Big Bus Paris

Paris: como funcionam os ônibus de turismo hop-on hop-off

Experiência com o Big Bus Paris, e outras dicas para quem deseja usar o ônibus de turismo

Se você deseja uma maneira fácil de conhecer Paris, o ônibus de turismo no estilo hop-on hop-off pode ser uma solução bem interessante. Ele permite que você desça e suba quantas vezes quiser, e tem trajetos que passam por todos os pontos turísticos contando histórias com um audioguia.

Leia também: Paris: roteiro completo para 5 dias na cidade

No início de janeiro, fiz um desses passeios com a Big Bus Paris, empresa pioneira no serviço aqui em Paris, justamente para testar e contar aqui no blog. Apesar do frio do inverno europeu, consegui ficar praticamente todo o trajeto no segundo andar do ônibus, que é aberto, e aprendi histórias bem interessantes.

Passeio de ônibus Big Bus paris
O Museu do Louvre com sua imensa fila de visitante  visto do Big Bus Paris

O passeio custa a partir de 42 euros para adultos, e 22,50 euros para crianças de 4 a 12 anos.  A minha primeira dica é comprar o ingresso antecipadamente para pagar mais barato. A Get Your Guide tem uma promoção que sai 10% mais barato comprando antecipadamente.

Outra empresa que também oferece o passeio de ônibus por Paris é a Tootbus. Os ingressos custam a partir de 41€, mas eu ainda não testei o serviço deles.

ônibus de turismo Paris
A lindíssima Pont des Arts vista do ônibus de turismo durante o passeio

Explicações em Português

Fiz o passeio de um dia juntamente com o passeio de barco pelo Rio Sena. Lembrando que há ainda a opção de comprar o roteiro para dois ou três dias. Ao entrar no ônibus pegue um fone de ouvido e sintonize no canal que fala em português. Em suma, você vai aprender várias histórias da cidade.

Uma delas, por exemplo, fala da invasão nazista a Paris em 1940.

Hitler queria colocar a bandeira nazista no alto da Torre, mas funcionários disseram que o elevador estava quebrado e, assim, ele mandou um soldado subir para fazer o trabalho. O homem subiu e colocou a bandeira, mas ela voou pra longe. Durante os quatro anos da ocupação nazista em Paris o elevador não funcionou, mas em 1944, poucas após a libertação de Paris o elevador voltou a funcionar e a bandeira francesa foi hasteada. Moral da história, o ditador conquistou Paris, mas jamais a Torre Eiffel.

Leia também: Torre Eiffel: como comprar ingressos e fugir de ciladas

O que conhecer no ônibus de turismo?

Paris precisa de uns cinco dias para visitar as principais atrações, mas eu tenho aquela teoria de que você não precisa fazer tudo de uma vez só para dizer que fez. Dessa forma, escolha as atrações e as aproveite! É importante lembrar que Paris sempre estará aqui, e você pode voltar! Mas, em todo caso, os essenciais são a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame.

O tour que eu fiz é o vermelho, que passa pelos principais pontos turísticos,e  dura uma hora sem contar as paradas. Por outro lado, o azul passa por bairros mais do norte de Paris, onde você visitará Montmartre, Pigalle e o Museu Grévin (museu de cera).

Big Bus Paris hop-on hop-off
O ponto do ônibus de turismo em Paris perto da Torre Eiffel: paradas são sinalizadas

Peguei o ônibus na parada da Operá que, todavia, vale muito visitar se você tiver mais dias na cidade. O roteiro da linha vermelha, teoricamente, começa pela Torre Eiffel, mas você pode ingressar no ônibus em qualquer parada. Todo o trajeto dura 1h hora, mas você faz seu tempo. Além disso, fique atento aos horários do ônibus em cada um dos pontos (que você pode ver no mapa que eles distribuem no ônibus ou no aplicativo da Big Bus).

ônibus de turismo Paris
A Catedral de Notre Dame está entre as atrações imperdíveis de Paris

Vale a pena pegar o ônibus de Turismo em Paris?

Se você tem disposição e é organizado, pode conhecer Paris de metrô, ônibus e a pé. No entanto, se você quer saber um pouco mais da história, e quer entender porque cada coisa está em cada lugar da cidade, a minha dica é: pegue o ônibus. Mas, preciso contar que em seis vezes na cidade, incluindo a primeira com o Contiki, eu não ouvi muitas das histórias que o ônibus me contou este ano. Então, acho que vale a pena! E já fiz o passeio com a Big Bus e com a Open Tours, e com as duas valeu a pena.

E, claro, ele vale muito a pena para famílias com crianças que cansam rápido do sobe e desce do metrô ou idosos com dificuldade de locomoção. Isso porque em Paris o metrô não é totalmente acessível, e há estações como Châtelet onde anda-se uma vida inteira de uma linha a outra. Ou seja, se compensa é algo bem pessoal, mas eu recomendo especialmente para famílias, e para quem tem pouco tempo em Paris, mas quem ter um bom panorama da cidade.

Confira as paradas do tour tradicional:

1- Tour Eiffel

Quai Branly, Pont d’Iéna.

Horários dos ônibus: 9:30 – 17:40

Atrações por perto: Torre Eiffel, Museu du Quai Branly, Palácio de Tokyo e Champ de Mars.

2 – Champ de Mars

Avenue Joseph Bouvard

Horários dos ônibus: 09:35 – 17:45

Atrações por perto: Champ de Mars, Escola Militar e Hotel des Invalides

3 – Opéra Garnier

15 rue Scribe.

Horários dos ônibus: 9:35 – 18:20

Atrações por perto: Galeries Lafayette, Place de La Madeleine, Opéra Garnier

4 – Louvre-Pyramide 

11 avenue de l’Opéra.

Horários dos ônibus: 9:15 – 18:30

Atrações por perto: Palais Royal e Place Vendôme

5 – Louvre-Pont des Arts

Perto da Pont des Arts.

Horários dos ônibus: 09:35 – 16:20

Atrações: Museu do Louvre

6 – Catedral de Notre Dame

Quai de Montebello, em direção a Notre Dame

Horários dos ônibus: 09:45 16:35

Atrações: Catedral de Notre Dame, Sainte-Chapelle, Conciergerie, Pantheon, Jardim de Luxembourg, Palácio de Luxemburgo e, ainda, o Museu de Luxemburgo.

7 – Museu d’Orsay

Em frente ao museu

Horários dos ônibus:  10:00 16:45

Atrações por perto: Museu d’Orsay, Assembleia Nacional, Museu de l’Orangerie e, ainda, o Jardin des Tuileries.

8 – Champs-Elysées

Em frente ao número 156, Avenue des Champs-Elysées.

Horários dos ônibus:  9:25 – 17:05

Atrações: Avenida des Champs-Elysées, Cabaré Lido, Arco do Triunfo e Avenida Montaigne

9 – Grand Palais

Avenue Winston Churchill.

Horários dos ônibus:  9:25 17:15

Atrações: Grand Palais, Petit Palais, Place de la concorde, Avenida Montaigne e, ainda, a Avenida des Champs-Elysées.

10 – Trocadéro

Avenue Paul Doumer.

Horário dos ônibus: 9:20 17:30

Atrações: Museu da Marinha, Palácio de Chaillot/ Trocadéro e Museu Guimé.

Mais dicas de viagem:

Como andar de metrô em Paris

Quatro destinos inesquecíveis para uma primeira viagem à Europa

Paris Saint-Germain: como comprar ingressos e ver um jogo em Paris

Como comprar passagem aérea com transferência bancária

8 comentários sobre “Paris: como funcionam os ônibus de turismo hop-on hop-off

  1. Olá Diana
    Adorei suas dicas, como vou ficar pouco tempo, chego dia 26 e fico até 30 quando volto para à realidade do RJ .vou optar mesmo pelo ônibus. Vamos eu, marido, filho de 6 anos e minha mãe de 70. Tenho uma dúvida, devo comprar 2 dias com passeio ao rio , dai quando chegar nos pontos turísticos podemos descer , para visitar o local e pegar o ônibus novamente depois para ir em outro loca?

  2. Diana, primeiramente obrigada por responder mina pergunta no post de quanto custa viajar para paris, que nos trouxe até esse post, rs. Eu fiquei com uma dúvida: Como eu te disse, só tenho algumas horas em Paris, acho que 5 ou 6, nesse caso esse ônibus, eu consigo descer aproveitar sei lá, 20 minutos em cada local e conseguir pegar ele de novo? Isso que não entendi sabe, se ele só passa pelos locais, ou se ele da a oportunidade de descer. Outra coisa, é 1 ônibus só circulando? Ou são vários e podemos pegar qualquer um? Desculpa se estou perguntando demais kkkkkk

    1. Oi, são vários! Acho que passa de 15 em 15 min, em média. Você desce e sobe quantas vezes quiser… nas atrações que quiser! 🙂

  3. Oi Diana,
    Você já teve alguma referência da empresa Tootbus? É que estou em dúvida entre ela e o Big Bus…
    Muitas vezes essas empresas mais novas chegam com um serviço aprimorado…
    E parabéns pelo seu blog! Traz informações bastante esclarecedoras !

Deixe uma resposta