
A Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais icônicos do mundo. Além de ser um símbolo de liberdade, democracia e esperança. Localizada na Liberty Island, em Nova York, ela atrai milhões de visitantes todos os anos. E é claro que eu incluí uma passada por lá no meu roteiro de Nova York.
Se você está planejando visitar Nova York, com certeza vai querer incluir a Estátua da Liberdade no seu roteiro. Para te ajudar a planejar sua visita, preparei esse guia completo. Ou seja, como chegar, o que fazer, quanto custa e muito mais.
Atualmente, os ingressos custam 25 dólares, mas se você comprar o Nova York City Pass pode economizar até 50%. Isso porque ele oferece entrada para diversas atrações por um preço fixo. Incluindo, claro, o acesso à Liberty Island e ao Museu da Estátua da Liberdade.

- História da Estátua da Liberdade
- Como chegar na Estátua da Liberdade
- Quanto custa visitar a Estátua da Liberdade

Qual a história da Estátua da Liberdade?
A Estátua da Liberdade foi um presente da França aos Estados Unidos, em comemoração à aliança entre os dois países. Além disso, ela é um símbolo da liberdade e da democracia.
Inaugurada em 1886, ela foi projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi. Já a estrutura interna foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel. Isso mesmo, o mesmo que projetou a Torre Eiffel em Paris.
A estátua representa a deusa romana Libertas, segurando uma tocha em sua mão direita, que simboliza a luz da liberdade. Já na mão esquerda ela tem a tábua com a data da Declaração de Independência dos Estados Unidos (4 de julho de 1776).
A coroa da estátua possui sete pontas. Cada uma representar os sete mares e os sete continentes. Já as 25 janelas simbolizam as joias.

Como chegar à Estátua da Liberdade
A Estátua da Liberdade está localizada na Liberty Island, uma pequena ilha em Nova York. A única forma de chegar lá é através de barco (ferry).
Você pode pegar o ferry em Battery Park, no sul de Manhattan, ou em Liberty State Park, em Nova Jersey.
Quanto custa e como comprar ingressos para a Estátua da Liberdade?
Existem diferentes tipos de ingressos para visitar a Estátua da Liberdade. O ingresso básico dá acesso à ilha e ao museu da estátua. Se você quiser subir ao pedestal, precisará comprar um ingresso separado.
E se você for corajoso o suficiente para subir até a coroa, terá que reservar seu ingresso com antecedência, pois as vagas são limitadas. Na última vez que olhei, só tinha ingresso disponível com mais de 1 mês de antecedência.
Os preços dos ingressos variam dependendo do tipo de acesso que você escolher. O ingresso básico custa 25,80 dólares.
Ingressos até 40% mais barato com o NY Citty Pass
Se você quer economizar ao visitar a Estátua da Liberdade, minha dica é comprar o NY CityPASS. Ele te dá acesso a várias atrações com um preço fixo, incluindo a Estátua da Liberdade.
Sendo assim, ao invés de comprar ingressos separados para cada lugar, o NY CityPASS é a solução. Isso porque ele inclui os pontos turísticos mais famosos com um desconto que faz toda a diferença no seu bolso.
Depois de comprar seu passe, reserve o ingresso para o State City Cruise. Algumas atrações do passe não precisam de reserva, mas o ferry precisa porque é bastante disputado, incluindo no verão.
Statue City Cruises: Embarque no Battery Park
Os barcos para a Estátua da Liberdade da Statue Cruises saem de Manhattan diariamente a partir de 9h30. As saídas são a cada 20 ou 30 minutos. A bilheteria fica no Castle Clinton National Monument ali pertinho. Mas minha dica é comprar antecipado porque aí você vai direto ao ponto de embarque sem estresse.
O acesso ao Battery Park é fácil via transporte público, incluindo as principais linhas de metrô. A segurança é como de aeroporto, mas cheguei antes do meu horário marcado e já embarquei diretamente sem problemas. Não há lugar marcado, e minha dica é ir na parte superior para apreciar a vista. A viagem demora cerca de 20 minutos.

O que fazer na Estátua da Liberdade?
Ao chegar na Liberty Island, você poderá visitar o museu da estátua e passer pela ilha. O museu conta a história da sua construção e o seu significado. Achei muito interessante.
Em seguida, você pode subir ao pedestal para ter uma vista panorâmica da cidade de Nova York. E se você tiver um ingresso para a coroa, poderá subir até lá para ter uma vista ainda mais incrível.
Além disso, você poderá caminhar pela ilha, tirar fotos da estátua e apreciar a paisagem. Na ilha tem uma lanchonete e, ainda, uma loja com muitos souvenirs bacanas.
O passeio de barco até a Estátua da Liberdade também inclui uma visita á Ellis Island. A ilha abriga o Museu da Imigração, que conta a história dos imigrantes que chegaram aos Estados Unidos.
Vale a Pena visitar a Estátua da Liberdade?
Sim! Isso porque visitar a Estátua da Liberdade é uma experiência única. Assim como visitar grande monumentos como a Torre Eiffel, em Paris, ou o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Para mim, é aquele tipo de passeio que precisa ser feito pelo menos uma vez na vida. Mas eu confesso que já fui na Estátua da Liberdade 3 vezes.
Além de ser um símbolo dos EUA, a estátua é uma oportunidade sobre aprender sobre a história dos Estados Unidos. E, claro, ter uma vista incrível da cidade de Nova York.
Se você está planejando uma viagem a Nova York, vale a pena incluir a Estátua da Liberdade no seu roteiro. Outra atração que acho imperdível é o Summit One Nova York que tem uma vista linda da cidade.
Dicas para sua visita à Estátua da Liberdade
- Compre seus ingressos com antecedência e economize com o City Pass
- Use roupas e sapatos confortáveis, pois você terá que caminhar bastante.
- Se a visita for no inverno, vá bem agasalhado porque costuma ventar bastante no barco e na ilha
- Leve água e lanche, pois as opções de alimentação na ilha são limitadas.
- Reserve tempo suficiente para visitar a ilha e o museu com calma.
- Depois de visitar a Estátua você pode passear por Wall Street
Boa viagem,
Diana