Passaporte brasileiro demora 25 dias para ficar pronto

Se você quer viajar para o exterior além do Mercosul não tem jeito: vai precisar de um passaporte. O documento é impresso na Casa da Moeda e feito pela Polícia Federal, mas está demorando uma eternidade para ficar pronto. Atualmente (novembro de 2016), o prazo pode chegar a 25 dias. Ou seja, planejamento agora é palavra de ordem para quem ainda não tem o documento.

Sou a louca da ansiedade e meu último eu fiz com (só) quatro meses de antecedência e, por isso, acabei indo até Niterói – outro município do Estado do Rio – porque lá o agendamento estava mais tranquilo. Seja você ansioso ou não, tá demorando pra caramba! Meu passaporte português, por exemplo, ficou pronto em sete dias! Corre na PF e vamos viajar!

Como tirar o passaporte?

Basicamente, você se cadastra no site da PF, paga uma taxa no banco e agenda o local para entregar os documentos e tirar a foto. Depois, volta ao posto para buscar o documento.

Como assim, Diana?
Primeiro você se cadastra no site da Polícia Federal (confira aqui). Você precisa ter documentos como identidade e título de eleitor em mãos. O formulário não é muito grande, mas é preciso preencher tudo corretamente e indicar em que posto você deseja ter atendimento. Depois, você imprime o Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar a taxa. Depois que o pagamento for confirmado você agenda o dia para ir ao posto da Polícia Federal levar os documentos e tirar uma foto bonita para mostrar ao mundo.  Leve todos os documentos exigidos (originais), e se for tirar para crianças elas precisam estar presente para tirar a foto.  A PF tira um monte de dúvidas no site da instituição. Essa é uma burocracia que compensa quando você têm o documento prontinho em mãos.

Quanto custa tirar um passaporte?
O documento custa R$ 257,25. O Guia de Recolhimento da União (GRU) é como um boleto bancário destinado ao governo.

Qual a validade do passaporte? Vale a pena tirar logo, mesmo não tendo viagem marcada?

Recomendo que você tire o passaporte assim que tiver uma grana sobrando, mesmo que não tenha viagem marcada. Atualmente, os passaportes têm validade de 10 anos (!!) para quem tem mais de 18 anos. Antigamente, duravam apenas cinco anos. Para crianças a validade é menor  e varia de acordo com a idade ( até um ano – um ano de validade; 2 a 3 anos – 3 anos de validade; 3 a 4 anos – 4 anos de validade e de 4 a 18 anos – 5 anos de validade).

Posso renovar meu passaporte?

Não existe renovação. Quando o passaporte chega ao fim do período de validade você precisa pedir um novo, pagando uma taxa com o mesmo valor. A diferença é que você precisará apresentá-lo à Polícia Federal.

Um comentário sobre “Passaporte brasileiro demora 25 dias para ficar pronto

Deixe uma resposta