Publicado em Deixe um comentário

Dicas para visitar a Casa Batlló, em Barcelona

A Casa Batlló é um dos símbolos de Barcelona, e daques lugares que precisa entrar no seu roteiro. Mas para fugir de ciladas é preciso comprar seus ingressos com antecedência. Quando visitei a cidade, além da Sagrada Família e do Camp Nou,  que já estavam na lista de prioridades, sabia que precisava conhecer mais da obras do arquiteto Antoni Gaudí, que construiu, além da Casa Batló, a Casa Milà e o Parc Güell. 

Quanto custa visitar a Casa Batló?

A entrada da Casa Batlló custa 25 euros pela internet, e comprando com antecedência você agiliza a visita. Na entrada há duas filas: uma para comprar o ingresso e outra para entrar. Ou seja, nos dias mais movimentados você perderá muito tempo se não comprar o ingresso antecipado.

Como jornalista em busca de economia,  decidi comprar na hora para ver se tinha “desconto para periodistas”. Peguei fila de mais de 40 minutos, mas paguei só metade do preço. Estudantes e professores também têm desconto. Aproveitei a economia e gastei com a foto “oficial”: uma câmera tira sua foto de uma sacada do edifício, e fica lindo.

Obras de Gaudí

Gaudí tem várias obras espalhadas pela cidade, incluindo a Sagrada família, mas a Casa Battló me conquistou logo que cheguei. As formas e cores do lado de fora já são apaixonantes, e do lado de dentro tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Cada canto parece ter sido feito com delicadeza, dedicação e um pouco de loucura.

A inspiração de Gaudí e o que a família Batlló queria com cada cômodo do edifício ninguém sabe, mas há muitas referências ao ambiente marinho. O azul das paredes (e que azul) vai mudando num degrade conforme você vai subindo, o teto de alguns aposentos lembra ondas do mar, tartarugas e há janelas que parecem as brânquias de um peixe. A própria fachada é um mistério: esqueletos, um dragão, máscaras de carnaval? Só Gaudi e Batlló poderiam responder.

casa-batllo-diana-viaja-01




Cores e formas encantadoras

Sinto que qualquer palavra que eu use não vai traduzir a dimensão das cores, sombras, luzes e da genialidade. Terminei o tour, que tem um audioguia maravilhoso, querendo voltar e com um enorme sorriso no rosto. Ao descer as escadas, cujo corrimão se encaixava perfeitamente na minha mão, parei e fiquei espiando tudo mais um pouco. Se tem um passeio que é obrigatório em Barcelona é a Casa Batlló!

Divirta-se!

 

 

casa-battlo-diana-viaja-8
Os detalhes das paredes da Casa Batló: O azul em degrade

 

Anota aí:

Casa Batlló

Passeig de Gràcia, 43, 08007 Barcelona, Espanha.

casa-batllo-pasei
A Casa Batlló à noite
Publicado em Deixe um comentário

Valar Morghulis, conheça as locações de Game of Thrones desde Madrid

Aluguel de carro em Madrid

Game Of Thrones aqueceu nossos corações durante sete temporadas, e agora, nesta oitava e última, vai deixar saudades. Especialmente dos nossos personagens preferidos, das narrativas surpreendentes e das mortes súbitas tão ao estilo George R. R. Martin. Se a série deixar um gostinho de “quero mais” e você já se cansou de fazer maratonas, segue uma lista bem interessante de destinos para conhecer os cenários do seriado na Espanha, começando pela capital Madrid.

Edificações, monumentos e ruínas de batalha são os possíveis destinos que podem ser conhecidos desde a capital espanhola. Não fizemos um roteiro, pois alguns destinos são ao norte e outros ao sul. Então dividimos a lista nestes dois extremos, que podem ser alcançados desde Madrid, uma cidade bem central.

Para um melhor desfrute desta viagem e conhecer alguns destinos ocultos que Espanha oferece, aconselhamos alugar um carro em Madrid, assim poderá curtir as rodovias europeias, aproveitar o interior espanhol com a beleza do suas colinas e vinhedos e fugir do roteiro para ir até onde desejar, a final, se assistiu Game of Thrones durante todos estes anos, deve estar bem acostumado com as surpresas.

É importante saber que nossa lista está cheia de spoilers, então se não está ao dia com a série e não quer estragar sua experiência, aconselhamos fazer a leitura depois.

Sul – Cáceres, Sevilla e Osuna

Aluguel de carro em Madrid
Los Barruecos é um parque natural com uma riqueza de flora e fauna imensa e com paisagens que encantam

Cáceres é um destino de muita beleza, por isso, esta região é o cenário de vários momentos emblemáticos da série. É possível que uma cidade da série, como King’s Lading, seja a junção de vários cenários espalhados pelo mundo. Ou, ainda, que dois cenários muito próximos na narrativa sejam distantes mundo real. Em Cáceres, por exemplo, há locais que serviram para a travessia Lannister, Greyjoy, Tarly e Targaryen. Inclusive lá foi filmada uma parte de King’s Lading. Mesmo assim, com toda a beleza de castelos, igrejas e praças, a região será lembrada por ser o campo de batalha entre Lannister e Targaryen, na sétima temporada.

Los Barruecos é um parque natural com uma riqueza de flora e fauna imensa e com paisagens que encantam, por isso, ao conhecer este destino, não vai ser difícil imaginar os Dothraki sob seus cavalos, a riqueza dos Lannister e os dragões cuspindo fogo.

Quase chegando em Sevilla, um destino daqueles que foi marco na história é uma cidade em ruínas: o Conjunto Arqueológico de Itálica. Na série, o Poço do Dragão foi o local de encontro entre personagens principais como Jon Snow, Daenerys, Cersei, Tyrion entre outros que ocuparam este espaço para firmar o acordo de lutar pela vida contra o Rei da Noite. Na realidade, este ponto é fruto da conquista do império romano na península ibérica. Por isso, aqui você pode encontrar um local cheio de muralhas, teatros antigos, praças e outras relíquias que dão uma aula história europeia.

Cenários de Game of Thrones: Aluguel de carro em Madrid
Locações de Game of Thrones podem ser visitadas a partir de Madrid, na Espanha

Cenários de GOT em Sevilla

Sevilla possui um dos cenários mais bonitos da série: El Real Alcázar de Sevilla. É um conjunto de castelos cercados por uma muralha medieval, que foi a pomposa morada dos Martell pelos seus ares históricos e árabes. Este complexo de castelos é um patrimônio da humanidade. E não é à toa pois, tanto seus jardins, como suas estruturas arquitetônicas são muito bem conservados.

Perto de Sevilla, em Osuna, temos o local de uma das cenas memoráveis na narrativa: La Plaza de Toros de Osuna, que na quinta temporada representou a Meereen e que foi local onde a Daenerys foi salva pelo seu dragão, Drogon. Esta locação tem mais de 100 anos, pelo qual é considerada uma relíquia histórica.

Norte – Guadalajara, Navarra e País Basco

Aluguel de carro em Madrid
El Castillo de Zafra em Guadalajara, na Espanha: uma das principais locações da série

 

Talvez um dos locais mais importantes da série, que guarda um dos segredos mais relevantes, é a torre da alegria. Nela temos a revelação da verdadeira identidade do Jon Snow e dos seus pais. A locação fica ao leste da Espanha, na região de Guadalajara, e é conhecido El Castillo de Zafra. Uma antiga edificação que fica na margem de um altiplano e que na sua origem foi uma fortaleza árabe. E, por isso, foi escolhido para representar as terras de Dorne. Mas a visita deste atrativo só pode ser feita da parte externa do castelo. Porém a paisagem da região é ideal para ver o pôr do sol.

El mar Dothraki, que vemos em parte da sexta temporada e que foi o local onde a Daenerys Targaryen sobe novamente em Drogon e convence aos Dothraki atravessar o mar e lutar pelos sete reinos, fica no norte espanhol e é conhecido como o parque natural Bardenas Reales. Uma paisagem semidesértica de 42.500 hectares com uma vista mais singelas da natureza. É possível fazer a visita no parque andando, de bicicleta ou de carro. Mas acreditamos que alugando um carro em Madrid você terá a oportunidade de conhecer o parque mais rápido, ver mais paisagens e desfrutar deste destino no conforto do veículo.

Game of thrones em Madrid com aluguel carro Madrid
A beleza do Parque Natural Bardenas Reales: De carro a viagem fica mais fácil

Parceria em Jon Snow e Daenerys Targaryen

Ao norte da Espanha, já chegado no litoral, no País Vasco há algumas locações relevantes para o seriado. Entre elas, o sendeiro que leva até a igreja de San Juan de Gaztelugatxe e as suas paisagens da Ruta de Flysch. Que foram as responsáveis por dar vida a Dragonstone, local onde iniciou a parceria entre Jon Snow e Daenerys.

Game Of Thrones é uma produção que surpreendeu a todos. Seja pela riqueza da história ou pela beleza da fotografia. Por isso, temos a certeza que se estas paisagens encantam na tela, são de apaixonar quando se conhecem ao vivo. Esperamos que deste jeito mate a saudade da série e conheça mais do que a natureza nos dá de presente.

Publicado em Deixe um comentário

Barcelona: dicas práticas para conhecer a segunda maior cidade da Espanha

Demorei algumas viagens para incluir a Espanha no roteiro, mas este ano, finalmente, visitei Barcelona, a segunda maior cidade do país. E, como já previsto pelos amigos viajantes, a cidade me encantou com as cores e sabores. As obras de Gaudí, o clima do Mediterrâneo e a sensação de que tudo funciona bem ajudaram.

Inicialmente, tinha reservado um hotel da rede Ibis (estilo bom, bonito e barato), mas acabei me hospedando na casa de uma grande amiga que está fazendo um mestrado lá. Por isso, economizei bastante porque com o Euro acima de R$ 4  a viagem fica bem mais cara. Barcelona é uma cidade pequena e bem fácil de se achar e, apesar de muito turística, os preços são mais baixos do que em cidades como Paris e Londres.




Como só fiquei cinco dias antes de pegar um cruzeiro  pelo Mediterrâneo e dois dias depois da viagem, acabei não fixando um roteiro. Fui adequando os passeios de acordo com o tempo e minha disposição. Nos dias de chuva fui para lugares fechados e nos dias de sol para Barceloneta.

Veja as melhores opções de hotel em Barcelona

Veja as dicas para conhecer Barcelona:

– Admirar as obras de Gaudí é atividade obrigatória e, mesmo que você não entenda de arte ou não aprecie arquitetura, vai se encantar com as formas e cores das obras. Tente visitar o máximo que conseguir. Por favor, visite a Casa Batlló e o Parc Güell.

– O sistema de transportes funciona muito bem. Você pode comprar o bilhete diário com viagens ilimitadas, chamado Hola BCN. Ou seja, pode andar para onde quiser pagando um preço fixo. Comprando online há 10% de desconto (veja aqui). Optei pelo de 5 dias e usei no metrô e no ônibus, Custou 32 euros. Ah e lá não tem Uber, só táxi.

diana-viaja-parc-guell
João e Maria aprovaram a janela de Gaudí

– A cidade tem Wifi grátis em todo canto. No shopping, na rua e nos monumentos há internet para usar a abusar.

– Cuidado com a segurança. Apesar de ser uma cidade linda e organizada, os pontos turísticos têm furtos (ouvi relatos durante a minha viagem). Por isso, todo cuidado é pouco. Nada de andar com mochilas nas costas ou ficar em multidões muito apertadas.

– Mesmo que você torça para o Real Madrid, visite o Camp Nou, a casa do FC Barcelona. O tour é imperdível.

camp-nou-00-diana-viaja
Camp Nou: conheça a história do Barça

– Vá a um restaurante de Tapas e beba Sangria de Cava. Eu adorei a Cervesaria Catalanã (C. Mallorca, 236, Rambla de Catalunya). Você demora um pouco para conseguir a mesa, mas vale muito a pena. Não é muito caro e dá para comer várias coisinhas deliciosas.

Processed with VSCO with f2 preset
Sangria em Barceloneta

– Explore Barceloneta.Durante o dia há pessoas fazendo atividades físicas e pegando sol. À noite animados barzinhos.

–  Reserve uma tarde para a Sagrada Família. A catedral só deve ficar completamente pronta em 2026, após 114 anos de obras. Gaudí foi um dos arquitetos da obra e está enterrado no subsolo. Compre o ingresso online (veja aqui) para evitar filas. Observe cada fachada para indetificar as passagens bíblicas.

diana-viaja-sagrada-familia-barcelona-gaudi

sagrada-familia-diana-viaja.jpg
Vitrais da Sagrada Família

– Perca-se pela Paseo de Grácia e pelas Ramblas. Andar é sempre o melhor jeito de conhecer um lugar. Então, deixe a vida te levar observando o vai e vem numa das maiores avenidas da catalunya.

– Para os apaixonados por hamburger sugiro o Bacoa (vários endereços na cidade) e o Hamburguesa Nostra (no shopping L’Illa Diagonal).

– Se quiser fazer compras em lojas como Disney, Fnac, Forever 21, Zara, Mango e Primark, por exemplo, visite o shopping L’illa Diagonal. A loja da Apple fica na Praça Catalunya, e é bem grande.

– Gaudí morreu atropelado por um bonde. Então, já sabe: preste atenção ao atravessar na rua para não repetir esse feito.

parc-guell-diana-viaja-02.jpg
Parc Güell: lindo até nos dias chuvosos

Leia mais:

Como vistar o Camp Nou?

Casa Batlló e Gaudí

Lisboa tem o melhor hostel do mundo, e você vai se sentir em casa



Booking.com

Publicado em Deixe um comentário

Tour do Camp Nou encanta pela história do Barcelona

Mais que um clube. O recado pintado na arquibancada do Camp Nou é claro, e o Barcelona FC faz questão de lembrar aos visitantes que ele é diferente dos outros. Ao viajar para a cidade no mês passado, coloquei o estádio de Barça como uma das prioridades e valeu muito a pena fazer o tour. O ingresso básico custa 26 euros, e você pode comprar na bilheteria ou online  para fugir das filas.

camp-nou-01-diana-viaja
Messi dá as boas-vindas

Cheguei cedo para evitar fila – pouco depois das 10h – e tomei café num dos restaurantes do lado de fora do museu. Lá dentro, aluguei também o audioguia (5 euros) porque achei que seria mais prático do que ficar me espremendo entre as pessoas para ler as letras miúdas.  Fui numa segunda-feira chuvosa e, ainda assim, tinha muita gente.

O estádio é um dos maiores do mundo, o maior da Europa, e tem uma capacidade de 98.772 pessoas. Na visita você aprende que o clube foi fundado em 1899 por estrangeiros que moravam na Catalunha e ajudou a construir a identidade da região.

camp-nou-03-neymar
Neymar: um dos craques do Barcelona

O Camp Nou (Nosso campo) ficou pronto em 1957, e foi criado porque o estádio anterior já não comportava todos os torcedores apaixonados. O passeio começa no museu que conta toda essa história. Depois, você passa pelo vestiário (dos visitantes só), sala de imprensa, tribunas e o impecável campo. Tem um espaço só para o menino Messi, e várias fotos e vídeos de lances de jogadores célebres como Ronaldinho, Romário, Rivaldo, Neymar, Daniel Alves e cia.

Fiquei por lá umas 2 horas, e vi tudo com calma, mas dá para fazer em 1h30. O tour acaba numa loja enorme com tudo o que você imaginar do Barcelona, mas não caí em tentação porque meu coração é do Real Madrid (mentira, é do Cristiano Ronaldo FC).

camp-nou-04-taça
A taça da Champions League de 2015

Anota aí
Camp Nou Experience – Tour e museu
Carrer d´Aristides Maillol, 12
Os horários podem ser alterados em dia de jogos. De abril a 15 de outubro de 9h30-19h30; 15 de outubro a 17 de dezembro de 10h-18h30. Domingos e feriados: 10h-14h30. 
Estações de metrô  mais próximas do Camp Nou: Palau Reial (linha 3) ou Collblanc (linha 5).

Leia também:

Dicas práticas e roteiro para conhecer Barcelona

Saiba como visitar La Bombonera, o estádio do Boca Juniors.