
O Atomium, em Bruxelas, é uma das atrações imperdíveis da Bélgica. Criado para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958, ele é um monumento é lindíssimo e surpreendente. Além disso, atualmente é considerado um dos símbolos do país, e uma das atrações mais visitadas.
Além de contemplá-lo de longe, você pode subir ao topo para observar a vista 360 graus e, ainda, ver as exposições nas esferas para saber mais sobre sua história.
Como comprar ingressos
Com seus 102 metros de altura, o Atomium tem oit0 andares. Você visita seis andares de escada e escada rolante, mas para o sétimo a subida é feita de elevador. A minha dica é comprar os ingressos antecipadamente e, ainda, ir nos horários de menor movimento. A entrada custa 16,95 euros para os adultos.
Se você comprar o Brussels Card tem 25% de desconto na entrada na bilheteria. Crianças com menos de 1m15 não pagam. Estudantes (com identificação) e adolescentes (até 17 anos) pagam 8 euros. Já idosos (acima de 65 anos) pagam 13 euros.

Horário de funcionamento do Atomium
O Atomium funciona diariamente das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h30). No dias 24 e 31 de dezembro ele funciona das 10h às 16h, e no dia 25 de dezembro e 1 de janeiro das 12h às 18h.
Os melhores horários para a visita, segundo a própria administração do monumento, são de 12h30 às 14h e, ainda, depois das 16h. Para a minha visita eu cheguei lá às 16h.
Mas embora não tenha encontrado muita gente nas exposições, a fila para subir ao topo demorou cerca de uma hora.. No 8º andar fica o Restaurante Atomium que funciona até as 17h.

O que é o Atomium e seu significado?
Assim como a Torre Eiffel, o Atomium foi criado para uma exposição mundial, e não deveria ter ficado em pé por tantos anos. Mas agora não podemos mais imaginar a Europa sem eles. Ele simboliza o poder da energia atômica, que, em 1958, era destinada a fins pacíficos.

Atualmente, ele nos convida a refletir sobre o futuro que queremos. Ele simboliza também a vontade de vivermos num mundo democrático e pacífico. Além disso, a fé na modernidade e na tecnologia que traz uma vida melhor para toda a humanidade.
O monumento passou por uma restauração no ano de 2006, o que atraiu ainda mais visitantes, tornando-o um verdadeiro ícone da Bélgica. Além disso, ele é o único local que oferece uma vista panorâmica de 360 graus das cidades belgas. Nos dias mais claros é possível ver até o porto de Antuérpia.

Como chegar?
O Atomium fica a cerca de 40 minutos da Grand Palace, mas é bem fácil de chegar até ele. A estação de metrô Heizel, da linha 6, fica a 500 metros da Esplanada do Atomium com cerca de 7 minutos de caminhada.
Vale a pena visitar o Atomium?
O Atomium está para a Bélgica, assim como a Torre Eiffel está para a França ou Cristo Redentor para o Brasil. Mas se só a importância não é motivo suficiente, acrescente a isso a beleza arquitetônica, o visual do lugar ou, ainda, a possibilidade de estar num lugar que convida a sonhar.
O Atomium, na verdade, é um sonho da mente do engenheiro André Waterkeyn e dos arquitetos André e Jean Polak. Em suma, vale muito a pena!
Boa visita!!
[…] a uns 30 minutos da Grand Palace ele pode ser visitado diariamente, e os ingressos custam 15 euros. Confira aqui o post com todas as dicas sobre o Atomium, e veja o que espera do monumento que é como a Torre Eiffel da […]