Brooklyn, em Nova York

O que fazer e como conhecer o Brooklyn, em Nova York

O Brooklyn, em Nova Yorké um dos distritos mais charmosos do estado e merece ser explorado em sua viagem por lá. O ideal seriam dois ou três dias para conhecer cada cantinho, mas dá para visitar tudo num dia só tendo perna e disposição. Há centenas de bares, restaurantes, parques e prédios lindíssimos. E, com um detalhe importante, sem o burburinho dos turistas de Manhattan.

Brooklyn NY

O bairro já foi considerado aquele lugar de “quem não tem dinheiro para morar em Manhattan”, mas esqueça isso e se jogue. Artistas de todas as áreas e muita gente descolada se mudou para lá nos últimos anos, dando charme a região que foi colonizada por holandeses por volta dos anos 1600.

O Brooklyn é um dos distritos mais populosos dos Estados Unidos, com 2,5 milhões de habitantes. Atualmente, morar por lá pode ser mais caro que em Manhattan – aproveite seu passeio para reparar como os novos edifícios convivem lado a lado com aqueles enormes galpões.Use calçados e roupas confortáveis e aproveite para se encantar também pelo Brooklyn:

 



Como chegar ao Brooklyn?

A forma mais fácil de chegar ao Brooklyn é ir de ferry que custa 2,75 dólares. Além de barato, a viagem é rápida e você poderá tirar fotos lindas de Manhattan durante o percurso. Vale conferir o horário do barco pelo site oficial da empresa de transportes de NY e programar seu passeio (veja aqui os horários de ida e volta). A minha dica é baixar o aplicativo do NYC Ferry para comprar a passagem direto pelo app.

Ferry NY

O barco sai do Pier 11 em Wall Street e, em apenas 4 minutos, chega ao bairro do Dumbo, sigla para Down under Manhattan Bridge Overpass que é charmosa área entre as pontes do Brooklyn e de Manhattan. Você também pode conhecer o distrito de trem (aproximadamente 30 minutos saindo de Midtown), de carro (de 30 min a 1h saindo de Midtown) ou andando pela Brooklyn Bridge (são 1,8 km). Como eu tinha muitas coisas para ver e só tinha um dia, dessa vez fui de ferry mesmo. Já fui de trem e de táxi também, mas o ferry é um charme!

Brooklyn NY
O One World Trade Center visto do Brooklyn

O Brooklyn é perigoso?

Fique tranquilo porque o distrito é certamente mais seguro que a sua cidade, especialmente se você mora no Brasil. Mas, como qualquer cidade grande, requer aqueles cuidados de sempre: não deixar a mochila ou a bolsa para trás, não ficar até tarde da noite em ruas desertas se estiver sozinho, tomar cuidado no metrô etc.

E se você ainda não se convenceu, dê uma olhada no mapa da criminalidade da polícia de Nova York (espia só aqui) e você verá que o número de crimes no Brooklyn é bem menor que em algumas áreas de Manhattan.

 

Brooklyn Heights
Brooklyn Heights
As ruas de Brooklyn Heights, no Brooklyn, em NY

 

Reserve agora seu hotel em Nova York e garanta o menor preço

Vale a pena se hospedar no Brooklyn?

Me hospedei no Brooklyn em 2012 quando fiz um Contiki pelos Estados Unidos. Fiquei no Hilton que é um excelente hotel, mas não era prático (e barato) ter que cruzar a ponte todo dia. E, pior, os taxistas não queriam levar a gente de Manhattan ao Brooklyn e vice-versa.

Ou seja, para o turista que deseja conhecer as grande atrações da cidade o melhor mesmo é ficar mesmo em Manhattan (veja dicas para visitar NY nesse outro post).





O que fazer num dia no Brooklyn, em Nova York?

A minha dica é começar a visita pelo Dumbo, almoçar por lá ou em Brooklyn Heighs e seguir para um fim de tarde em Williamsburg. Ou você pode visitar cada um dos bairros por vez, aproveitando para fazer compras, almoçar e conhecer os parques.

 

Para comer e  beber há muitos lugares interessantes. As pizzarias Juliana’s e Grimaldi’s, no Dumbo, são bastante conhecidas e bem recomendadas. Estavam muito cheias quando passei por lá. Optei, então, por ir ao Shake Shack (409 Fulton St) depois de andar por Brooklyn Heighs. A unidade de lá é bem mais vazia que as de Manhattan. Então, pode ser uma boa ideia comer lá se você quiser experimentar.

Brooklyn Brewery e Shake Shack em NY
Combinação perfeita: Brooklyn Brewery e Shake Shack em NY

 

A pizzaria Juliana’s é um dos lugares concorridos para almoço no Dumbo

Ao chegar no Dumbo passeie e tire fotos pelo Brooklyn Bridge Park. De lá você tem um visual incrível de Manhattan. É emocionante olhar para o One World, o novo World Trade Center, e pensar em tudo que a cidade passou nos últimos anos.

Depois, suba pela Old Fulton Street até o Brooklyn Heighs, bairro chique que tem muitos traços da colonização europeia. Lá está o centro cívico do Brooklyn com fórum, escritório do governo e outros prédios. Depois do passeio, volte ao Dumbo, tome um sorvete no Brooklyn Ice Cream Factory e faça a tradicional foto com os prédios emoldurando a Manhattan Bridge.  A foto é feita na esquina da Washington Street com a Water Street ou a Front Street, mas fique atento porque os carros passam pela rua.

 

Diana Viaja Dumbo NY foto

 

Seguindo o passeio, pegue o Ferry até North Williamsburg para passear ainda mais pelo bairro. Uma das cervejarias artesanais mais famosas dos EUA, a Brooklyn Brewery, fica lá em Williamsburg e permite a visitação gratuita. Escrevi tudo sobre a visita no meu blog de cervejas no jornal O Globo (leia aqui). Há ainda outros bares bacanas, centenas de restaurantes, galerias de arte e lojas por lá.

Seguindo a dica de uma menina que conheci num café fui até o Brooklyn Barge. É um bar na beira do rio que bomba no verão. Tinha cerveja, hambúrguer, música e muita animação. Foi perfeito ver o pôr do sol e terminar o dia por lá!

 

Brooklyn Barge
Fim de tarde no Brooklyn Barge, em Nova York

 

4

Um comentário sobre “O que fazer e como conhecer o Brooklyn, em Nova York

Deixe uma resposta