Estátua da Liberdade

Veja passo a passo como tirar o visto para os Estados Unidos

Visitar os Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, mas para isso é preciso ter o visto de turista, o chamado B1/B2. O processo não é simples e desde que Donald Trump assumiu ficou mais complicado. Basicamente, para conseguir o visto você precisa ter um emprego de carteira assinada e demonstrar para os agentes consulares que têm grana para a viagem e que não pretende ficar por lá.

Tirei o visto duas vezes já. Na primeira, como eu tinha só 14 anos,  não precisei fazer entrevista, mas da segunda vez fui ao consulado. Levei carteira de trabalho, declaração de imposto de renda e extrato da minha conta no banco, mas nenhum desses documentos foi solicitado. A agente me perguntou quando eu deseja viajar, onde eu trabalhava e se já tinha tirado o visto antes. Apresentei meu passaporte antigo com o visto anterior e fui “aprovada”.

Atualmente, tenho passaporte europeu, e para ingressar nos EUA é preciso apenas de uma autorização eletrônica de viagem. Farei um passo a passo desse processo também, que é simples e custa bem mais barato.  Vale lembrar que quem tem visto para os EUA não precisa de visto para visitar o Canadá, mas apenas uma autorização pela internet.

O mais importante na hora de tirar o visto é preencher a ficha corretamente e manter a calma durante a entrevista. Só responda o que eles perguntarem… e não precisa explicar muito para não parecer que quer enrolar… Menos é mais nesses casos.  E se o visto for recusado, não fique triste! O mundo é muito maior que os EUA 🙂

Importante: Menores de 14 anos e maiores de 79 são isentos de entrevista, assim como aqueles que estão renovando o seu visto. Para isso é preciso ter visto anterior aprovado com idade maior que 14 anos, após 1º de janeiro de 2007, e que a validade do visto não tenha expirado há mais de um ano.

Passo a passo para tirar o visto norte-americano:

1) O primeiro passo é preencher o cadastro do formulário DS-160 no site do Consulado. O visto de turista é o B1/B2. Se viajar com a família, cada pessoa terá um formulário diferente.

2) Depois de preencher a ficha, é preciso voltar ao site e completar as informações:

  • Criar uma conta de usuário no site
  • Em seguida é preciso colocar o número de confirmação DS-160 de cada pessoa que esteja solicitando o visto
  • Preencher os documentos
  • Escolher a forma de entrega do visto: pessoalmente ou pelos Correios
  • Selecionar a forma de pagamento da taxa MRV, que custa 160 dólares (R$ 500)
  • Após a confirmação do pagamento é importante fazer o agendamento da entrevista e da entrega dos documentos. O item 1 é o agendamento do Centro Consular e o item 2 o local de entrega dos documentos.

3) Para alguns será preciso ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e ao consulado. Em alguns casos – como para renovações e menores de 14 anos – só no CASV. No dia agendado, o solicitante deverá ir ao local com a confirmação do formulário DS-160, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Nesse dia serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

4) Por fim, será preciso comparecer ao consulado para a entrevista.

5) O visto será entregue em até 10 dias.

Leia também:

Visto para Canadá agora custa só 7 dólares

10 razões para esquecer o dólar alto e visitar os Estados Unidos

Anúncios

Um comentário sobre “Veja passo a passo como tirar o visto para os Estados Unidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s