Dicas de São Francisco, na Califórnia. O que fazer

O que fazer em São Francisco, na Califórnia

São Francisco, na Califórnia, é uma cidade encantadora e vibrante. Esqueça a correria das enormes metrópoles norte-americanas como Los Angeles ou Nova York, e aproveite essa cidade que tem uma clima agradável e pode ser apreciada com calma. Estive duas vezes por lá, e é impossível não se encantar com o clima ameno e a população acolhedora.

Golden Gate como visitar
Golden Gate: um clássico em São Francisco

Se você quiser fazer excursões do tipo bate-volta a partir de São Francisco para lugares como Salsalito, Parque Nacional de Yosemite, Napa Valley e o Vale do Silício, a minha dica é olhar as opções no Get Your Guide, o nosso parceiro para venda de ingressos e tours que tem muitas opções bacanas nessa região.

Não se engane com o clima de São Francisco

São Francisco tem dezenas de lugares que são parada obrigatória, com muitas opções de coisas para fazer durante o dia e com bares e boates bacanas. Além disso, os bondinhos (cable cars), as ladeiras e a beleza da ponte Golden gate e da baía de São Francisco com certeza já fizeram parte do seu imaginário.

Essas lembranças serão ainda mais fortes se você viu filmes como Uma babá quase perfeita (Mr Doubtfire) e O Diário de uma princesa (The princess diaries) ou, ainda, viu o seriado Três é demais (Full house). É o tipo de cidade nunca te vi, mas sempre te amei!

Ah.. e, principalmente, não se engane com o clima. No verão, em pleno mês de agosto, eu precisei usar um casaquinho leve todos os dias. Fui achando que a Califórnia era só oba oba de verão, mas o clima lá é bem ameno e venta bastante. Além disso, na viagem que fiz no mês de maio eu usava um casaco mais pesadinho e, algumas vezes, cachecol por causa do vento.

Outra dica é, se possível, alugar um carro para conhecer outras cidades da Califórnia. Contudo, para andar por São Francisco você não precisará do carro. Pegamos o carro no último dia viagem e, de lá, seguimos para Los Angeles, passando por cidades como Monterey, Carmel, San Diego e Santa Barbara.


 

O que fazer em São Francisco?

Marquei no mapa acima todos os pontos de interesse turístico da cidade. Mas sou adepta do andar por aí para descobrir minha própria cidade. Então, além de fazer os passeios, tire um tempo para apreciar essa cidadezinha linda. Lembro de passar horas agradáveis rindo nos parques da cidade, andar pra cima e pra baixo de cable car e, ainda, tomar café e cerveja em lugares bacanas.


Seguros Promo

Ponte Golden Gate

O que fazer em São Francisco: golden gate
Fotos da câmera Instax sendo reveladas na Golden Gate

A Golden Gate é lindíssima, e uma das três maiores pontes suspensas do mundo. Para tirar uma foto como a minha (acima) você pode ir até o mirante no fim dela. Uma das maneiras de fazer isso é de carro ou, ainda, com os ônibus de city tour no estilo hop-on hop off que saem de Union Square.

Fiz um passeio de barco no pôr do sol que foi uma coisa fantástica. A gente passou por debaixo da ponte, bem como observou Alcatraz lá no fundo, e ficou navegando na baía de São Francisco. Aliás, foi durante o passeio de barco que tirei a foto que abre esse post, e também a foto abaixo.

Golden gate

 

Quem tiver disposição pode percorrer os 2,7 km da ponte a pé, mas lembrando que tem muito vento. Outra opção legal é fazer um passeio de segway (diciclo). São cerca de 2 horas minutos passeando pelo Golden Gate Park.

 

Golden Gate
A Golden Gate num dia nublado onde quase não dava pra ver a ponte

Fisherman’s Wharf

O que fazer em São Francisco: Fishermans Wharf
Fisherman’s Wharf, em São Francisco

A área da baía de São Francisco é muito animada. Há muitas opções de restaurantes com frutos do mar, lojinhas e museus como o Wax Museum (museu de cerca) e Ripley Believe it or not (aquele museu de curiosidades). Além disso, é de lá que que saem os barcos para passeios pela baía.

Pier 39

O que fazer em São Francisco: Pier 39

 

Ainda da área do Fisherman’s Wharf, o Pier 39 é uma espécie de shopping a céu aberto com lojas e restaurantes. Há opções populares como Bubba Gump e Hard Rock Cafe. É lá também que ficam dezenas de leões marinhos que ficam bem pertinho do público. De lá você consegue ver a Ilha de Alcatraz na baía.

O que fazer em são francisco: pier 39
Os leões marinhos do Pier 39



Booking.com

 

Ghirardelli Square

São Francisco é uma área onde haviam muitas fábricas. Uma delas é dos chocolates Ghirardelli que são de-li-ci-o-sos!! Na praça há várias lojas e a fábrica tem máquinas antigas da produção de chocolate. Aproveite a visita para comprar chocolates, tomar sorvete e curtir o visual.

O que fazer em São Francisco
A antiga fábrica dos chocolates Ghirardelli é outra parada obrigatória

Palace of fine arts 

 

O lugar é um parque lindo com monumentos criados para a exposição universal Panamá-Pacífico, de 1915. O conjunto arquitetônico é bem fácil de visitar, e não demora muito tempo. Por lá há também o Exploratorium, que é um museu científico. Nunca fui ao museu, mas olhei no site e vi que é bem interativo.

 

Palace of fine arts São Francisco

 

Ilha de Alcatraz

Alcatraz
A visita a Ilha onde fica Alcatraz é feita de barco, durante o dia ou a noite

Esse é um dos pontos altos da visita a São Francisco, e vale dizer que é uma visita única porque não é todo dia que conseguimos ir a um antigo presídio de segurança máxima. Por lá, de 1934 a 1963, funcionou a famosa prisão federal que abrigou os maiores criminosos norte-americanos como Al Capone. Você chega lá de barcos que saem do Pier 33.

 

O que fazer em São Francisco: Alcatraz
A ilha de Alcatraz é um dos imperdíveis de São Fransico

A visita tem um audio guia que vai contando a história do local. Em resumo, tour dura 45 minutos e tem também vídeos explicativos. De lá você tem, ainda. uma vista bem bacana da cidade. A minha dica é comprar os ingressos com antecedência porque eles costumam esgotar.

A sensação de estar no pavilhão das celas é bem estranha, ainda mais numa ilha, e é um experiência bem interessante pensar em como prisioneiros ficavam ali. Há opção de visita diurna e noturna. Fiz o tour diurno e, claro, agora faria o noturno que deve ser bem mais “sinistro”.

Union Square

Union Square,em São Francisco
Union Square,em São Francisco

Essa área central da cidade é uma das minhas favoritas para compras. Por lá há lojas como Saks Fifth Avenue e Macy’s. Nesta última há uma Cheescake Factory com vista que vale a visita para um almoço com uma vista da praça.

Cable Car, os famosos bondinhos

Uma das maneiras mais legais de conhecer a cidade de São Francisco é andar de bonde para cima e para baixo. Você pode comprar as passagens com desconto pelo aplicativo oficial (veja aqui). Eu sempre pegava o bonde F em Market Street e, com ele, seguia até o Pier 39 . Para saber mais sobre a história desses bondinhos e dica é visitar, ainda, o Cable Car Museum, localizado na Market Street.

 

O que fazer em São Francisco
Os bondinhos são um clássico de São Francisco

Alamo Square

Quem já viu os seriados Full House e/ou Fuller House não pode deixar de visitar a praça. Porque é lá que ficam as famosas casas Painted Ladies, e uma delas é a da família. Além disso, o visual é lindo, e é um lugar legal para fazer um piquenique.

 

O que fazer em São Fransciso: Alamo Square

Lombard Street

A rua mais sinuosa do mundo merece uma visita porque é uma graça. Infelizmente, das duas vezes eu só passei por ela e não andei a pé por lá. Então,se tiverem a oportunidade passeiem pela rua.

O que fazer em São Francisco: Lombard Street

 

 

Onde se hospedar em São Francisco?

Uma área bacana para se hospedar em São Francisco é perto de Union Square, a área central da cidade porque assim você consegue andar para alguns lugares e pegar um cable car para outros. Da primeira vez que visitei São Francisco, eu estava em um Contiki (saiba mais sobre esse tipo de viagem aqui) e a gente se hospedou no Withcomb Hotel. A localização era boa, mas, contudo, esse era um bem hotel antigo.

Já da segunda vez eu me hospedei no Usa Hostels San Francisco. O hostel era simples, e eu e minhas amigas ficamos num quarto para quarto pessoas e banheiro. Mas duas coisas valeram super a pena: o café da manhã e a localização perfeita. Todos os dias a gente ia a pé até a Union Square e começava o dia por lá. Éramos quatro amigas nessa viagem, e não tivemos problemas com o hostel, e ainda fizemos um pub crawl bem divertido com a galera que também estava hospedada lá.

Quantos dias ficar?

O ideal é ficar, pelo menos, quatro dias na cidade porque, com esse tempo, dá para fazer todos os passeios que citei neste post com calma. Divida bem seus dias, opte pelo transporte público e, claro, faça sua programação levando em conta que você não precisa ter pressa para nada porque São Francisco não vai sair de lá.

Roteiro para quatro dias em São Francisco

  1. Union Square + Fishermans Wharf + Ghirardelli Square
  2.  Golden Gate Bridge (podendo ir de bicicleta ou hoverboard) + Palace of fine Arts + City Tour (City Hall, Alamo Square e Lombard Street).
  3.  Passeio a Ilha de Alcatraz + Pier 39 para o jantar
  4. Dar uma escapada até Napa Valley (região de vinícolas) ou ver um jogo de beisebal em Oakland

 





Booking.com

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *