Aldeia da rainha Versalhes

Aldeia da rainha Maria Antonieta em Versalhes

A última rainha da França foi Maria Antonieta e, claro, provavelmente você já ouviu falar dela quando estudou a Revolução Francesa na escola. Ela e o marido, o rei Luis XVI,  foram presos e guilhotinados dando fim a monarquia absolutista na França. Mas, dez anos antes disso, quando ainda moravam em Versalhes, ela organizou uma aldeia como uma pintura nos jardins do Petit Trianon que fica na mesma propriedade do Palácio de Versalhes.

Visitei a Aldeia da Rainha, ou Hameau de la reine, somente recentemente, e já passou a ser meu lugar favorito de Versalhes. Isso porque é lindo, tranquilo e tem uma beleza que contrasta com o luxo do Palácio de Versalhes.

Basicamente, para visitá-la você precisa ter um ingresso específico que custa 10 euros ou, então, comprar o ingresso integral para o Palácio de Versalhes e visitar tudo por 21,50 euros,  economizando uma graninha. Minha dica? Inclua no seu roteiro!

 

Aldeia de Maria Antonieta em Versalhes
Aldeia de Maria Antonieta em Versalhes: Um imperdível

O que é o Hameau de la reine?

O Hameau de la reine, ou Aldeia da Rainha em tradução para o português, foi criado entre 1783 e 1786 pelo arquiteto Richard Mique. A ideia da rainha Maria Antonieta era ter um lugar que fosse como a vida no campo e algo mais simples. Dessa maneira, casas foram criadas na beira do lago perto do Petit Trianon para o desfrute da rainha. Cada uma tinha uma função: granja, moinho, sala de jantar, laticínios etc.

Eu simplesmente fiquei apaixonada, e esse é agora meu lugar favorito de Versalhes. Dessa maneira, esqueça a Galeria dos espelhos, o quarto do rei ou o quarto da rainha. As casas/ fábricas simples e com seus jardins são lindos, e têm um ar de conto de fadas.

Maria Antonieta em Versalhes: Aldeia da Rainha
Maria Antonieta em Versalhes: Aldeia da Rainha

É daqueles lugares que você visita e fica pensando em toda a história. De como alguém precisou criar um refúgio para fugir do luxo e da corte. Você olha o ouro do palácio e as escadas de madeira das casinhas da Aldeia e imediatamente compara. E, no meu caso, se apaixona.chamada de Torre de Marlborough e ao lado há a leiteria. Havia também moinho, granja e, claro, a casa da rainha.

O lugar sobreviveu à Revolução Francesa, e Napoleão I o reformou em 1810, e deu de presente para sua esposa Maria-Louise da Áustria. Além disso, o interior da casa tem réplica dos móveis dessa época, mas só pode ser visto na visita guiada.

Casa de Maria Antonieta
Essa é a casa da rainha na Aldeia. O imóvel maior que parece ter saído de um conto de fadas

Maria Antonieta e os brioches

Além disso, preciso contar aqui também a grande fake news envolvendo Maria Antonieta? A frase: “Se não têm pão, comam brioches!”! A última rainha da França nunca falou isso!

Talvez você como eu tenha escutado na escola que essa frase teria sido dita por Maria Antonieta nos tempos de crise, mas a verdade é que a frase foi dita por uma outra princesa e bem antes da chegada de Maria Antonieta à França.

O episódio de uma princesa que despreza a fome dos camponeses foi citada por Jean-Jacques Rousseau num livro de confissões publicado em 1782, e conta o período de 1765 a 1769. Mas, Maria Antonieta só chegou a França em 1770, aos 14 anos, para casar com Luis XVI. Ou seja, a frase jamais poderia ter sido dita por ela. Então, quando visitar Versalhes e a casa da rainha, esqueça essa frase.

Faça um tour de bicicleta por Versalhes

Onde fica a Aldeia da Rainha em Versalhes?

A Aldeia da Rainha Maria Antonieta fica a cerca de 30 minutos a pé do Palácio de Versalhes, mas é dentro da mesma grande propriedade. A entrada é feita pelo Petit Trianon para as visitas guiadas ou, acessível, ainda, pelo Grand Trianon para a visita comum.

Se não estiver com vontade de andar, no jardim do Palácio de Versalhes você pode pegar o trenzinho, o chamado Petit Train, e ir até os outros dois palácios. Ele custa 8 euros ida e volta para adultos e 6,10 euros para visitantes de 11 a 18 anos ou grupos de 10 pessoas.

Petit Train em Versalhes
Petit Train de Versalhes: 8 euros ida e volta para o Grand Trianon e o Petit Trianon

Quanto tempo dura a visita a Aldeia da Rainha?

Minha dica principal é que você visite Versalhes com calma, dedicando, pelo menos, um dia para a propriedade. As vezes alguns leitores me perguntam se conseguem fazer Versalhes e a Torre Eiffel no mesmo dia, por exemplo. Possível é, mas você vai precisar correr.

Maria Antonieta Versalhes
Mais detalhes da casa de Maria Antonieta em Versalhes

Algumas agências de viagem levam os turistas a Versalhes pela manhã, e ao Museu do Louvre à tarde. Mas, se você quer verdadeiramente aproveitar a visita, reserve um dia inteiro para Versalhes.

Com dois dias você consegue visitar:

    • Palácio de Versalhes
    • Jardins do palácio e fontes musicais 
    • Grand Trianon
    • Petit Trianon
    • Aldeia da Rainha

O ingresso do Palácio de Versalhes com acesso integral custa 21,50€.

O Palácio de Versalhes recebe mais de 10 milhões de visitantes a cada ano, mas vale lembrar que apenas uma pequena parte dos 700 quartos estão abertos ao público, e a propriedade vai além do Palácio principal onde ficam os quartos da rainha, galeria do espelhos e outros lugares icônicos.

Eu visitei o Palácio de Versalhes algumas vezes até, finalmente, me aventurar até o domínio de Maria Antonieta. E, surpreendentemente, acho que agora esse é um dos meus lugares de Versalhes. Então, além de visitar o Palácio e os jardins, minha dica é que você se aventure até a Aldeia da Rainha, o Grand Trianon e o Petit Trianon se o seu roteiro permitir.

Se você precisar de inspiração, confira meu roteiro completo para cinco dias em Paris.

 Dica da Diana

Compre seus ingressos com antecedência porque Paris é um destino europeus muito procurados, especialmente no verão. A Get Your Guide tem um site em português que permite que você compre ingressos para tours, passeios de barco e, ainda, passes de museu com tranquilidade. 

Como comprar ingresso para o Palácio de Versalhes?

Há diferentes tipos de ingressos para o Versalhes, e a dica é comprar online para fugir da fila da bilheteria. Atualmente, com o coronavírus a bilheteria encontra-se fechada. Então, a única opção é comprar o ingresso online.

Os ingressos para Versalhes custam a partir de 19 euros, e a entrada é gratuita para menos de 18 anos e cidadãos europeus com menos de 26 anos. No Get Your Guide você pode comprar os diferentes tipos de ingresso, incluindo opções com guia.

Vale lembrar que o Paris Museum Pass inclui o ingresso para Versalhes, o Trianon e a Aldeia da Rainha . Então, quem tem o pass pode entrar diretamente sem passar pela bilheteria. Com ele você pode ir, por exemplo, ao Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Museu D’Orsay, entre outras 60 atrações.

Detalhe dos jardins da Aldeia de Maria Antonieta em Versalhes
Detalhe dos jardins da Aldeia de Maria Antonieta em Versalhes

 Como chegar ao Palácio de Versalhes?

Chegar em Versalhes é bem fácil, e você tem opções de trem e RER que saem das principais estações de Paris. O trajeto é feito em cerca de 40 min, e você não precisa se preocupar porque os trens saem a cada 15 ou 20 minutos.

A melhor opção é o RER C que hega à estação Versailles Château Rive Gauche, a menos de 10 minutos a pé para chegar ao castelo. Assim, basta sair da estação e seguir as placas.

Mas minha dica é que você consulte o aplicativo da RATP ou o Google Maps para verificar qual o trajeto mais rápido a partir do seu hotel.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Diana Viaja ✈️🌎 Blog de viagem (@dianaviaja) on

Da estação de Paris Montparnasse, os trens da SNCF chegam à estação de Versalhes Chantiers, localizada a 18 minutos a pé do Château. Mas de lá você pode pegar um ônibus para o castelo (linhas 1, 3 ou 4) e descer em préfecture.

Outra opção é da estação de trem Paris Saint Lazare, os trens da SNCF chegam à estação Versailles Rive Droite, localizada a 17 minutos a pé do Château. Ou de lá você pode pegar um ônibus para o castelo (linhas 1, 3 ou 4) e saltar em préfecture.

Lembrando que os tíquetes podem ser comprados em qualquer estação de metrô (3,65 euros), ou você pode usar seu passe Navigo ou Paris Visite (Saiba mais sobre os transportes de Paris).

Ou. ainda, se você preferir, a Civitatis oferece excursões saindo de Paris para Versalhes.

Melhor dia e horário para visitar Versalhes

Para fugir das multidões prefira visitar o Palácio de Versalhes assim que abrir às 9h ou no meio da tarde. Versalhes fica chegado às segundas-feiras, e domingo costuma ser o dia mais cheio. No Verão as filas podem demorar mais de duas horas.

No vídeo abaixo eu mostro como está a visita a Versalhes depois do coronavírus:

Horário de funcionamento do Château de Versailles:

      • Alta temporada (1º de abril a 31 de outubro): das 9h às 18h30
      • Baixa temporada (1º de novembro a 31 de março): das 9h às 17h30

Seja como for. programe bem sua visita: use roupas leves se for no verão ou esteja bem agasalhado no inverno. Além disso, leve lanches e, se tiver tempo, uma toalha para um piquenique nos jardins.

Boa visita,

Diana

 

Maria Antonieta em Versalhes
A Aldeia da Rainha já virou um dos meus lugares favoritos de Versalhes

Leia também:

Palácio de Versalhes: ingresso, dicas e horários

Dicas de Paris: tudo o que você precisa (e mais) para sua viagem

Museu do Louvre: como comprar ingressos e fugir de ciladas

Túmulo de Napoleão Bonaparte no Les Invalides, em Paris

 

Deixe uma resposta