Roteiro por Paris

Paris: roteiro completo para 5 dias na cidade

Paris é uma cidade para ser descoberta e vivida. Mas é também uma cidade de hospedagem cara e, por isso, muitas vezes o roteiro precisa ser enxuto. Acredito que cinco dias são suficientes para conhecer as principais atrações como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes. Contudo, se você quiser fazer bate-volta a outras cidades, ou conhecer a Disneyland precisará de mais dias na cidade ou fazer adaptações nesse roteiro.

Minha dica é que você não faça da sua viagem uma gincana. Ou seja, conheça os lugares com calma para aproveitá-los. É claro que você pode correr para visitar tudo, mas Paris é uma cidade de detalhes, e onde o verbo flanar faz todo o sentido. 

Organizando a viagem

Sugiro, ainda, que você leia as dicas sobre como andar de metrô, como sair do aeroporto,como arrumar a mala para uma viagem de inverno, como escolher um seguro viagem e, ainda, dicas de hotel perto da Torre Eiffel, e quanto custa viajar para Paris.

Nesse roteiro você visitará todas as principais atrações parisienses, mas, claro, pode organizar a ordem dos dias de acordo com seus horários e gostos. Em cada mapa você pode clicar no menu à esquerda e ver o caminho e as atrações listadas, enquanto ao clicar no menu à direita você abre o mapa no Google Maps onde pode imprimir ou salvar como pdf.

Aproveite!

 

1 – Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Champs Élysées

Os check-in nos hotéis costuma ser na parte da tarde. Então, se sua chegada for no período da manhã a minha dica é que você deixe as malas no hotel e já aproveite para entrar no clima da cidade começando nosso roteiro por Paris. Pegue o metrô até a estação Trocadero (Linhas 6 e 9), e aproveite para espiar a Torre Eiffel do alto. Depois, desça e visite o monumento. As filas para visitar a torre costumam ser grandes porque há um processo de segurança como num aeroporto. Além disso, as entradas para o topo esgotam rápido. Por isso, compre o ingresso com antecedência.

Depois siga para a Avenida Champs-Élysées para almoçar e ver o Arco do Triunfo. Você pode ir a pé (cerca de 30 min) ou de metrô até a estação Franklin D. Roosevelt (linha 9). Na Avenida Champs-Élysées você encontra as principais marcas francesas, muitos restaurantes tradicionais e cafés. Há lojas de luxo como Louis Vuitton, Guerlain, Tiffany e Cartier, mas também marcas acessíveis como GAP, Zara, Sephora, Fnac, H&M e Disney.

 2 – Museus e centro de Paris

Paris têm muitos museus, mas nesse segundo dia eu sugiro que você escolha os que mais te impressionarão. Fiz o roteiro passando por vários museus para que você escolha. Mas, claro, o Louvre é incomparável. Uma dica para economizar com os ingressos de museus é comprar o Paris Museum Pass. Ele custa a partir de 53 euros para 2 dias, e você pode ir ao Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Museu D’Orsay, entre outras 60 atrações só com esse ingresso. No mais, outra vantagem é fugir de filas.

Nosso roteiro começa pela Place de la Concorde, uma das maiores praças da França. De lá siga para o Jardin des Tuileries, e confira as Nymphéas de Monet no Musée de l’Orangerie. Então, siga pelas margens do Rio Sena até o Museu D’Orsay e, de lá, vá ao Museu do Louvre. A dica é comprar os ingressos antecipados para evitar as enormes filas. Pelo Get Your Guide você consegue comprar ingresso com horário marcado.


Seguros Promo

Depois de visitar o Louvre, siga para o Jardin du Palais Royal, seguindo para o e vá até Les Halles. Les Halles era um antigo mercado, mas hoje é uma região muito animada. Almoce num dos restaurantes da região, e à tarde você pode visitar a Igreja de Santo Eustáquio (Église St-Eustache) e o Centre Pompidou que abriga exposições de arte moderna e fotografia.

À noite você pode fazer um passeio de barco pelo Rio Sena, ou jantar num dos restaurantes perto do rio.

\


Seguros Promo

3 – Ilê de la citê e Grands Boulevards

Depois de um segundo dia bem puxado, meu roteiro para o terceiro dia é mais leve. A minha dica é começar o dia passando pelo Hotel de Ville, a prefeitura da cidade e que foi palco da Revolução Francesa e da Comuna de Paris, e depois seguindo até a Catedral de Notre-Dame. Tome um café na livraria Shakespeare & Company ou coma um crepe num dos bares dos arredores da catedral. Apesar do incêndio em abril de 2019, o local merece uma visita. A reabertura está prevista para 2024, ano que Paris receberá as Olimpíadas.

De lá siga para Saint-Chapelle, uma igreja lindíssima com os vitrais mais lindos que já vi. Ela foi criada para abrigar uma relíquia para os católicos, a coroa de espinhos de Jesus Cristo, adquirida por Saint Louis que reinava a França. Mas, nos últimos anos coroa de espinhos, ficava na Notre-Dame e, felizmente, foi salva do incêndio.  Outro lugar que pode ser visitado é a Conciergeire, a antiga prisão durante a Revolução Francesa. Maria Antonieta ficou presa lá antes de ser guilhotinada. Visitando as duas atrações juntas é possível ter um desconto no ingresso.

Então,  siga para a Place Daupline e observe a Torre Eiffel da Pont Neuf. Pegue o metrô (linha 7) até a estacão Opéra para continuar seu dia.

Ópera e Galeries Lafayette

A Ópera Garnier é um dos monumentos mais bonitos da cidade, é um palácio todo decorado em ouro. Por esse motivo, é impossível não se impressionar. O ingresso para a visita custa 12 euros, e sempre há exposições bacanas. Mas, se você tiver pouco tempo na cidade pode visitar apenas o exterior.

De lá siga para a Boulevard Haussman e visite a Galeries Lafayette. Essa loja de departamento enorme vende de tudo, e no terraço você tem uma vista super charmosa da Torre Eiffel e da Opéra. Além disso, a cúpula de vidro é outro charme.  A próxima parada é uma visita a Igreja da Madeleine.

4 – Palácio de Versalhes

O Château de Versalhes é um dos palácios mais bonitos da França, e um dos mais famosos de todo o mundo. Por isso, não poderia ficar de fora do roteiro de Paris. Contudo, ele fica fora da cidade de Paris, no subúrbio de Versalhes localizado a cerca de 1h do centro de Paris, e você pode dedicar um dia inteiro para descobri-lo. A melhor maneira de chegar é ir de trem em direção a Versailles Château – Rive Gauche. De lá você anda uns 15 minutos até o palácio.

Além disso, Versalhes tem sempre muita fila, e é imprescindível comprar os ingressos com antecedência e chegar cedo. Atualmente, os ingressos custam a partir de 18 euros, dependendo do que você verá (jardins, aposentos reais etc). Para facilitar a visita você pode comprar o ingresso antecipadamente ou um agendar um tour.

Visite os apartamentos de estado, o quarto do rei, o quarto da rainha e o salão dos espelhos. Os jardins são lindos, e também merecem tempo para ser explorados. O Château funciona de 9h às 18h30; o Trianon de 12h a 18h30 e os jardins de 8h às 20h30.

5  – Montmartre

Esse é um dos meus roteiros favoritos por Paris. Montmartre é o bairro dos artistas e símbolo da vida boêmia. Tem casas de strip-tease, cabarés, mas também muitos restaurantes bacanas e a esplêndida Basílica de Sacré-Coeur (Basílica do Sagrado Coração em português). A dica é começar pela basílica, e depois caminhar pelo bairro. Quem quiser ter uma experiência gastronômica com queijos, vinhos, chocolates e doces pelas ruas de Montmartre, pode fazer um tour de 3h pelo bairro.

Minha sugestão é que você pegue o metrô até a estação Anvers (linha 2), e depois o funicular até o alto da basílica (funciona com o tíquete do metrô) ou, então, suba as escadas. (Dica de compra: Em frente ao metrô fica a Pharmacie Monge, que é um lugar com bons preços para quem vai comprar dermocosméticos). Depois de visitar a igreja siga para Place du Tertre onde muitos artistas ficam pintando.

Além disso, se tiver tempo visite o Musée de Montmartre , antiga casa e estúdio de Pierre-Auguste Renoir e Suzanne Valadon, e o L’Espace Salvador Dalí, um museu dedicado principalmente à escultura e aos desenhos de Salvador Dalí. Em seguida, visite um lugar muito fofo. O muro dos eu te amo (Le mur des je t’aime) que fica na Place des Abbesses, do ladinho da estação do metrô Abbesses. Por lá, nos 612 azulejos há “eu te amo” escrito em mais de 300 línguas.

Depois, se você viu o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” faça uma parada no Cafe des 2 Moulins que é o local onde o filme foi gravado. Então, siga para visitar o Moulin Rouge, o mais famoso cabaré da França, aberto em 1889.

Moulin Rouge

Se você quiser mais do que a tradicional foto na porta com o moinho vermelho ao fundo, pode ver o show que tem mais de 80 artistas se apresentando. Vi esse show apenas uma vez porque acho caro, mas vale para quem tem curiosidade. É uma espécie de show de can can com show de variedade. Mas, infelizmente, não é possível tirar fotos lá dentro. Atualmente, custa 87 euros o show com champanhe, mas há também opções com jantar que custa mais caro.

 


Mais dicas de viagem

8 comentários sobre “Paris: roteiro completo para 5 dias na cidade

  1. Oi Diana! Adorei as dicas!! Mandei um email pra vc pedindo um roteiro personalizado parecido com esse do post. Fico aguardando ta? obrigada!!

Deixe uma resposta