Buenos Aires, na Argentina, é um destino queridinho dos brasileiros, e não é pra menos. Tem muita coisa legal pra fazer na cidade que fica pertinho (do Rio são só 3h de voo). Foi minha primeira viagem internacional sozinha, e estive duas vezes na cidade e me apaixonei. Por isso, resolvi listar dez coisas que eu amei na cidade, e que acredito que são razões planejar uma viagem.
1) O charme da cidade
Buenos Aires tem bairros muito charmosos. Puerto Madero – o porto que foi revitalizado – é lindo e moderno. Já a Recoleta e Palermo são um caldeirão cultural com museus e parques belíssimos. Além disso, o centro transborda cultura com a Casa Rosada, a Plaza de Mayo, o Obelisco, o Teatro Colón, a Livraria El Ateneo, entre outros lugares lindos. E o mais legal é que dá para fazer muita coisa a pé.
2) Compras
O câmbio não está mais tão favorável para os brasileiros e a crise fez os preços em Buenos Aires ficarem mais caros, mas ainda dá para comprar bem nos países onde o real é forte. Alguns bem legais, por exemplo, são o Patio Bullrich, as Galerías Pacífico e o Abasto.
3) Boca Juniors e River Plate
Você pode até não acompanhar o futebol sul-americano, mas sabe da rivalidade do Boca Juniors e do River Plate. Os dois times têm estádios: La Bombonera (veja aqui como é visitar o estádio) e Monumental de Núñez (veja aqui). A saber que os museus contam a história do clube e você pode visita o campo, vestiário e muito mais.
4) Alfajor, empanada e churrasco
Faz tempo que tem o sorvete de dulce de leche da Freddo e os alfajores da Havana por aqui, mas esses dois são só um pouquinho das delícias argentinas. As empanadas são imperdíveis, assim como o churrasco argentino. Além disso, há muitos restaurantes legais, especialmente na região de Puerto Madero.
5) A night é animada
Uma das coisas mais bacanas de Buenos Aires é a night. Isso porque as boates são enormes e a agitação só começa bem tarde.
6) Praticar espanhol
Es una oportunidad de hablar español con los amigos! Sim.. você vai poder treinar seu espanhol e, quem sabe, aprender umas palavrinhas novas. No começo você pode até ficar tímido, mas depois de uma cerveza o espanhol flui.
7) Museus
Museo de Bellas Artes, Museo Nacional de Arte Decorativo, Museo Fernández Blanco e o meu favorito, o Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba). É no Malba que está o Abaporu da pintora modernista Tarsila do Amaral. O quadro esteve no Museu de Arte do Rio este ano, e é essa lindeza!
8) Dá para fazer um bate-volta ao Uruguai
De Buenos Aires dá para visitar uma cidade muito charmosa no Uruguai: Colônia do Sacramento. Você pegar um barco e rapidinho chega nessa cidade encantadora. Quem tiver mais tempo pode esticar a viagem até Montevidéu.
9) Café Tortoni
O Café Tortoni é o bar mais antigo da cidade. Foi fundado em 1858, e era ponto de encontro de personalidades argentinas como Carlos Gardel, Federico Garcia Lorca, entre outros. Lá há shows de tango e até aulas. Mas o que eu mais gosto mesmo são medialunas que são uma espécie de croissant doce deliciosos.
10) Papas fritas
Sair para comer uma boa carne em Buenos Aires e não comer batatas fritas é quase impossível. Eu que já sou apaixonada por batatas me encantei pelo El Palacio de la Papa Frita (espia aqui), mas em qualquer restaurante as batatas são maravilhosas.
Bônus: Papa Francisco
Deus é brasileiro, mas o papa é Argentino. E agora há um tour onde é possível ver onde a cidade de Jorge Bergoglio. Legal, né? Vou experimentar na próxima viagem. Aliás, se você quiser saber como e onde ver o Papa em Roma, te conto também aqui no blo.
Leia mais sobre Buenos Aires: