O que levar na mala de viagem para o inverno na Europa

Como fazer a mala de viagem no inverno para não sofrer com o frio

Poucos lugares no Brasil têm inverno rigoroso, então é provável que você ainda não tenha as roupas necessárias para viajar para lugares frios – como eu não tinha até começar a viajar. Por isso, reuni neste post as dicas e truques que aprendi de viagens para países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça, além da minha experiência morando em Paris, na França.

Mala viagem inverno
Viajar no inverno é um delícia se você usar as roupas certas

Lembrando que no Hemisfério Norte o inverno tem início geralmente em 21 de dezembro, e segue até 20 de março. Já no Hemisfério Sul ele começa geralmente em 21 junho e vai até 21 de setembro. Nesse período os dias são bem mais curtos, e as temperaturas ficam bem baixas, tendo dias de chuva, neve, ventos. Mas viajar no inverno é uma delícia, e não há nada que um chocolate quente ou um fondue não curem.

Leitores do blog têm 5% de desconto em qualquer Seguro Viagem!

Camadas não esquentam, roupas sim!

Na minha primeira viagem à Europa, num mês de março (fim do inverno e início da primavera no hemisfério norte), peguei frio em alguns lugares como Holanda, República Tcheca, Suíça e Inglaterra. Como não tinha nenhum casaco quente (eu morava no Rio), comprei um casaco bom na Renner.  Além disso, outra rede onde encontrei luvas, meias de lã e cachecol interessantes foi na C&AAtualmente, também é possível encontrar muita coisa legal da Decathlon.




Mas eu cometia um erro muito comum, queria usar minhas roupas de verão para me aquecer por baixo do casaco, complementando apenas com os acessórios (cachecol, luva e gorro). Isso porque eu achava que o que me mantinha aquecida eram as camadas de roupas, mas aprendi que não são cinco blusas que vão me aquecer, mas duas de tecidos corretos.

Viagem inverno camadas

Além disso, usar várias camadas de tecidos “errados” só te cansará ao se arrumar para sair, e não vai te aquecer como deve. E, de quebra, te deixará com aquele visual de “peguei tudo que tinha no guarda-roupa e vim pra rua” (Tipo o Joey num episódio  de Friends). No mais, você vai reparar que na Europa têm uma relação diferente com roupas, e todo mundo usa cores como preto, azul marinho, marrom e cinza nas ruas. Quando saio com meus acessórios rosa me sinto a Barbie, enquanto todo mundo tá monocromático. Invista num casaco preto porque ele será perfeito para combinar com todos os  acessórios, e não te “cansará”.

 

Roupas térmicas e tecidos quentes

Para aquecer a perna, eu usava meia-calça embaixo da calça jeans, por exemplo, em vez de meias apropriadas para o frio. A dica mais valiosa que aprendi foi a usar uma roupa térmica, e costumo comprar as minhas na Uniqlo, uma loja japonesa que tem uma tecnologia incrível. Você olha e acha que a roupa não vai aquecer, mas ela aquece de verdade, juro!

Procure pelos tecidos heattech e heattech extra warm. São blusas, calças leggins e meias que custam cerca de 15 dólares (ou euros), e valem o investimento. Gosto também do casaco Ultra light que você enrola, e ele cabe dentro de uma bolsinha. Tudo que comprei na Uniqlo nos EUA e na Europa ainda dura, e tem me acompanhado no inverno aqui em Paris também.

Outro país onde fiz boas compras de inverno foi o Chile, e lá as lojas boas são a Falabella, a Ripley e a Paris. Tenho um casaco da Falabella que uso desde 2009, e continua sendo um xodó que super protege da neve.

Cashmere e lã são tecidos aliados

Para as blusas, tecidos como cashmere  e lã são os maiores salvadores do frio. Nos dias de neve e temperaturas negativas, uso as de gola alta para proteger mais o pescoço. Usando, claro, o casaco por cima e o cachecol. Tenho também suéter e cardigans de algodão que uso nos dias menos frios, além de um casaco com capuz para os dias de neve e vento pesado.

Para as pernas, eu uso as minhas calças jeans normais, mas nos dias mais frios priorizo as que têm o jeans mais grosso. Gosto de marcas como GAP e Levis, que nos Estados Unidos costumam ser bem mais baratas que no Brasil.

Mala viagem inverno botas
Eu e minha bota brasileira – companheira no inverno de Paris

Botas ou tênis?

No quesito calçados, a minha dica é não deixar para comprar botas no destino. O ideal é comprar no Brasil e, se possível, usá-las um pouco antes da viagem para amaciar, evitando machucados nos pés. Os sapatos brasileiros estão entre os melhores do mundo.  Na Europa, por exemplo, são bem mais caros e de qualidade inferior (mais duros e menos criativos).

Uma bota em Paris no inverno custa, em média, 80 euros, e talvez não seja tão bacana quanto as do Brasil. Para viagens nos meses mais pesados de inverno, a dica é investir em calcados das marcas UGG e Timberland que sejam acolchoados e à prova d’água.

Em Paris, você pode achar calçados com preços bons em lojas como Decathlon, André, Minelli e Eram. Lojas como Foot Looker e Courir oferecem boas opções para tênis do estilo Adidas e Puma.

Gosto de usar tênis nos dias mais “quentes” do inverno. Ou seja, quando está acima de 9 graus. Nos outro dias eu opto por botas para me manter bem aquecida, e na neve é preciso ter cuidado com o tecido e o solado. Solado de borracha e mais grossos são os ideais.



Booking.com

Roupa de dormir e acessórios

Não se preocupe em levar um pijama muito quente porque você, com certeza, dormirá num local com aquecimento. Então, não precisa ocupar espaço na mala com pijamas de lã pesados etc. Uma camiseta e um short darão conta do recado. Ou, se você quiser investir num pijama pode optar por lojas como Primark e H&M onde há sempre opções baratas.

Os acessórios farão toda a diferença no look e ajudarão a manter as extremidades bem protegidas do frio. Nesse caso, a dica é comprar no destino. Países que têm inverno “de verdade” oferecem muito mais opções que o Brasil. Então, compre o mínimo no Brasil e, no destino, invista em outros acessórios. Falo isso porque muitos viajantes sempre reclamam do fato de ficarem com a mesma aparência em todas as fotos das férias de inverno.

Mas, deixa eu te contar, aqui na Europa ninguém liga pra isso. Todo mundo usa o mesmo casaco o inverno inteiro. É que as roupas são caras e ocupam muito espaço em casa. Então, não se preocupe em ficar “desfilando looks”. E no mais, a minha dica é sempre comprar menos roupas e viajar mais com o seu precioso dinheirinho!

O que levar na mala de inverno

– Gorro

– Cachecol

– Luva

– Blusas de gola alta de tecidos como cashmere e lã

– Um casaco, preferencialmente impermeável e de cor neutra

– Roupas térmicas (meia calça e blusas)

– Meias de lã e meias normais para os dias mais quentes

– Bota

– Roupa de dormir

– Tênis para os dias mais quentes

Itens que podem ser úteis em viagem de inverno

– Protetor labial

– Hidratante

– Filtro solar

– Lenços de papel

– Álcool gel

Conheça as melhore opções de malas para viajar

Mais dicas de viagem

Como comprar dólar para viajar em 2019?

Como funciona o chip internacional da EasySim4U nos EUA e na Europa

Dicas de viagem para a Europa

Como usar o aplicativo do Uber fora do Brasil

3 comentários sobre “O que levar na mala de viagem para o inverno na Europa

Deixe uma resposta