Programa de milhas dicas

Passo a passo para acumular milhas e viajar de avião

Ouvir eu te amo é bom, mas ouvir “você acumulou 10 mil milhas” é de arrepiar. Se você ainda não tá acumulando milhas tá perdendo tempo, sabia? Isso porque mesmo que não viaja tem chances de acumular os famosos pontos que podem ser trocados por passagens aéreas. Vou te ensinar passo a passo como acumular milhas e como funciona essa coisa toda que parece complicada, mas não é. Há duas formas simples de acumular milhas: fazendo compras ou voando. Abaixo explico como funcionam cada uma delas, o que são milhas e quais as regras. 

Programas de milhas e alianças de empresa aéreas

Os programas de milhas são programas de vantagem que premiam o cliente com passagens aéreas. A ideia é privilegiar os consumidores fieis e, claro, fazer você sempre voar pela mesma empresa para acumular mais pontos. Primeiro você precisa entender que as empresas áreas de todo o mundo formam alianças. Ou seja, você pode usar suas milhas de uma empresa brasileira numa companhia gringa.

Há três grandes alianças de empresas aérea no mundo: Oneworld, Star alliance e Skyteam. O ideal, se você visa usar milhas para viajar no exterior, é juntar numa empresa que seja filiada a elas. A Latam faz parte do One World. Já a Star Alliance é composta por cias como Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, Avianca, Avianca Brasil, Copa Airlines, Ethiopian Airlines, Lufthansa, TAP e United.

Já a Gol, não está nessas alianças, mas o programa de fidelidade dela é parceiro de empresas como American Airlines, Copa Airlines, TAP, Delta e Air France. Isso significa que se voar para os Estados Unidos de American pode juntar esses pontos na Gol.

Quais são os programas de milhas? Qual o melhor?

Todas as companhias aéreas brasileiras têm programas de milhagem. Segundo algumas pesquisas, o mais vantajoso é o Smiles, da Gol. Eu sou fã do smiles e já resgatei muita passagem por lá, mas também tenho cadastro nos outros para acumular quando voo Latam, Azul e Avianca, por exemplo. O ideal é priorizar uma empresa para acumular mais rápido.

Gol – https://www.smiles.com.br/home

Latam –  https://www.latam.com/pt_br/latam-fidelidade/

Avianca – https://www.pontosamigo.com.br/

Azul – https://tudoazul.voeazul.com.br/

Como junto milhas com o cartão de crédito?

O primeiro passo a fazer é ligar para o seu cartão de crédito e verificar se a cada compra você acumula pontos que podem ser trocados por milhas. Se você não acumular, peça para trocar por um cartão que tenha essa vantagem pelamordedeus! Em geral, os bancos permitem a troca quando você acumula 10 mil pontos deles, geralmente é: a cada 1 dólar gasto, uma milha acumulada. Alguns cartões têm ofertas melhores: a cada um dólar gasto, 1,5 milha acumulada. Tudo vai depender do perfil do cliente, mas o importante é começar a juntar.

Milhas viagem de avião

Como acumulo milhas viajando de avião?

Toda vez que você viajar de avião informe o seu número do programa de milhagem no ato da compra da passagem ou no check-in. Se você voar e esquecer de informar o número, entre em contato com a companhia aérea, informando a data do voo para que eles façam o crédito das milhas.

Como ganhar milhar sem voar?

Além do cartão de crédito, há outras formas de ganhar milhas sem voar. Uma delas são os clubes de milhagem onde você pagar um valor fixo por mês para ganhar milhas. No Clube Smiles, por exemplo, pagando R$ 42 por mês você recebe mil milhas. Outra forma é juntando pontos em programas de fidelidade como Dotz e Km de Vantagens. Na Shell também é possível acumular milhas Smiles ao pagar o combustível com o App Shell Box.Ou seja, basicamente dá para juntar milhas fazendo compras na farmácia, no supermercado ou abastecendo o carro. Além disso, partir do ano que vem, quem usar o Uber também vai acumular Smiles. Atualmente, que usa o 99 Táxi acumula pontos Multiplus a cada corrida.

 






Como trocar milhas por passagem aérea?

Quando você tiver milhas suficientes para trocar por uma passagem, acesse o site do programa para fazer o resgate. Pesquise bem para encontrar as viagens com os menores valores. Um mesmo bilhete pode sair por mais ou menos milhas dependendo do horário e dia da semana, por exemplo.  Lembre-se que na emissão da passagem você só paga a taxa de embarque, cobrada pelo aeroporto.

Quantas milhas preciso para trocar por uma passagem?

Isso depende muito! Mas, basicamente, é possível achar passagens nacionais a partir de 5 mil milhas cada trecho e, para a América do Sul, a partir de 10 mil milhas cada. Em promoções recentes, a Gol tinha voos nacionais a partir de 2.100 milhas, e já vi promoções da Latam com voos para países da Europa por 25 mil cada trecho. Normalmente, voos para os Estados Unidos saem a partir de 25 mil milhas cada trecho, enquanto para a Europa podem custar a partir de 60 mil cada trecho.

O importante é não desanimar! E lembrar sempre de acumular mais para viajar mais!





Booking.com

 

Leia também:

3 comentários sobre “Passo a passo para acumular milhas e viajar de avião

Deixe uma resposta