Se tem um lugar que une a paixão pelo futebol e uma experiência imersiva é no Museu da Fifa em Zurique, na Suíça. Aberto em 2016, ele é uma das atrações imperdíveis da cidade, especialmente para quem gosta de futebol.
O ingresso para o Museu da Fifa pode ser comprado online para garantir sua visita. Atualmente, custa 25,43€ para adultos. Para crianças entre 7 e 15 anos o ingresso custa 14,80€. Já os menores de 6 anos não pagam.
A experiência no museu vai além de admirar troféus lendários e uniformes históricos. Com tecnologia de ponta, os visitantes têm a oportunidade de participar ativamente, desde testar suas habilidades em simuladores de cobranças de pênaltis até reviver momentos épicos de partidas em telas interativas.
Além disso, o legal é que o Museu da Fifa tem uma área dedicada ao futebol feminino.
O que esperar da visita ao Museu da Fifa
O museu conta a história do futebol mundial, desde suas origens até os dias atuais. Separa, pelo menos, 2 horas para ver tudo. A visita está dividida em 3 partes:
A primeira parte da visita conta a história do futebol da antiguidade até o início do século XX. Nessa parte há exposições sobre os primeiros jogos de futebol, as primeiras regras do jogo e, ainda, as primeiras Copas do Mundo.
Já a segunda parte enfoca na história da Copa do Mundo. É nessa parte. que podemos ver o troféu original da Copa do Mundo. Além disso, tem uniformes históricos de diferentes equipes e vídeos de grandes momentos das Copas.
Finalmente, a terceira parte explora o futuro do futebol. Ou seja, fala sobre as novas tecnologias no futebol, a inclusão no futebol e a sustentabilidade no futebol. O museu é interativo e tem exposições que usam vídeos, animações e jogos para contar a história do futebol.
Uma das delícias de visitar Zurique, na Suíça, é ter a oportunidade de conhecer a Fábrica da Lindt, ou seja, o museu interativo Lindt Home of Chocolate. A visita é imperdível e, o melhor, com direito à degustação ilimitada dos mais variados chocolates com um ingresso que custa 15 francos suíços.
Ao chegar na porta da fábrica da Lindt & Sprüngli você já vai sentir o cheiro de chocolate da rua! Então, ao entrar no museu há já no hall de entrada uma fonte de chocolate de 9 metros de altura.
Ingresso para a visita da fábrica da Lindt
Os ingressos para a fábrica da Lindt em Zurique custam 15 francos suíços para adultos. Jovens pagam 10 francos e crianças até 7 anos não pagam. Além disso, há desconto para estudantes.
A recomendação da Lindt é que você reserve seu horário online porque a demanda é bem grande.
A fábrica da Lindt funciona das 10h às 18h, mas o último horário é às 17h. A saber que você pode ficar na exposição o tempo que quiser, mas é preciso respeitar o horário de entrada.
Eu fiquei cerca de 2h30 na Lindt porque depois de visitar o museu interativo, passei na loja para comprar chocolates e, ainda, no café para fazer um lanche.
A fábrica da Lindt é uma atração imperdível em Zurique na Suíça
Como é a visita à fábrica da Lindt?
A visita é interativa e auto-guiada. Ou seja, você vai passando pelas salas e pode ficar o tempo que desejar ouvindo as histórias e comendo chocolate.
Primeiramente, ao entrar você pega um áudio guia e, então, deve encostá-lo no respectivo painel para ativá-lo no idioma desejado. Há opções de áudio guia em Alemão, Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Mandarim. Contudo, infelizmente, o português não está disponível.
Suba as escadas ou pegue o elevador para acessar o Chocolate Tour. Se você comprou seu bilhete online, basta encostá-lo na roleta para entrar. Lembre-se que se o seu bilhete é às 13h, por exemplo, você tem até o horário seguinte (13h30) para entrar.
A fábrica da Lindt em Zurique
Cultivo do cacau e história
O tour começa falando do cultivo do cacau. Descubra mais sobre o fruto e suas plantações. Além disso, veja como os produtores da Lindt trabalham em Gana. Em seguida, veja como o chocolate já era utilizado pelos povos da América Central e, ainda, como foi levado para a Europa.
Pioneiros suíços
O tour revela, ainda, como a Suíça se tornou um país referência em chocolates mesmo sem ter um pé de cacau. Entenda como François-Louis Cailler, Henri Nestlé, Theodor Tobler, David Sprüngli e Rodolphe Lindt ajudaram a revolucionar a indústria do chocolate suíço com suas invenções e descobertas.
Rodolphe Lindt, por exemplo, foi quem inventou a técnica de conchagem que deixou o chocolate mais cremoso quase derretendo. Antes disso, as barras de chocolate eram duras e amargas.
As fontes onde é possível degustar chocolate
Degustação ilimitada
Depois de aprender mais sobre a história, é hora de degustar os chocolates da Lindt. Essa é, claro, minha parte favorita do tour. Há fontes de chocolate onde você pode degustar com uma colher.
Depois uma máquina solta tabletes de chocolate para que você tente adivinhar o sabor. Por fim, há diversos bombons de chocolate Lindt à disposição para degustação (eu peguei alguns para levar para casa também).
O tour termina com uma espiadinha na planta piloto pelas janelas panorâmicas. Veja um pouco do que acontece na fábrica de verdade. Após o tour você ainda pode visitar a loja da Lindt para comprar chocolates e, ainda, o café. Experimentei o waffle e, ainda, o sorvete que estavam deliciosos!
Ao menos que você não goste de chocolate, a resposta para essa pergunta é sempre: SIM e muito. O tour em si não é muito impressionante para quem já conhece a história do chocolate, mas é bem interessante.
Isso porque ele conta a história do chocolate e de como os suíços viraram referência em chocolate.
No fim do tour, há uma loja para comprar chocolates da Lindt
Como chegar na fábrica da Lindt
A Fábrica da Lindt fica na beira do lago de Zurique, mas um pouco afastada do centro turístico de Zurique. Você consegue ir até lá com o ônibus 165 que sai de Bürkliplatz.
Se você estiver na área da rua Bahnhofstrasse, por exemplo, você pode andar 5 a 10 minutos até Bürkliplatz ou pode pegar o tramway 8 até Bürkliplatz para pegar o ônibus.
O trajeto de Bürkliplatz até a fábrica dura 12 minutos, e o ponto é Kilchberg ZH, Lindt & Sprüngli. A fábrica da Lindt fica na 204 Seestrasse, Zurique.
Bem-vindos! Meu nome é Diana Figueiredo. Sou jornalista, amo viajar e já visitei 21 países. Moro em Paris, na França, e aqui você aprende a economizar em viagens e a viajar sem ciladas!