Lisboa, em Portugal, é aquela cidade que te faz se sentir na casa da avó, mas com a festa dos primos. Tem comida boa, história, amor e, ainda, muita boemia e juventude. Muitos brasileiros têm Lisboa como o primeiro destino na Europa porque os voos são mais baratos, a cultura bem parecida com a nossa e há a facilidade da língua. Em cinco dias dá para conhecer bem a capital e ainda fazer um bate-volta em cidades próximas.
A primeira dica é na hora de comprar a passagem: a TAP, a empresa aérea portuguesa, tem tarifas bem bacanas. Atualmente, é possível encontrar passagens por uns R$ 1.500 ida e volta em promoções. Outra vantagem é que com eles você acumula milhas na Gol, os smiles, e pode fazer voos nacionais.
Leia também: Sites ajudam a encontrar passagem aérea barata
Onde se hospedar em Lisboa?
Lisboa é uma cidade grande e, por isso, optei por me hospedar na região da Baixa, na parte antiga da cidade, e quase não gastei com táxi e ônibus. Andava para todo canto. Fiquei no Home Lisbon Hostel, um dos melhores do mundo (e já contei aqui). A cidade tem excelentes hostels para quem quer economizar e fazer amigos. Se optar por um hotel prefira um próximo ao metrô. Há excelentes opções no Rossio e no Chiado.
Comprei o bilhete do ônibus numa banca para pagar mais barato nas passagem. Quando você paga direto ao motorista é mais caro. Ah.. ônibus lá é autocarro e os bondes são os elétricos (veja os trajetos aqui). Nem pense em Lisboa como uma cidade antiga, mas um lugar repleto de juventude. Há bares bem legais no Bairro Alto. Experimente a cerveja Sagres, a mais vendida de Portugal, e a ginginha, uma espécie de licor.
O que ver em Lisboa?
Praça do Comércio, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos
Comece o passeio pela Praça do Comércio e repare no vai e vem dos elétricos (bondinhos). No centro da praça está o Arco da Rua Augusta. Subindo a Rua Augusta, que é cheia de bares e lojas, você chega no Rossio. Vá para Belém: visite o Mosteiro dos Jerônimos, os Pastéis de Belém (saiba tudo aqui), a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos às margens do rio Tejo.
Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge é imperdível. Vá no fim de tarde, sem pressa para ver o pôr do sol e apreciar a cidade do alto. É imperdível para crianças também. Não deixe de visitar a Câmera escura que tem um sistema de lentes e espelhos que permite ver a cidade em tempo real em 360 graus. Há, ainda, o sítio arqueológico, uma exposição permanente e as torres do Castelo. O Get Your Guide vende ingressos sem fila e uma explicação bem bacana de 15 minutos sobre o lugar.
Elevador de Santa Justa
– O Elevador de Santa Justa, no Chiado, também oferece uma vista legal da cidade.O tíquete custa 5 euros e vale para duas viagens. Se for no fim de tarde, pode ver o pôr do sol lá de cima. O elevador sai no Largo do Carmo onde há a Igreja e o Convento do Carmo.
Ele funciona de 7h – 23h todos os dias, exceto no inverno quando custa 22h. À noite as filas costumam ser maiores. O endereço é Rua do Ouro 1.150. A estação de metro mais próxima é a Rossio-Baixa. De lá ande até o Bairro Alto, considerado a parte boemia da cidade.
Chiado
Além disso, também no Chiado tem o café “A Brasileira” onde o destaque é a estátua do poeta Fernando Pessoa. Já para fazer compras as ruas do Chiado são boas e há o shopping Armazéns do Chiado: Sephora, Fnac, Benefit, Levis e etc nas proximidades.
Quando estiver em Lisboa, tire um dia para visitar Sintra e Cascais (Olha o meu roteiro aqui).
Boa viagem!
Leia também
Quanto custa viajar para Paris (e como economizar)
Qual a melhor época para viajar aos Estados Unidos?
Quatro destinos inesquecíveis para uma primeira viagem à Europa
2 comentários sobre “Lisboa: dicas do que fazer na cidade”