecedência (veja o site oficial aqui). Custa 45,25 dólares o tour diurno e 55,25 o noturno. A sensação de estar no pavilhão das celas é bem estranha, ainda mais numa ilha, e é um experiência bem interessante. Fiz o tour diurno e, claro, agora faria o noturno que deve ser mais “sinistro”.

 




Union Square

Union Square,em São Francisco
Union Square,em São Francisco

Essa área central da cidade é uma das minhas favoritas para compras. Por lá há lojas como Saks e Macy’s. Nesta última há uma Cheescake Factory com vista que vale a visita para um almoço.

Cable Car

Uma das maneiras mais legais de conhecer a cidade de São Francisco é andando de bonde para cima e para baixo. Você pode comprar as passagens com desconto pelo aplicativo oficial (veja aqui). Eu sempre pegava o bonde F em Market Street e seguia até o Pier 39. Para quem quiser saber mais sobre a história, o Cable Car Museum, na Market Street, exibe a história bondinhos.

O que fazer em São Francisco

Alamo Square

Quem já viu Três é demais não pode deixar de visitar. É a praça onde ficam as famosas casas Painted Ladies que seriam a da família. O visual é lindo, e é um lugar legal para fazer um piquenique.

O que fazer em São Fransciso: Alamo Square

Lombard Street

A rua mais sinuosa do mundo merece uma visita porque é uma graça. Infelizmente, das duas vezes eu só passei por ela e não andei a pé por lá. Os pedestres podem zanzar na rua que é uma das mais sinuosas do mundo.

O que fazer em São Francisco: Lombard Street

 

 

Onde se hospedar em São Francisco?

Uma área bacana para se hospedar em São Francisco é perto de Union Square, a área central da cidade porque assim você consegue andar para alguns lugares e pegar um cable car para outros. Da primeira vez que visitei São Francisco, eu fazia um Contiki (saiba mais sobre esse tipo de viagem aqui) e a gente se hospedou no Withcomb Hotel. A localização era boa, mas era um hotel antigo.

Da segunda vez eu me hospedei no Usa Hostels San Francisco. O hostel era simples e ficamos num quarto com quatro pessoas e banheiro. Duas coisas valeram super a pena: o café da manhã e a localização. Todos os dias a gente ia a pé até a Union Square e começava o dia por lá. Éramos quatro amigas nessa viagem, e não tivemos problemas com esse hostel.

Veja outras dicas de opção em São Francisco aqui.

Quantos dias ficar?

O ideal é ficar, pelo menos, quatro dias. Nesse tempo dá para fazer todos os passeios que citei neste post com calma. Divida bem seus dias, opte pelo transporte público e, claro, faça sua programação levando em conta que você não precisa ter pressa para nada porque São Francisco não vai sair de lá.

Meu roteiro ideal:

  1. Union Square + FIshermans Wharf + Ghirardelli Square
  2.  Golden Gate Bridge (podendo ir de bicicleta ou hoverboard) + Palace of fine Arts + City Tour (City Hall, Alamo Square e Lombard Street).
  3.  Passeio a Ilha de Alcatraz + Pier 39 para o jantar
  4. Dar uma escapada até Napa Valley (região de vinícolas) ou ver um jogo de beisebal em Oakland

 





Booking.com

Leia também

Deixe uma resposta