Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame de Paris: reabertura está prevista para 2024

A Catedral de Notre Dame é um dos monumentos mais emblemáticos da Europa. Localizada no coração de Île de la Cité, em Paris, a catedral é um símbolo da história e da cultura francesa. Alvo de um incêndio em 2019, a Catedral tem reabertura prevista para 2024.

Por enquanto, é possível visitar apenas a parte de fora do monumento. E já adianto que vale a pena. Em torno da Catedral há fotos que contam o que aconteceu em 2019, como foi o resgate da obras de arte e o andamento das obras.

Catedral Notre Dame
A Catedral de Notre Dame de Paris é fica no coração de Paris, e é um dos meus lugares favoritos

Como chegar na catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame é acessível por diversos meios de transporte. Isso porque o acesso pode ser feito por meio de várias linhas de metrô, ônibus e RER (trem). 

De metrô

A maneira mais fácil de chegar à Catedral de Notre Dame é de metrô. A estação mais próxima é a Saint-Michel Notre-Dame, na linha 4. A estação fica a menos de 5 minutos a pé da catedral.

De ônibus

A Catedral de Notre Dame também é acessível por ônibus. As linhas que passam pela catedral são as linhas 21, 38, 47, 67, 85 e 96.

De barco

Já se você fizer um passeio de barco pelo rio Sena, pode ver a Catedral de Notre Dame do barco ou, se pegar o Batobus pode desembarcar no pier pertinho da Catedral.

História da Catedral de Notre Dame 

A construção da catedral começou em 1163 e levou mais de 100 anos para ser concluída.

A Catedral de Notre Dame é um marco da arquitetura gótica, um estilo que floresceu na Europa durante a Idade Média. Além disso, o edifício era um exemplo notável da habilidade e da criatividade dos artistas e artesãos da época.

Catedral Notre Dame
A Catedral Notre Dame de Paris antes do incêndio: monumento passava por um obra da restauração Foto: Diana Figueiredo

A catedral foi construída para ser um símbolo da fé cristã e do poder da Igreja Católica. No entanto, ela também desempenhou um papel importante na história de Paris.

Além disso, a catedral foi palco de importantes eventos históricos, como a coroação de Napoleão Bonaparte em 1804. Ela também foi um local de encontro para artistas, intelectuais e políticos.

Antes do incêndio, a Notre Dame era um dos edifícios mais visitados de Paris com mais de 12 milhões de visitantes por ano. Em 15 de abril de 2019, um incêndio de grandes proporções destruiu o telhado e a torre central da catedral. Mas, por sorte, ninguém se feriu e a estrutura do monumento ainda foi preservado.

Em 2019, eu tinha acabado de me mudar para Paris, e ia todos os domingos à missa na Notre Dame. Então foi um momento bem triste e emocionante. Naquela ocasião, eu dei uma entrevista à CBN sobre o sentimento da população local. Você pode ouvir a entrevista no site da rádio

A recuperação da catedral

A restauração da Catedral de Notre Dame é um projeto ambicioso e complexo. O objetivo é reconstruir o telhado e a torre central, bem como restaurar os danos causados pelo incêndio. A previsão é que a Catedral de Notre Dame reabra em 8 de dezembro de 2023.

Além de um trabalho técnico que envolve artesãos especializados, é também uma oportunidade única preservar um importante monumento histórico. Atualmente, o projeto é um símbolo de esperança e resiliência para o povo francês e para o mundo inteiro.

Deixe uma resposta