Nova York é uma cidade que exige planejamento do viajante que deseja economizar e, para não ser pego de surpresa com hospedagens caras, é bom ter alternativas aos hotéis tradicionais, especialmente se você vai viajar sozinho. Uma delas é se hospedar num albergue como o HI New York hostel.
O HI é da Hostelling International, o que já me deu segurança na hora de cancelar minha reserva no hotel e optar por ficar com eles para economizar MUITO. Quem tem a carteirinha de sócio paga menos. Fiz a reserva pela internet e, para as três noites que tive na cidade durante uma curta viagem em junho de 2017, paguei cerca de 200 dólares (Pouco mais de R$ 600) com café da manhã incluído e no quarto que eles chamam de premium dorm feminino. Pode até parecer caro para um hostel, mas para Nova York no verão é uma pechincha!
O meu quarto ficava bem ao lado do banheiro, e eu o dividia com outras cinco meninas. Algumas nem mesmo falavam boa noite, mas outras tagarelavam como eu. Em certo ponto estávamos eu, uma menina da Holanda, outras duas dos EUA e uma de Israel. Falamos muito sobre religião, cultura, namoro e liberdade em nossos países.
O prédio do HI Hostel é enorme, e o albergue fica em Upper West Side. É um pouco afastado dos pontos turísticos e só fica perto mesmo do Central Park, mas a linha de metrô é ótima e, em 20/30 minutos, você chega a praticamente tudo. O que eu achei ruim é que eu estava acostumada a andar até tarde da noite e voltar a pé para o hotel sem problemas, mas lá eu tive que pegar um Uber (Saiba como andar de Uber no exterior) e, com isso, gastei uns 20 dólares.
O quarto não é dos mais confortáveis que já fiquei (em hostel) e tinha um cheiro de abafado forte por causa do carpete, mas tem o básico: cama beliche, armário para colocar as coisas com cadeado, tomada ao lado da cama, roupa de cama limpa e toalha de banho branquinha. O banheiro não era muito grande, mas ao lado da pia tinha uma tomada que facilitava na hora de arrumar o cabelo (levei meu secador). Não recomendo ficar em quartos com muita gente porque a bagunça é maior e também não gosto de quarto misto em hostel. Acabei não tirando foto do quarto, mas é exatamente como tá no site deles.
O café da manhã é incluído, e um dos melhores de hostels que eu já fiquei. No check-in você ganha um voucher por noite que ficará lá e troca na lanchonete (espia a foto aí embaixo). São três opções de bebidas: café, chá ou chocolate quente; um bagel, donut ou cereal e uma fruta (maça ou banana). Eu pegava o bagel e o hot chocolate que amo <3. Do outro lado da rua tem um mercadinho, pizzaria e outras opções de fast food. Ou seja, de fome ninguém morre!
A estação de metrô que fica a uma esquina do hostel é a 103 Broadway da Linha 1 (entenda como andar por NY nesse post aqui). De lá é tranquilinho chegar em Times Square, Quinta Avenida etc…
Outro ponto que achei bem legal foram as áreas em comum. Tem muito espaço para ficar fazendo nada, carregar o celular ou beber cerveja. O pátio interno do hostel é uma graça!
Vantagens de se hospedar no HI Hostel New York
– Chance de fazer amigos;
– Economia com alimentação: tem cozinha e, além disso, você pode pedir uma pizza ou comprar coisas no mercado para fazer um lanche no jardim;
– Facilidade para o viajante que não quer gastar muito (metrô pertinho);
– Café da manhã incluído e wi-fi liberado;
– Eles organizam passeios diários pelo Central Park, Harlem, Midtown etc (espia o calendário de atividades no site deles).
Anota ai:
Hi Hostel NYC
Site: hinewyork.org ou www.hihostels.com/pt
Endereço: 891, Amsterdam Avenue, Nova York (metrô 103 Broadway)
* Preços de junho de 2017
Leia também:
Dicas para quem vai viajar para Nova York pela primeira vez
Como conhecer e o que fazer em Belo Horizonte
Dez fotos que todo viajante tira por aí…e que você pode copiar