Viajar de trem pela Europa pode ser uma maneira bem mais rápida e barata de conhecer várias cidades. Bruxelas, na Bélgica, é um destino fácil de conhecer, e saindo de Paris, na França, a viagem é rápida e descomplicada. Você pode optar pelo trem Izy, o trem de baixo custo que faz a viagem em 2h25 custando a partir de 19 euros, ou o Thalys, trem de alta velocidade que faz o trajeto em 1h25, com passagens a partir de 29 euros.
A viagem de trem entre Paris e Bruxelas não tem controles de passaporte e, por isso, é só chegar na estação, achar seu trem no painel e embarcar. O Izy foi criado em 2016 pela Thalys, e a diferença é que ele usa a rede ferroviária comum na França e na Bélgica. Já o Thalys vai mais rápido porque é um trem de alta velocidade. Os dois operam nas mesmas estações, possuem padrões de conforto semelhantes. Em Paris a saída é de Gare de Nord, enquanto em Bruxelas a estação é Midi.
· Viaje pagando menos ·
Leitores do Diana Viaja têm 5% de desconto em qualquer seguro viagem na Segurospromo e 10% de desconto no chip de celular da EasySim4U para já chegar conectado na Europa.
Os bilhetes podem ser comprados com até 120 dias de antecedência. Para minha primeira viagem a Bruxelas optei pelo Izy, e a viagem foi confortável, agradável e super barata porque comprei o tíquete numa promoção, e saiu a 10 euros cada trecho. Geralmente, os bilhetes são mais baratos de terça a quinta-feira.
Leia também: Como é a viagem de trem Eurostar entre Paris e Londres
Como comprar passagens para o Izy
As passagens podem ser compradas pela internet com cartão de crédito internacional no site oficial da Izy. O site é bem fácil, e tem versão em Inglês, Francês e Holandês. Você recebe o bilhete pelo email, e é só salvar ou imprimir. Outra dica é baixar o aplicativo da Izy, e já deixar o bilhete salvo.
Lembrando que não é possível marcar o assento, então se você for viajar em família compre todos de uma vez se quiserem ir juntos. O trem é confortável, tem banheiros limpos, mas não tem wifi. A minha dica é levar lanchinhos e água para se você tiver fome durante o trajeto.
Você pode levar uma mala de peso máximo de 32kg (máximo 55 x 35 x 25 cm) e uma mala de mão de no máximo 10kg (máximo 36 x 27 x 5cm).
Mas é importante lembrar que em aviões o peso máximo da mala é de 23kg, e que em viagens de trem o próprio passageiro carrega sua bagagem para dentro da cabine. Ou seja, quanto maior o peso, maior o trabalho para arrastar malas.
· Dica de economia ·
Compre seus ingressos com antecedência porque Paris e Bruxelas são destinos europeus muito procurados, especialmente no verão. A Get Your Guide tem um site em português que permite que você compre ingressos para tours, passeios de barco, transfers e passes de museu com tranquilidade.
Como comprar bilhetes para o Thalys entre Paris e Bruxelas
O Thalys também vende passagens de trem entre Bruxelas e Paris pelo site oficial ou pela Rail Europe. Você recebe o bilhete pelo email, e é só salvar ou imprimir. O Thalys, além de ser mais rápido, oferece opções de conforto maiores. Você pode escolher o bilhete nas categorias standard, comfort e premium. A vantagem é que todos têm Wifi, tomada e, ainda, bar a bordo.
Você pode levar duas malas sem peso máximo definido (máximo de 75x53x30) e uma mala de mão de no máximo 10kg (máximo de largura de 27cm, 36 cm de altura e 15cm de profundidade). Lembrando mais uma vez que é o passageiro que carrega suas malas, e há espaços dentro do trem para a bagagem.
Chegada em Paris na Estação Gare du Nord
A estação Gare du Nord, localizada no norte de Paris, é bem movimentada, então cuidado com sua bolsa e itens pessoais. Lembrando que de lá você pode pegar um uber, um táxi ou mesmo várias linhas de metrô. Um lembrete importante é que em Paris as estações não costumam ter escadas rolantes.
Em Gare du Nord você pode pegar as linhas de metrô 4 e 5 ou o RER (trem) B, D e E. Contudo, a minha dica é que você leia esse post com dicas do que fazer; esse aqui com dicas de como andar de metrô, esse sobre como economizar e, ainda, as dicas de fugir de ciladas ao visitar a Torre Eiffel, o Museu D’Orsay e a Disneylândia.
Confira opções de hospedagem em Paris
Chegada na Estação Bruxelas Midi
A estação de trem Bruxelas Midi é uma das três principais da cidade, juntamente com Bruxelas Central e Bruxelas Nord. A chegada foi bem tranquila, e fui para meu hostel de metrô sem problemas numa sexta-feira pela manhã. A rede de metrôs da cidade é simples, tendo apenas seis linhas.
A minha dica é baixar o mapa da cidade no Google Maps (aprenda aqui) e, assim, nem precisar gastar internet ou se preocupar se ficar sem sinal. Ao sair do trem foi só segui as placas para pegar meu metrô até o centro. Fiquei hospedada no 2GO4 Bruxelas City Center, que é um hostel bem central. Eles têm também o 2Go4 Bruxelas Grand Place que é mais bem localizado ainda. Fui e voltei de metrô sem maiores preocupações.
Seja qual for sua escolha para viajar, fique de olho nas suas bagagens, não exagere no peso das malas e, claro, divirta-se muito nessas duas cidades lindas.
Leia também:
- O que levar na mala de viagem para o inverno na Europa
- Paris Saint-Germain: como comprar ingressos e ver um jogo em Paris
- Disney Paris: como ir, preços, ingressos e tudo que você precisa saber
- Agradeça ao feminismo por viajar sozinha
- Marselha: roteiro e dicas para conhecer a segunda maior cidade de França