No Facebook, todas as viagens são perfeitas

A foto linda, o lugar incrível e a companhia maravilhosa. O céu azul, o mar verdinho, os arranha-céus enfileirados numa metrópole qualquer. Quem teria coragem de macular tudo isso? Quem diria que atrás da foto perfeitamente enquadrada tem alguém chateado com o mundo porque um voo atrasou ou o hotel não é aquilo tudo que você viu na internet? A verdade é que quase nunca nossas viagens são um paraíso, mas nas redes sociais todo mundo quer perfeição.

Pra mim, viagem é algo terapêutico, e tento não voltar com lembranças ruins, mas isso não significa que tudo tenha sido perfeito o tempo todo. O furto no Chile, uma discussão com uma amiga em Nova York, uma febre no hostel em Londres, a tempestade no cruzeiro no Mediterrâneo e uma amiga no hospital bem no dia do meu aniversário em Las Vegas… São várias situações que, obviamente, não foram parar no mural do Facebook, mas que viraram lições de vida e viagens.

Não existe viagem perfeita. E a gente não precisa postar tudo para ser feliz. Deixa eu te contar uma coisa: não inveje cada foto paradisíaca que alguém publica na rede social. E nem se importe quando for a sua vez de ver o mundo. Viaje para curtir e não para postar no Facebook.

Pode ser contraditório eu falar isso, já que tenho um blog e posto praticamente todo dia uma foto das minhas viagens – perfeitas ou não – no Instagram. Mas meu propósito é inspirar outros viajantes – e me inspirar com tanta gente bacana. E confesso: tenho ciúmes das minhas fotos. Para cada imagem perfeita que eu posto no blog, deve ter outras três que eu guardo pra mim. Só pra mim.

O melhor da vida a gente faz offline. O melhor da viagem, com certeza, não é a foto, mas a lembrança. Esqueça os filtros, a imagem perfeita ou o que os outros vão falar. Viajar e não publicar uma foto? Alguém consegue? Eu não, mas se for a sua praia.. relaxe.

Tem coisa que é só da gente. E pra gente. E pra sempre. Viaje, tire fotos e compartilhe o que achar necessário. Ninguém é perfeito. E sua viagem também não será perfeita. Choveu? Procure um museu para visitar. Ficou doente? Tome um remédio e bola pra frente. O voo atrasou? Pegue o próximo. A mala não chegou? Vá passear com a roupa do corpo. Perdeu a companhia de viagem? Vá sozinho! Ficou sem dinheiro? Procure os passeios grátis. A vida vive aprontando pra gente. Apronte as malas para ela.

Anúncios

5 comentários sobre “No Facebook, todas as viagens são perfeitas

  1. Exatamente isso!
    Toda viagem tem seu “perrenguezinho”, que com certeza serve de lição e muito aprendizado. As fotos demonstram tão pouco do que realmente é uma viagem. E quando a viagem está tão boa que você esquece de tirar fotos? Aconteceu isso comigo em Punta Del Este. Foi tudo tão legal, tão envolvente que quando dei por mim estava em dívida com meus leitores, porque tirei pouquíssimas fotos. E até hoje não consigo explicar a sensação incrível de estar naquele lugar.
    Adorei o seu texto =)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lindo post, Di, super verdadeiro! Concordo com você. Como “blogueiras”, ficamos sempre em busca do click perfeito, de um angulo diferente… mas graças a Deus consigo relaxar também, deixar o celular de lado e curtir o que a viagem tem para nos oferecer.
    Afinal, é isso que levaramos dessa vida, as experiências. E, claro, deixaremos nosso legado! O ideal é encontrar o equilibrio. Beijao

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s