
Se você gosta de história, o lugar certo para visitar quando estiver em Paris, na França, é o Les Invalides. O antigo hotel é um enorme complexo com várias atrações sendo as principais o Museu de l’Armée (Museu do Exército) e o túmulo de Napoleão Bonaparte. Essa é daquelas atrações que pode ser visitada em poucas horas e, por isso, pode ser combinada com o Museu do Louvre ou o Museu D’Orsay, por exemplo.
Quando visitei Les Invalides, fizemos o Louvre pela manhã e depois passeamos pelo mercado de natal no Jardim des Tuilleries. E, por fim, depois de Les Invalides fechamos o dia jantando na Avenue des Champs-Elysées. Foi um dia cansativo, mas bem interessante. Se você quer dica de roteiro, consulte ainda meu roteiro para cinco dias em Paris.
Resumo
- Ingresso para o túmulo de Napoleão
- Horário de funcionamento
- Como chegar ao Invalides
- História de Les Invalides
- Napoleão Bonaparte
Ingresso para o Túmulo de Napoleão – Les Invalides
O ingresso para visitar Les Invalides custa 12 euros, e com ele você pode visitar todo o complexo: Musée de l’Armée, Dôme (onde está o túmulo de Napoleão I), exposições temporárias e, ainda, o Musée Plans-Reliefs e o Musée de l’Ordre de la Libération. Sugiro que você compre antecipadamente no Get Your Guide para fugir de eventuais filas.
Preço
Adultos: 12€.
Menores de 18 anos e cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: entrada gratuita
Entrada incluída no Paris Museum Pass.

Dica de economia
Compre seus ingressos com antecedência porque Paris é um destino europeus muito procurados, especialmente no verão. A Get Your Guide tem um site em português que permite que você compre ingressos para tours, passeios de barco e, ainda, passes de museu com tranquilidade.
Horário de funcionamento Les Invalides
- De 1º de novembro a 31 de março
Todos os dias, das 10h às 17h
Férias escolares de Natal e inverno, das 10h às 17h30.
- De 1º de abril a 31 de outubro
Todos os dias, das 10h às 18h horas (terças-feiras até 21h).
Nas primeiras segundas-feiras de todo mês, apenas a Cúpula da Catedral (túmulo de Napoleão), a Catedral de Saint-Louis-des-Invalides e o Museu da Artilharia ficam abertos. Além disso, em julho e agosto o Túmulo de Napoleão fica aberto até 19h.
Fechado apenas em 1º de Janeiro, 1º de Maio e 25 de Dezembro.
Como chegar ao Túmulo de Napoleão Bonaparte
O Les Invalides fica no 7º arrondissement na Rue de Grenelle 129.
Metrô: Estação Invalides, linhas 8 e 13.
RER: Invalides, linha C.
Ônibus: linhas 28, 49, 63, 69, 82, 83, 87 e 92
História de Les Invalides
O Palácio Nacional Les Invalides é um dos monumentos mais importantes da França. Com certeza se você já esteve em Paris viu a cúpula dourada chamativa na paisagem. O Hôtel Les Invalides Foi construído em 1670 por Luís XIV para abrigar 4 mil invalides. Ou seja, veteranos de guerra inválidos. Já a igreja do domo foi construída entre 1677 e 1706, e virou um panteão militar. É lá no centro que fica o túmulo com as cinzas de Napoleão I.
A Igreja da Cúpula dos Invalides é onde está o Túmulo de Napoleão Bonaparte e outros heróis de guerra como, por exemplo, o Marechal Ferdinand Foch que conduziu a França a assinatura do armistício.
Além disso, o Museu do Exército (Musée de l’Armée) é imperdível. Ele tem um material incrível sobre a Primeira Guerra e Segunda Guerra Mundial.
Vale saber, ainda, que em 14 de julho de 1789 o Hôtel Les Invalides foi invadido por uma multidão que pegou armas para derrubar a Bastilha.
Seguro viagem com desconto
Garanta seu seguro viagem da Seguros Promo com desconto de 5% com o cupom DIANAVIAJA5. Mas pagando no boleto você ganha mais 5% de desconto. Clique aqui e garanta agora
Napoleão Bonaparte e Les Invalides
Se você não dormiu na aula de história, sabe que Napoleão I morreu quando estava exilado na ilha Saint-Hélène em 5 de maio de 1821. Segundo historiadores, Napoleão morreu de câncer no estômago causado por uma úlcera. Mas há, ainda, os que digam que ele foi envenenado. Contudo, a doença é a tese mais defendida.
Os restos mortais do Imperador voltaram à França em 1840 por iniciativa do primeiro-ministro Adolphe Thiers e do rei Luís Filipe I. O chamado retour des cendres para Paris (retorno das cinzas) teve direito a um desfile pela Champs-Elysées, e o cortejo passou por debaixo do Arco do Triunfo. Esse monumento, aliás, foi construído por ordem de Napoleão, mas ele nunca chegou a vê-lo pronto.

O filho de Napoleão, também chamado de Napoleão II (Consagrado como o Rei de Roma pelo pai), está enterrado no Les Invalides. Assim como os dois irmãos do imperador, Luis I e José Bonaparte. O túmulo de Napoleão fica no centro da igreja, e é enorme em mármore vermelho.
Visitar Les Invalides é fácil, e, igualmente, muito interessante. Ou seja, se você quer conhecer um pouco da história mundial, vale passar por lá! Boa visita!
Leia também:
[…] Voltaire é uma das personalidades enterradas no PanteãoHá também uma homenagem ao escritor Antoine de Saint-Exupéry que desapareceu em um acidente de avião em 1944. O corpo do autor do “Pequeno Príncipe” nunca foi encontrado. Vale lembrar que heróis de guerra estão em Invalides, e é lá que encontra-se o grandioso túmulo de Napoleão Bonaparte. […]
[…] Ele sai da Torre Eiffel e de lá você vê o Museu do Louvre, Museu D’Orsay, Grand Palais, Invalides, Place de La Concorde, Catedral de Notre-Dame e a Conciergerie. Também já escrevi aqui no blog […]