Se você gosta de ter a cidade aos seus pés vai adorar visitar o Sky Costanera em Santiago, no Chile, o maior observatório da América Latina, com 300 metros de altura. O prédio apresenta um visual de tirar o fôlego da Cordilheira dos Andes. E fica dentro de um shopping, o Costanera Center, no bairro da Providencia e é bem fácil de chegar.
Atualmente (2024), o ingresso para o Sky Costanera custa 18.000 pesos chilenos, cerca de R$100 para adultos e 6.000 pesos (cerca de R$35) para crianças entre 4 e 12 anos. Menores de 3 anos não pagam.
- Como comprar ingressos para o Sky Costanera
- Melhor horário para visitar o Sky Costanera
- Como chegar a o Sky Costanera
- Como é a visita ao Sky Costanera
· Dica da Diana ·
Compre seus ingressos com antecedência porque Santiago, no Chile, é um destino muito procurado, especialmente no inverno. A Civitatis tem um site em português que permite que você compre ingressos para tours, passeios e, ainda, passes com tranquilidade.
Como comprar ingresso para o Sky Costanera?
Existem diversas formas de comprar seu ingresso para o Sky Costanera.
Online: Você pode comprar seus ingressos diretamente no site oficial do Sky Costanera. Eu usei meu cartão da Wise para comprar no site e fugir o Iof.
Bilheteria: Além disso, se você quiser pode comprar na hora, mas pode enfrentar fila. A bilheteria do Sky Costanera está localizada no subsolo do shopping Costanera Center. O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão de crédito ou débito.
Como é visitar o Sky Costanera?
No subsolo (piso -1) você compra seu bilhete e pega um elevador para subir os 61 andares. Ao chegar no mirador, como os chilenos chamam, o visual apaixonante é daqueles que você não vai esquecer quando chegar em casa.
Vá num dia claro sem muita poluição para aproveitar melhor. Fui uma das primeira a subir, quando abriu às 10h e aproveitei bastante para tirar fotos sem “penetras”. Isso porque lugares turísticos clássicos podem ser grandes furadas se você vai em horários de pico.
O observatório foi inaugurado em 2015 e mudou a paisagem da cidade. Assim, de longe você vê o prédio alto com a torre de vidro. Há dois andares para apreciar a paisagem. O segundo andar é aberto e, por isso, pode ser um pouco mais frio. Lembre-se de ir bem agasalhado, especialmente no inverno.
Contudo, o passeio é rápido. Demorei cerca de 1h para visitar os dois andares, gravar vídeos e fotos. Ou seja, nesse mesmo dia de visita ao Sky Costanera você pode fazer compras ou ir a uma vinícula, por exemplo.
No primeiro andar uma sinalização no chão mostra o que você está vendo e te explica um pouco do lugar. Na primeira vez que fui, em 2026, havia guias explicando a história de Santiago e mostrando onde ficava o La Moneda, Cerro Santa Lucia, o estádio nacional. Mas dessa segunda vez, só placas mostravam o que havia na paisagem.
O lugar tem um astral ótimo também, e é daqueles passeios para todas as idades. Há banquinhos para sentar e apreciar a paisagem, binóculos e, uma sinalização que indica o que você está observando, o que deixa tudo mais didático.
Qual o melhor horário para visitar o Sky Costanera?
O observatório abre diariamente, incluindo feriados, às 10h da manhã, e funciona até 22h, mas a última subida do elevador é às 21h.
Para aproveitar ao máximo a vista panorâmica do Sky Costanera, é recomendado visitar o local em um dia de céu claro, preferencialmente no final da tarde. Isso porque nesses horários, a luz do sol proporciona uma experiência mais vibrante da cidade, com tons dourados e reflexos nos edifícios. Além disso, o pôr do sol visto é lindo.
Contudo, eu visitei o Sky Costanera em 2016 e 2024 no período da manhã. Cheguei por volta das 10h, e acho que foi muito bom porque não tinha muita gente. Então, minha dica é ir logo que abrir ou no pôr do sol.
Como chegar ao Sky Costanera?
A estação de Metrô mais próxima é a Tobalaba da Linha 1 (a vermelha). Na saída da Avenina Luis Thayer Ojeda há uma passarela que liga o metrô ao segundo andar do shopping.
Nas minha última viagem, eu usei Uber ou Cabify para ir até o shopping que fica bem perto do meu hotel. Fuja dos táxis porque eles costuma enrolar turistas. Na hora de pegar o uber ou cabify, saia do Shopping e caminhe até um outro ponto onde seja mais fácil para o motorista te encontrar.
Bom passeio!
Um comentário sobre “Sky Costanera em Santiago: dicas para visitar o maior observatório da América Latina”