maneiras de economizar e viajar

18 maneiras de economizar e viajar mais este ano

Um dia eu vou viajar tanto que as pessoas vão falar: ‘Você viaja muito’ e eu vou responder: sim, eu viajo muito! Esse foi o ano que você ouviu essa frase repetidas vezes em redes sociais, e deve ter ficado se perguntando como viajar cada vez mais.

Não sou educadora financeira, mas já aprendi alguns truques para viajar cada vez mais. Não que você precise fazer 10 viagens por ano como eu tenho feito para escrever este blog, mas se você quer fazer uma viagem bem legal, economizar é sempre uma boa pedida. O ano terá 10 feriados que podem ser emendados, e férias bem planejadas também sempre saem mais barato. Veja as dicas:

1 – Sonhar não custa nada

Essa é a minha regra de ouro. Planeje sem prazo porque um dia você consegue. O importante é começar a planejar a viagem, seja com 0 ou 100 reais. Ter objetivos te ajuda a parar de gastar.

2 – Cofrinho, sim!

Uma forma rápida de juntar dinheiro é com cofrinhos. Uso um para colocar todas moedinhas perdidas e, de tempos em tempos, guardo o dinheiro no banco. Ou faço regras doidas do tipo: toda nota de 2 reais que eu tiver vou guardar – e guardo até encher um ponte, por exemplo.

3- Corte os supérfluos

Sabe aquela coca-cola latinha que você toma todo dia na rua e custa R$ 5? Em um mês ela vira R$ 150 e, em dois meses, uma passagem ida e volta para destinos como Salvador, Curitiba e Porto Seguro.

4- Viaje para onde seu bolso te deixar

Você não precisa viajar para a Europa, para os Estados Unidos ou para a Ásia para ser feliz. Lugares bem pertinho podem ser lindos, divertidos e, principalmente econômicos e dar boas fotos. Essa aí é na Região dos Lagos do Rio de Janeiro

5 – Aprenda a poupar (mesmo isso sendo chato)

Juntar dinheiro não é fácil e depende de aprendizado. Há quem consiga juntar 20 a 30% do salário por mês e há quem não consiga. Vá com calma que um dia você chega lá..

6 -Anote gastos

Tenho um caderno e uma planilha no computador onde anoto tudo que tenho que pagar. Nem sempre isso me impede de gastar com uma viagem – confesso – mas sabendo o que você ganha e onde seu dinheiro está sendo gasto é uma excelente forma de aprender a se controlar.

7- Antecedência é vida

Comprar passagens e reservar hotéis com antecedência garante muita economia. Aprenda a usar sites que te ajudam a comprar passagem e use e abuse do Booking para fazer reservas mais baratas e comparar preços.

8 – Use e abuse das milhas

Aprenda a juntar milhas e guarde para aquela viagem especial de avião. (Tem um passo a passo aqui).

9 – Planeje suas próprias viagens

Deixe de preguiça e faça seus próprios roteiros (ou se inspire nos feitos por vários blogueiros).




10 – Negocie sem medo

Vai fazer um passeio? Chore um desconto, ainda que esteja sozinho. Não há problema nenhum em negociar.

11 – Fique de olho em promoções

Além das promoções de passagens aéreas, que todo mundo fica de olho, uma boa é ficar atento também às promoções das redes de hotel e hostel. Ao longo do ano surgem várias promoções que podem ajudar muito ao bolso.

12 – Seja flexível

Quem viaja durante a semana tem mais chances de pagar mais barato em passagens, reservas e passeios. Se você mudar datas pode pagar bemmm mais barato.



13 – Use e abuse do transporte público

Isso vale para a viagem e para seu dia a dia. Eu adoro andar de táxi e uber, mas o metrô tem sido um aliado na hora de economizar. No fim do mês o bolso agradece! E quando viajo ele segue como meu meio de transporte favorito.

14 – Não compre roupas, viaje

Essa dica já virou texto aqui no blog (leia aqui). A ideia é comprar menos para viajar mais. Passei Natal e Réveillon com roupas que comprei ao longo do ano em vez de roupas novas para a ocasião. Não vejo problema nenhum em repetir o um vestido nessas datas e, depois, ter uma graninha a mais para gastar na viagem.

15 – Use alternativas para viajar

Se você quer viajar, mas tem poucos reais, uma saída é usar o Couchsurfing que permite que você se hospede na casa de pessoas comuns (e também seja anfitrião). Outra alternativa são sites como Worldpackers ou Workaway onde você troca hospedagem por trabalho, com opções no Brasil e no exterior.

Minha amiga Stela, do Stela por aí, usou bastante o Worldpackers na Europa (e tem 10 dólares de desconto usando o código dela: Stelaporai#WP) . Já a fofuxa da Gabi, do Viajando com Gabi, ficou hospedada na casa de moradores de Malta enquanto eles viajavam, o chamado house sitting. Tem também uma opção que você fica na casa cuidando dos pets, o chamado pet sitting. Já imaginou? Ter hospedagem de graça cuidando de cachorrinhos?



Booking.com

16 – Troque o hotel pelo hostel

Essa dica é simples, mas bem eficiente. No hostel você pode até ter menos conforto, mas vai economizar uma boa grana. Se você não quiser ficar em quartos compartilhados, pode pegar um só para você, mas, mesmo assim, costuma ser mais barato que o hotel.

17 – Aproveite os passeios gratuitos

Várias cidades pelo mundo oferecem Walking Tours que são passeios gratuitos para conhecer a cidade. Ao fim do passeio você dá uma gorjeta para seu guia. Para quem vai à Europa, uma dica é a Sandemans New europe tours que tem passeios gratuitos em 18 cidades.

18 – Troque o aeroporto pela rodoviária

Finalmente, a última dica é viajar mais de ônibus. As rodoviárias de grandes cidades são confortáveis, e os preços das passagens bastante atrativos. Atualmente, você compra a o bilhete pela internet, e pode viajar à noite e economizar sem estress.

 





Booking.com

 

Leia também:

Um comentário sobre “18 maneiras de economizar e viajar mais este ano

Deixe uma resposta