Arco do Triunfo: ingresso, horário e dicas para subir o monumento

O Arco do Triunfo é, ao lado da Torre Eiffel, um dos grandes símbolos da França. É aquele monumento nacional que, com certeza, precisa entrar no seu roteiro por Paris. O ingresso custa 13€, e você pode visita-lo de longe, na Avenida Champs-Élysées ou subir ao topo para ter uma vista linda da cidade.

Demorei muito tempo para tomar coragem de subir os 284 degraus, mas finalmente subi (e sobrevivi) para contar a experiência aqui no Diana Viaja. Minha dica é ir com preparo físico e, claro, disposição para os degraus. A visita demora cerca de 40 minutos se você  comprar os ingressos antecipadamente, e é aquele programa que vale para toda a família.

Arco do Triunfo
Arco do Triunfo tem um terraço com uma das melhores vistas de Paris

Como comprar ingresso para o Arco do Triunfo?

Os ingressos custam 13 euros, e você pode comprar na bilheteria que fica na entrada do monumento, acessível pela estação do metrô Charles-de-Gaulle Étoile. Contudo, tem sempre muita gente a minha dica é comprar o ingresso do Arco do Triunfo antecipado porque é exatamente o mesmo preço.

Além disso, leitores do Diana Viaja contam com 5% de desconto para comprar o ingresso do Arco do Triunfo com a Tiqets.

Menores de 18 anos não pagam, e para quem tem entre 18 e 25 anos custa 9 euros. Além disso, cidadãos europeus com menos de 26 anos também não pagam.

Além disso, uma dica para economizar com os ingressos das atrações em Paris é comprar o Paris Museum Pass. Ele custa a partir de 53 euros para 2 dias, e você pode ir ao Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Museu D’Orsay, entre outras 60 atrações só com esse ingresso.

Leia também: Torre Montparnasse: como comprar ingressos e aproveitar a visita

Horário de funcionamento do Arco do Triunfo:

  • De 2 de janeiro a 31 de março: 10h às 22h30
  • Já de 1° de abril a 30 de setembro: 10h às 23h
  • De 1° de outubro a 31 de dezembro: 10h às 22h30

O monumento fica fechado no seguintes dias: 1° de janeiro, 1° de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho, 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.

Como chegar ao Arco do Triunfo?

O Arco do Triunfo fica na Praça Charles-de-Gaulle que reúne 12 avenidas, incluindo a Avenida Champs-Élysées. É também chamada Étoile (estrela em Francês) pelo formato que a praça tem.  Você pode chegar lá de metrô (linhas 1, 2 e 6, na estação Charles-de-Gaulle-Etoile), RER (linha A, estação Charles-de-Gaulle-Etoile) ou de Ônibus (linhas 22, 30, 31, 52, 73 e 92).

Lembrando, ainda, que você não deve atravessar as avenidas para chegar ao Arco do Triunfo. A entrada é feita pelo subsolo na estação do metrô. Se você quiser planejar bem seu dia, a minha dica é que você veja meu roteiro para cinco dias em Paris.

Arco do Triunfo
O acesso ao Arco do Triunfo é feito pelo subsolo

Leia também: Quanto custa viajar para Paris (e como economizar)

Torre Eiffel vista do Arco do Triunfo

Arco do Triunfo – história

Ele foi encomendado em 1806 por Napoleão Bonaparte para fazer uma homenagem ao Grande Exército (Grande Armée) após a vitória na Batalha de Austerlitz contra o exército austro-russo em 1805.

A construção do Arco do Triunfo durou 30 anos, de 1806 a 1836. Ou seja, Napoleão nem chegou a ver o Arco pronto porque ele morreu em 1821 na Ilha de Santa Helena. O arquiteto Jean-François Chalgrin se inspirou no Arco romano de Tito para a obra, mas fez algo ainda mais grandioso. O Arco do Triunfo de Paris tem cerca de 50 m de altura, 45 m de comprimento e 22 m de largura.

Arco do Triunfo ingresso
O túmulo do soldado desconhecido fica na base do Arco do Triunfo

Ele foi inaugurado pelo pelo rei francês Louis-Philippe, que o dedicou aos exércitos da Revolução e do Império. Desde então, virou um símbolo das vitórias francesas e palco dos principais eventos do país. Após a 1ª Guerra Mundial, o Arco do Triunfo recebeu o túmulo do soldado desconhecido. Ele fica bem no meio do arco, e tem sempre flores como forma de homenagem.

A chama da memória, acesa em 11 de novembro de 1923, é acesa todos os dias numa cerimônia às 18h30.Vale lembrar que durante a Grande Guerra mais de 1,5 milhão de franceses morreram.

Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo é um dos símbolos da França

Vale a pena subir no Arco do Triunfo?

Se você já visitou tudo que queria em Paris e tem tempo na cidade, vale a pena! Mas se você tem pouco tempo em Paris pode ser melhor visita-lo somente de baixo. Ou seja, você precisará avaliar seu roteiro para saber se vale a pena. E, claro, o principal é decidir se está  disposto a subir os 284 degraus.

A escada é em formato de espiral, mas não foi impossível subir. Mas, preciso confessar que, morando em Paris, subir escadas é algo normal porque são poucos os lugares que têm elevador. São 284 degraus até o topo, mas antes de chegar ao terraço você para em dois andares onde há banheiros, uma espécie de museu que conta a história do monumento e uma loja de souvenirs.

Elevador no Arco do Triunfo

Pessoas com mobilidade reduzida e idosos podem pegar o elevador. Mas ele leva somente até a sala onde há exibições e, de lá são mais 46 degraus até o topo.

Arco do Triunfo ingresso
São 284 degraus até o terraço do Arco do Triunfo

A vista é bonita, mas não achei surpreendente. O mais legal é ver todas as avenidas se juntando aos pés do arco na Place Étoile. De lá você consegue observar a Torre Eiffel, a Basílica de Sacré-Cœur, o Grande Arco de La Defense e ainda o Museu do Louvre e a Notre Dame.

Arco do Triunfo
O Grande Arco de La Defense pode ser visto do Arco do Triunfo
Arco do Triunfo dicas
A Torre Eiffel vista a partir do Arco do Triunfo
A Basílica de Sacré-Cœur em Montmartre

Seja como for, visitar o Arco do Triunfo foi uma experiência interessante e valeu a pena. Seria mais bonito se não tivessem tantas grades, mas a vista ainda continua sendo Paris. Tirei a foto abaixo para mostrar como é  por lá, e o que você deve esperar. Mas minha dica para observar Paris do alto ainda é ir a Torre Eiffel ou até a Torre Montparnasse que são atrações pagas. Mqs para ver Paris do alto gratuitamente a dica é ir no terraço da Galeria Lafayette, no terraço da Printemps ou na Basílica de Sacré Cœur.

Aproveite!!

Arco do Triu


Mais dicas de viagem

6 comentários sobre “Arco do Triunfo: ingresso, horário e dicas para subir o monumento

  1. Olá boa tarde Diana td bem?
    Vc acha interessante subir no Arco do Triunfo com um guia ou considera desnecessário? Acha que faria diferença ou lá em cima só tem mesmo a vista que dispensa minha ida com a guia?
    Obrigada pelas dicas!

  2. Olá, tudo bem? Consegue me tirar uma dúvida referente a entrada com menores de 18 anos, crianças brasileiras? Estou indo em agosto, vou comprar ingresso pra mim, mas meus sobrinhos tem 15 e 17 anos.
    Como faço para adiquirir o ingresso para as crianças?
    Grato
    Danilo Dacol

Deixe uma resposta