Ícone do site Diana Viaja

Arco do Triunfo: ingresso, horário e dicas para subir o monumento

O Arco do Triunfo é, ao lado da Torre Eiffel, um dos grandes símbolos da França. É aquele monumento nacional que, com certeza, precisa entrar no seu roteiro por Paris. O ingresso custa 13€, e você pode visita-lo de longe, na Avenida Champs-Élysées ou subir ao topo para ter uma vista linda da cidade.

Demorei muito tempo para tomar coragem de subir os 284 degraus, mas finalmente subi (e sobrevivi) para contar a experiência aqui no Diana Viaja. Minha dica é ir com preparo físico e, claro, disposição para os degraus. A visita demora cerca de 40 minutos se você  comprar os ingressos antecipadamente, e é aquele programa que vale para toda a família.

Arco do Triunfo tem um terraço com uma das melhores vistas de Paris

Como comprar ingresso para o Arco do Triunfo?

Os ingressos custam 13 euros, e você pode comprar na bilheteria que fica na entrada do monumento, acessível pela estação do metrô Charles-de-Gaulle Étoile. Contudo, tem sempre muita gente a minha dica é comprar o ingresso do Arco do Triunfo antecipado porque é exatamente o mesmo preço.

Além disso, leitores do Diana Viaja contam com 5% de desconto para comprar o ingresso do Arco do Triunfo com a Tiqets.

Menores de 18 anos não pagam, e para quem tem entre 18 e 25 anos custa 9 euros. Além disso, cidadãos europeus com menos de 26 anos também não pagam.

Além disso, uma dica para economizar com os ingressos das atrações em Paris é comprar o Paris Museum Pass. Ele custa a partir de 53 euros para 2 dias, e você pode ir ao Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Museu D’Orsay, entre outras 60 atrações só com esse ingresso.

Leia também: Torre Montparnasse: como comprar ingressos e aproveitar a visita

Horário de funcionamento do Arco do Triunfo:

O monumento fica fechado no seguintes dias: 1° de janeiro, 1° de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho, 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.

Como chegar ao Arco do Triunfo?

O Arco do Triunfo fica na Praça Charles-de-Gaulle que reúne 12 avenidas, incluindo a Avenida Champs-Élysées. É também chamada Étoile (estrela em Francês) pelo formato que a praça tem.  Você pode chegar lá de metrô (linhas 1, 2 e 6, na estação Charles-de-Gaulle-Etoile), RER (linha A, estação Charles-de-Gaulle-Etoile) ou de Ônibus (linhas 22, 30, 31, 52, 73 e 92).

Lembrando, ainda, que você não deve atravessar as avenidas para chegar ao Arco do Triunfo. A entrada é feita pelo subsolo na estação do metrô. Se você quiser planejar bem seu dia, a minha dica é que você veja meu roteiro para cinco dias em Paris.

O acesso ao Arco do Triunfo é feito pelo subsolo

Leia também: Quanto custa viajar para Paris (e como economizar)

Torre Eiffel vista do Arco do Triunfo

Arco do Triunfo – história

Ele foi encomendado em 1806 por Napoleão Bonaparte para fazer uma homenagem ao Grande Exército (Grande Armée) após a vitória na Batalha de Austerlitz contra o exército austro-russo em 1805.

A construção do Arco do Triunfo durou 30 anos, de 1806 a 1836. Ou seja, Napoleão nem chegou a ver o Arco pronto porque ele morreu em 1821 na Ilha de Santa Helena. O arquiteto Jean-François Chalgrin se inspirou no Arco romano de Tito para a obra, mas fez algo ainda mais grandioso. O Arco do Triunfo de Paris tem cerca de 50 m de altura, 45 m de comprimento e 22 m de largura.

O túmulo do soldado desconhecido fica na base do Arco do Triunfo

Ele foi inaugurado pelo pelo rei francês Louis-Philippe, que o dedicou aos exércitos da Revolução e do Império. Desde então, virou um símbolo das vitórias francesas e palco dos principais eventos do país. Após a 1ª Guerra Mundial, o Arco do Triunfo recebeu o túmulo do soldado desconhecido. Ele fica bem no meio do arco, e tem sempre flores como forma de homenagem.

A chama da memória, acesa em 11 de novembro de 1923, é acesa todos os dias numa cerimônia às 18h30.Vale lembrar que durante a Grande Guerra mais de 1,5 milhão de franceses morreram.

O Arco do Triunfo é um dos símbolos da França

Vale a pena subir no Arco do Triunfo?

Se você já visitou tudo que queria em Paris e tem tempo na cidade, vale a pena! Mas se você tem pouco tempo em Paris pode ser melhor visita-lo somente de baixo. Ou seja, você precisará avaliar seu roteiro para saber se vale a pena. E, claro, o principal é decidir se está  disposto a subir os 284 degraus.

A escada é em formato de espiral, mas não foi impossível subir. Mas, preciso confessar que, morando em Paris, subir escadas é algo normal porque são poucos os lugares que têm elevador. São 284 degraus até o topo, mas antes de chegar ao terraço você para em dois andares onde há banheiros, uma espécie de museu que conta a história do monumento e uma loja de souvenirs.

Elevador no Arco do Triunfo

Pessoas com mobilidade reduzida e idosos podem pegar o elevador. Mas ele leva somente até a sala onde há exibições e, de lá são mais 46 degraus até o topo.

São 284 degraus até o terraço do Arco do Triunfo

A vista é bonita, mas não achei surpreendente. O mais legal é ver todas as avenidas se juntando aos pés do arco na Place Étoile. De lá você consegue observar a Torre Eiffel, a Basílica de Sacré-Cœur, o Grande Arco de La Defense e ainda o Museu do Louvre e a Notre Dame.

O Grande Arco de La Defense pode ser visto do Arco do Triunfo
A Torre Eiffel vista a partir do Arco do Triunfo
A Basílica de Sacré-Cœur em Montmartre

Seja como for, visitar o Arco do Triunfo foi uma experiência interessante e valeu a pena. Seria mais bonito se não tivessem tantas grades, mas a vista ainda continua sendo Paris. Tirei a foto abaixo para mostrar como é  por lá, e o que você deve esperar. Mas minha dica para observar Paris do alto ainda é ir a Torre Eiffel ou até a Torre Montparnasse que são atrações pagas. Mqs para ver Paris do alto gratuitamente a dica é ir no terraço da Galeria Lafayette, no terraço da Printemps ou na Basílica de Sacré Cœur.

Aproveite!!



Mais dicas de viagem

Sair da versão mobile