Decidir viajar sozinho não é fácil! Fique tranquilo que ninguém começou do dia para a noite. Todo mundo teve medo e se perguntou se valia mesmo à pena. Sou filha única, e estar sozinha sempre foi algo muito natural pra mim, mas nem todo mundo tem os mesmos hábitos em tudo na vida. E com as viagens é assim também, ninguém nasce sabendo tudo, A gente aprende a cada nova aventura.
Gramado, na Serra Gaúcha, é uma cidade encantadora, especialmente na época de Natal. Viajar para lá com a família pode ser uma boa pedida para aqueles que desejam fazer algo diferente na data. Já viajei com minha família toda para lá e, desde então, a gente pensa em repetir esse passeio. O ideal é ficar cinco dias na cidade, incluindo um dia para conhecer a vizinha Canela.
A parada de Natal nas ruas de Gramado
Gramado exige planejamento
A palavra de ordem nessa viagem é planejamento, especialmente se você for viajar família. Quando fomos, em 2013, fechamos tudo com antecedência: hotel, shows, jantar de Natal e transfer de Porto Alegre. Gramado está a cerca de 120 km de Porto Alegre, e você pode ir de ônibus, alugar um carro ou uma van, por exemplo. A viagem dura cerca de 2h. Eu fui de van alugada com toda a família e voltei de ônibus porque tinha que trabalhar.
Vale lembrar que Gramado é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e, por isso, os preços são altos, mas nada que vá estragar sua viagem. Escolha ingressos de arquibancada para pagar mais barato, e aproveite as dezenas de atrações gratuitas diariamente da cidade.
Gramado é uma cidade cheia de charme na Serra Gaúcha
A Igreja matriz São Pedro, em Gramado: a cidade perfeita para passar o Natal
Anualmente, a cidade promove o Natal Luz, uma série de shows e espetáculos. Geralmente, começa em outubro e vai até meados de janeiro. São desfiles e shows de Natal que encantam todas as idades.
A Aldeia do Papai Noel é uma das atrações em Gramado
Os espetáculos são basicamente para crianças, mas toda a família se divertiu (e se encantou) quando a gente foi. Há também shows na Rua Coberta, na Vila de Natal e a tradicional Parada de Natal. Outras atrações imperdíveis em Gramado são o Parque Snowland e a Aldeia do Papai Noel.
Viajar sozinha é terapia. Viajar com os amigos é desafiador. Mas viajar com a família é uma experiência única. Juntar os primos e relembrar as histórias da infância, rir das mesmas piadas dos avós, passar mais tempo com os pais e ser mimado pelos tios. São inúmeros os motivos para juntar a parentada e colocar o pé na estrada.
A vantagem? Um roteiro com muita gente sempre exige planejamento e, assim, fica tudo mais barato quando organizado antecipadamente. As passagens, os passeios e a hospedagem são decididos em conjunto e, geralmente, levando em conta o bolso da galera toda e não daquele parente com mais grana.
A desvantagem? Você não vai fazer os seus passeios, mas aqueles que todo mundo quer. Vai ter que esperar a galera tomar café e estar pronta para sair. E, sabe de uma coisa, isso é o que menos importa porque cada viagem é única e tem um propósito diferente. Relaxe e aproveite o tempo. E, definitivamente, jogar baralho, jogo da vida ou vôlei na praia vão te renovar mais que um spa de luxo. Ok, nem tanto.. mas vão garantir boas risadas.
Na minha última viagem em família fui para Gramado, no Rio Grande do Sul, e acabei economizando bastante. Minha “regrinha” para isso? Quando eu viajo com a minha família, não gasto dinheiro. Cara de pau? Muito! Mas todo mundo tem parente generoso que vai pagar um almoço, vai comprar as entradas de um parque, pagar um sorvete, alugar uma cadeira na praia ou comprar aquele café. Pode ser um tio, uma avó, um padrinho, um primo ou uma tia. Descubra quem é o mão aberta da sua família e evite despesas. Brincadeiras à parte, viajar em família é uma boa forma de economizar, deixar os problemas pra lá e criar novas memórias.
PS: Na foto a casa do Papai Noel em Gramado. O tipo de passeio que eu só faço quando eu estou com a minha família.
Bem-vindos! Meu nome é Diana Figueiredo. Sou jornalista, amo viajar e já visitei 21 países. Moro em Paris, na França, e aqui você aprende a economizar em viagens e a viajar sem ciladas!