Viajar obrigacao

Por que viajar virou obrigação social? (E sinônimo de felicidade)

Se você vai casar, logo te perguntam onde será a lua-de-mel. Já se está grávida, a questão agora é saber onde vai fazer o enxoval. Se terminou um relacionamento, perdeu um parente ou está sem rumo, o conselho também é quase sempre viajar para espairecer. E, evidentemente, quando você sai de férias no trabalho os colegas querem saber o que você vai fazer. Mas quando … Continuar lendo Por que viajar virou obrigação social? (E sinônimo de felicidade)

Wanderlust casa

Meu Wanderlust agora é ficar em casa

Faz quase 6 anos que eu decidi fazer uma tatuagem de Wanderlust na pele. Quando a palavra estava começando a virar modo pelo mundo, me apaixonei por ela e entendi que era aquilo que significava tudo que eu sentia. (O desenho, inclusive, inspirou a marca Dianaviaja que surgiria dois anos depois). Uma vontade de explorar o mundo, sair de casa livremente e descobrir pessoas, lugares … Continuar lendo Meu Wanderlust agora é ficar em casa

Dez coisas de viagem para fazer em casa em tempos de coronavírus

Enquanto a pandemia de coronavírus avança, os países vão passando por situações novas em relação as recomendações para a evitar a propagação do vírus. Dessa maneira, ficar em casa e evitar aglomerações tem sido uma das medidas mais eficientes.

Por isso, para quem tá chateado por ter cancelado viagem (como eu também fiz), tenho algumas dicas de coisas que você pode fazer de casa. Sabiam que há uma pesquisa que indica que planejar uma viagem da tanto prazer quanto viajar? Então veja 10 coisas de viagem para fazer em casa em tempos de coronavírus: Continuar lendo “Dez coisas de viagem para fazer em casa em tempos de coronavírus”

viagem coronavirus

Por que eu não vou viajar em época de coronavírus? Te explico

Você planeja a viagem, faz um roteiro, compromissos e sonhos. E como um furacão chega uma epidemia de coronavírus e diz: Viajar não é mais seguro. O que fazer? Cancelar os planos tem aspectos econômicos, mas principalmente emocionais. O abraço que você não vai dar ou o beijo que você não vai receber. O sonho que você não vai realizar, o monumento que você não vai visitar porque estará fechado. Continuar lendo “Por que eu não vou viajar em época de coronavírus? Te explico”

feminismo e viagem

Agradeça ao feminismo por viajar sozinha

No domingo quando você for até a urna votar, pense bem. Pense em Olympe de Gouges que foi guilhotinada por querer que mulheres tivessem direitos semelhantes aos homens. E pense também em todas que vieram depois dela e lutaram para que mulheres como eu e você pudessem fazer coisas que hoje parecem simples: ler, escrever, tomar pílula anticoncepcional, trabalhar, dirigir, pilotar, escolher o marido, escolher … Continuar lendo Agradeça ao feminismo por viajar sozinha

Viaje para se deslumbrar e se apaixonar

Depois de algumas viagens a coisa toda pode parecer automática: passaporte, check-in, segurança, portões de embarque e voos. Longe de parecer a viajante esnobe que está “reclamando de barriga cheia”, reconheço que a coisa toda vai esfriando quando as cidades ficam mais familiares e as viagens mais constantes. É como quem mora no Rio e até esquece de espiar o Cristo Redentor da janela, ou quem passa apressado pela Avenida Paulista e nem repara a grandeza do Masp.

O ônibus que você já pegou, o aeroporto que já conheceu ou aquele restaurante que você tem certeza que é bom. Tudo é como um relacionamento amoroso onde você está confortavelmente instalado há anos. Te faz feliz? Faz! Pode ser melhor?  Pode!

Porque, vamos lá, uma das maiores graças de viajar é se deslumbrar, se encantar e se apaixonar. E, como no amor, o objetivo é fazer os olhos brilharem com a paisagem, a alma se surpreender com novos caminhos e o sentidos se aguçarem com cheiros e sabores diferentes. Continuar lendo “Viaje para se deslumbrar e se apaixonar”

Viagem perfeitas redes sociais

No Facebook, todas as viagens são perfeitas

A foto linda, o lugar incrível e a companhia maravilhosa. O céu azul, o mar verdinho, os arranha-céus enfileirados numa metrópole qualquer. Quem teria coragem de macular tudo isso? Quem diria que atrás da foto perfeitamente enquadrada tem alguém chateado com o mundo porque um voo atrasou ou o hotel não é aquilo tudo que você viu na internet? A verdade é que quase nunca nossas viagens são um paraíso, mas nas redes sociais todo mundo quer perfeição. Continuar lendo “No Facebook, todas as viagens são perfeitas”

Aprendi na viagem: Não é errado, é apenas diferente

Uma das principais lições que aprendi enquanto viajava por aí foi a entender a  cultura dos outros e a parar de ser preconceituosa com quem não tem os mesmos hábitos que eu.

Quando a gente viaja, leva nosso olhar de estrangeiro e, logo, começa a comparar. Mas pare antes que você comece a usar adjetivos do tipo “melhor” ou “pior”. Cada lugar que você visita tem um jeito diferente que foi moldado pela história e pela cultura. Entenda isso, supere as diferenças e seja feliz. Continuar lendo “Aprendi na viagem: Não é errado, é apenas diferente”