Panteão de Paris

Como visitar o Panteão de Paris: Ingresso, horários e mais

O Panteão (Panthéon) de Paris é um monumento lindíssimo que fica no 5 arrondissement de Paris. Inspirado no Panteão de Roma, na Itália, vale visitá-lo nem que seja apenas pelo lado de fora. Os ingressos custam 11,50€, e a visita está incluída no Paris Museum Pass.

 

O que é o Panteão de Paris?

Basicamente, é um mausoléu. Isso porque dentro do Panteão você encontra enterrados grandes personalidades francesas e, ainda, o pêndulo de Foucault.

Ele foi o primeiro grande monumento de Paris, uma encomenda de Luís XV para homenagear Santa Geneviève, a padroeira de Paris. Depois da Revolução Francesa,  o edifício virou o tempo dos grandes homens.

Recebeu diversas funções religiosas ou não, mas foi depois da morte do escritor Victor Hugo que virou um local para acolher grandes personalidades.

 

· Dica de economia ·

Compre seus ingressos com antecedência porque Paris  é um destino europeus muito procurados, especialmente no verão. A Tiqets tem um site em português que permite que você compre ingressos para tours, passeios de barco, transfers e, ainda, passes de museu com tranquilidade.  

Panteao de Paris
O Panteão de Paris e sua arquitetura neoclássica

Pêndulo de Foucault no Panteão

Uma das coisas mais legais pra mim é ver o pêndulo de Foucault. Instalado em 1851, desmontado e reinstalado em 1995, ele prova a rotação da Terra.

Pendulo Foucault

 

Personalidades enterradas no Panteão de Paris

Dessa maneira, grandes personalidades da história mundial encontram-se enterradas no Panteão. Em suma, desde a Revolução Francesa, ser enterrado no Panteão é uma grande homenagem.
  • Alexandre Dumas, escritor de obras como “Os Três Mosqueteiros” e “O Conde de Monte Cristo”,
  • Victor Hugo, escritor autor autor de “Les Misérables” e de “Notre-Dame de Paris”
  • Jacques-Germain Soufflot, arquiteto que fez o Panteão
  • Voltaire, político e filósofo iluminista
  • Jean Rousseau, político e filósofo iluminista
  • Émile Zola, escritor
  • Marie Curie, física e química
  • Pierre Curie, físico
  • Joséphine Baker
  • Entre outros
Panteao Paris
Voltaire é uma das personalidades enterradas no Panteão
Há também uma homenagem ao escritor Antoine de Saint-Exupéry que desapareceu em um acidente de avião em 1944. O corpo do autor do “Pequeno Príncipe” nunca foi encontrado. Vale lembrar que heróis de guerra estão em Invalides, e é lá que encontra-se o grandioso túmulo de Napoleão Bonaparte.

Joséphine Baker no Panteão de Paris

A última grande personalidade  a entrar no Panteão de Paris foi Joséphine Baker. A atriz franco-americana foi musa dos cubistas, membro da Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial, lutou pelos direitos civis nos Estados Unidos, e, na França ao lado da Liga Internacional Contra o Anti-Semitismo (LICA).

Negra, ela mudou para a França em 1925 para fugir da segregação e do racismo. A sua entrada no Panteão de Paris é um grande marco para a história francesa porque é a primeira mulher negra e a sexta mulher entre as personalidades no local.

Josephine Baker Pantheon
Josephine Baker é a primeira mulher negra a entrar no Panteão

Quanto custa visitar o Panteão em Paris?

O ingresso para o Panteão custa 11,50€. Além disso, a visita está incluída no Paris Museum Pass.

  • A entrada é gratuita no primeiro domingo do mês, de 1º de novembro a 31 de março.
  • Também é gratuito para menores de 26 anos com cidadania europeia e para menores de 18 anos (todas as nacionalidades) .

 

Horário de funcionamento do Panteão

  • De 1º de outubro a 31 de março: diariamente, das 10h às 18h
  • De 1º de abril a 30 de junho: diariamente, das 10h às 18h30

 

Como chegar ao Panteão?

O Panteão de Paris fica na Place du Panthéon, 75005, Paris.

Metrô: Estação Cardinal Lemoine, linha 10.
RER B: Estacão Luxembourg
Ônibus das linhas 21, 27, 38, 82, 84, 85 e 89.

Ele fica pertinho do Jardim de Luxemburgo e da Igreja de Saint-Étienne-du-Mont que aparece no filme Meia Noite em Paris. Além disso, está a poucos passos das principais locações do seriado Emily em Paris.

Contudo, seja como for, o Panteão de Paris é daqueles monumentos que vale a visita pela beleza arquitetônica e importância histórica. Veja também minha dica de roteiro de 5 dias por Paris.

Boa visita!

Deixe uma resposta