Ícone do site Diana Viaja

Chapada dos Veadeiros para sedentários? Sim, é possível!

Trilhas fáceis chapada dos veadeiros

Se você não é dos fisicamente mais ativos e quer fazer uma viagem para a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, não se preocupe! Te garanto que é possível fazer trilhas fáceis na Chapada! O ano de 2017 foi de algumas mudanças na rotina e, por isso, a academia foi ficando de lado. E ficou tão de lado que eu nem passei por lá (Fora o dia que fui perguntar o preço…). Mas quando decidi que viajaria para a Chapada, um dos lugares mais lindos do Brasil, uma das primeira coisa que uma amiga disse foi: achei que esse tipo de viagem não era pra você!

Como assim? Eu tenho um blog de viagens, é obvio que qualquer tipo de viagem é para mim, pensei. Mas a verdade é que ainda que eu ande dezenas de quilômetros por dia quando viajo para a Europa, ou mesmo que já tenha escalado um vulcão na América do Sul, ficar o dia todo na frente do computador não faz bem e te deixa muito sedentário!

E essa é uma viagem basicamente de trilhas e contemplação da natureza que exige disposição. Então, sem mais blá blá blá: dá para conhecer a Chapada se você não tá em plena forma física, vai por mim (e pelas minhas dicas).

1 – Vá no seu ritmo na trilha

Como já contei por aqui, fiz a viagem com uma amiga. Ela também não é das mais ativas fisicamente e a gente se deu super bem! Fizemos tudo no nosso ritmo. E, ainda que alguém falasse: ah, essa trilha é super fácil, a gente só ia se sentisse preparada e, claro, fazíamos o caminho no nosso ritmo com pausas para beber água, rir e, claro, tirar fotos. Medo de cair e escorregar no mato? Sempre! E teve trilha que exigiu bumbum no chão e ficar agarrada em árvores e cor…mas todo o esforço valeu a pena!




2 – Escolha os programas

O principal é respeitar o seu estilo. Se você não é daquelas pessoas mega aventureiras, não faça as trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros porque essas são para pessoas mais experientes. A Chapada tem centenas de cachoeiras! Ou seja, você não conseguirá fazer tudo de uma só vez. O que fizemos foi escolher as trilhas mais tranquilas e não abusar.

Reserve seu hotel agora e garanta o menor preço!

3 – Trilhas fáceis na Chapada dos Veadeiros

E quais seriam as trilhas fáceis? Tem bastante coisa acessível por lá: Loquinhas, Cachoeira dos Cristais (essa da foto abaixo),  Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira São Bento, Almécegas II, Vale da Lua e Candaru.

4 -Use as roupas certas

Eu percebi que estava mesmo sedentária quando o tênis que levei para a chapada descolou no meio da viagem. O bichinho não aguentou um pouco de trilha…mas aí eu até me justifico: em 2016 eu fazia um crossfit que não usava tênis na aula.

Dito isso, ressalto que é importante usar as roupas certas e levar as coisas pra trilha numa mochila fácil de carregar. Nada de exageros! Nesse outro post coloquei a lista do que eu levei para a chapada, e meu figurino basicamente era: roupa de banho, chapéu, short ou calça e blusa leve.

Diana Viaja trilhas fáceis
Olha eu aí de boas voltando da Cachoeira Santa Bárbara

5 – Esteja preparado (para as dores no corpo)

Se você já sentir dor nas pernas ou nas costas numa viagem sabe o quanto é importante ter os seus remédios em mãos. Eu tomei o antiinflamatório que eu estou acostumada depois de um dia de trilha mais pesadinha. E, claro, bebia muita água e peguei leve na cervejinha da noite.




6 – Questione antes de ir

Eu li em alguns blogs que a trilha para Almécegas I, na Chapada dos Veadeiros, era fácil. Outros nem mencionavam como de fato como é o caminho. E é assim: você sobe por cerca de 1,5 km, chega no mirante onde dá para ver a cachoeira e, desce mais 600 metros para chegar ao poço. Essa foi a trilha mais difícil que fizemos porque nuns trechos ela é bem íngrime. A guia me disse que a trilha para a Cachoeira Capivara era tranquila pra mim. E, sendo franca: as duas não são fáceis!

Para mim, andar se equilibrando em pedras não é algo fácil. Seja como for, o melhor conselho que eu posso dar é: questione, olhe os mapas e siga o limite do seu corpo. Você não precisa provar nada para ninguém (a viagem é sua), e vai se divertir bastante com trilhas fáceis também.

 





Booking.com

 

Leia também:

Sair da versão mobile