Antes de fazer uma viagem internacional é sempre importante contratar um seguro viagem, ainda mais com o mundo todo preocupado com uma possível pandemia causada pelo recém-descoberto novo coronavírus, o chamado Covid-19. Além disso, em alguns países como os da União Europeia, ter seguro viagem é obrigatório para os turistas.
Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem em caso de uma doença como o coronavírus? Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, neste post vamos te explicar melhor como funciona o seguro viagem.
Seguro viagem é imprescindível
Tem dúvidas sobre como o novo coronavírus pode afetar sua viagem para a Europa e os Estados Unidos? Inicialmente, não há motivo para cancelar suas reservas de passagens aéreas e hotéis. Neste primeiro momento, turistas não precisam adiar os planos.
Porém, o seguro viagem se torna ainda mais imprescindível para aproveitar seus passeios sem transtornos desnecessários.
Nos países da União Europeia, o seguro viagem é exigido dos turistas. Nos Estados Unidos, a contratação não é obrigatória, mas altamente recomendada porque qualquer serviço médico no país custa muito caro – centenas de dólares uma simples consulta. O país está se preparando para uma pandemia do novo coronavírus e, independentemente disso, cobra muito caro por atendimento médico.
Então, a dica mais valiosa é: sempre contrate um seguro viagem quando for para destinos internacionais.
Cobertura do seguro viagem em caso de coronavírus
Na hora de contratar um seguro viagem com cobertura para o novo coronavírus, ler atentamente o contrato é fundamental. Apenas para exemplificar: na plataforma Seguros Promo, em que eu faço a comparação e contratação de seguro viagem, todos as operadoras de seguro cobrem apenas o atendimento emergencial até o diagnóstico da doença.
Mas fique atento e verifique com o seu seguro, geralmente, epidemias e pandemias são riscos excluídos dessas apólices de seguro viagem. Então, cancelamento de viagem ou outras coberturas podem depender disso. Verifique bem as cláusulas antes de comprar.
Por isso, se quiser ter a garantia de atendimento internacional em caso de ter contato com o novo coronavírus, o viajante deve tirar todas as dúvidas com a seguradora antes da viagem. Além do atendimento médico inicial, podem estar previstas acomodação e remarcação da passagem aérea para o Brasil.
Após surtos anteriores, como a Síndrome respiratória aguda grave (sars), Ebola e Zika, as seguradoras se tornaram mais cautelosas quanto às regras de atendimento em situações de epidemias de vírus.
De toda forma, ainda que a cobertura não esteja prevista no contrato, o passageiro que sentir algum sintoma do coronavírus deve entrar em contato com a seguradora contratada para obter mais informações sobre como proceder.
Garanta seu desconto no Seguro viagem
com o cupom DIANAVIAJA5
Seguro viagem internacional e Coronavírus
Como vimos, não necessariamente o seguro viagem conta com cobertura para o novo coronavírus. Entretanto, a contratação do serviço continua sendo essencial para quem quer evitar diversos transtornos durante uma viagem internacional.
Emergência médica, emergência odontológica, extravio de bagagem, atraso e cancelamento de voos são alguns problemas que todo viajante corre risco de enfrentar, com muito mais probabilidade que sofrer uma infecção por coronavírus.
Todas essas situações indesejadas possuem cobertura na maioria dos seguros viagem. Por essa razão, mesmo nos destinos em que a contratação não é exigida pela imigração, a recomendação é só viajar com um seguro viagem.
Para escolher o melhor seguro viagem, a dica é comparar as assistências oferecidas, quais os valores de cobertura e o melhor custo-benefício de acordo com o perfil da sua viagem e seu orçamento. Sem sombra de dúvidas, o gasto com seguro viagem é muito menor do que as despesas extras em casos de imprevistos durante uma viagem internacional.
Não esqueça: idosos, gestantes e viajantes que vão praticar esportes no país de destino devem procurar coberturas específicas.
Coronavírus e seguro viagem do cartão de crédito
Muitos consumidores optam pelo seguro viagem do cartão de crédito. Nesse caso, antes da viagem, é preciso entrar em contato com a central de atendimento para conferir se há cobertura para casos de epidemia, como o coronavírus.
Seguro viagem na Europa
Na Europa, o seguro viagem é obrigatório para quem visita qualquer um dos 26 países signatários do Tratado de Schengen. O valor mínimo exigido é de 30 mil euros de cobertura. Isso significa que sua entrada pode ser recusada, se você não tiver feito o seguro com esse valor previsto. Em países como França, Alemanha e Portugal, por exemplo, o seguro é uma exigência.
Saiba como escolher seu seguro viagem para a Europa
Seguros promo
Eu sempre uso o Seguros Promo para comparar seguro viagem e ver quais atendem minhas necessidades. A contratação é super prática e segura, com pagamento por cartão de crédito, transferência bancário ou boleto. E, assim, é fundamental, ler o que cada um oferece>
O site Seguro Promo oferece desconto para leitores do blog. Para isso, basta acessar o site do Seguros Promo e garantir 5% de desconto com o cupom DianaViaja5 que é válido durante todo ano. Além disso, os leitores têm mais 5% de desconto se pagarem com boleto bancário.
Garanta seu desconto no Seguro viagem
com o cupom DIANAVIAJA5
O que é o coronavírus ou Covid-19?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China, e provoca a doença chamada de novo coronavírus (COVID-19). O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 26/2/2020, em São Paulo. O paciente apresentou os sintomas após viajar para a Itália, em fevereiro.
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como espirro e tosse. O vírus também pode ser transmitido por meio de contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, além de contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Até o momento, os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade de respirar.
Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde possui orientações que buscam reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Veja os cuidados que devem ser adotados:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, use desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Permaneça em casa quando estiver doente.
- Sempre cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue no lixo.
- Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.
Garanta seu desconto no seguro viagem
com o cupom DIANAVIAJA5
Leia também
Chip de celular na Europa: Viaje sem perrengues!
Como comprar passagem aérea com transferência bancária
Muito legal seu post Diana, o seguro é uma parte fundamental de qualquer planejamento de viagem. Na atual situação que nos encontramos é muito importante encontrar um seguro viagem que tenha cobertura também para a Covid-19, o TripHero é um deles: https://triphero.com.br/, no próprio site é possivel fazer uma simulação de valores e a contratação, de forma pratica e rápida!