Paris Torre Eiffel Trocadero

Paris: dicas do que fazer na primeira viagem

Ah Paris… não basta visitar, é preciso amar. Já estive na capital francesa algumas vezes, e ela sempre me desperta um novo sentimento. A primeira vez, confesso, a cidade não me encantou tanto, ma Paris precisa ser compreendida com seu ritmo.

É importante ressaltar que o idioma difícil, o humor dos franceses, a grande quantidade de turistas nas atrações podem até desanimar, mas ela é, verdadeiramente, uma cidade maravilhosa. Très jolie…

Paris merece, pelo menos, 5 dias para ser explorada. São várias as atrações e, além disso, é bom é ter tempo de se deliciar pelos cafés e restaurantes entre uma atração e outra. Lembro que a cidade é cara e, por isso, fazer compras não costuma ser minha prioridade por lá.

Gosto de andar pela ruas, conhecer bares e pessoas, visitar museus e, atualmente, treinar meu francês. Mas preciso atualizar esse post para dizer que desde o fim de 2018 moro em Paris, e passeio a entender ainda mais a cidade.

Leia também: Dica de hotel perto da Torre Eiffel, em Paris




Paris oferece muita coisa, além, claro, das atrações óbvias como o Museu du Louvre e a Torre Eiffel. Há parques escondidos e novidades em cada esquina. Por isso, aproveite para andar além do tradicional, saindo do óbvio e descobrindo sua própria Paris. Mas, vamos ao que é preciso conhecer em Paris, especialmente numa primeira viagem:

Leitores do blog têm desconto no Seguro Viagem

Torre Eiffel

Impossível visitar Paris e não dar um alô para um dos monumentos mais famosos do mundo. Adoro a história por trás da torre. Gustave Eiffel criou a estrutura temporária para a Exposição Universal da Feira Mundial de 1889, comemorando o centenário da Revolução Francesa de 1789. A torre de 320 metros virou uma polêmica, alguns intelectuais não queriam a estrutura na cidade, mas ela acabou ficando para sempre.

Há elevadores para a subida, e restaurantes nela. Meu passeio ideal é vê-la do Trocadéro, descer as escadarias passando pelo jardim e o carrossel até chegar na torre. Depois, andar pelas margens do Rio Sena com calma. (Estação de metrô Trocadero, nas linhas 6 e 9 ou Estação Bir-Hakeim na linha 5).

Primeira vez em Paris
Torre Eiffel: Compre ingressos com antecedência para evitar ciladas

Rio Sena

O rio maravilhoso corta a cidade em duas. Bem no meio (da cidade e do rio) ficam as ilhas de La Cité e St-Louis. Caminhando pelas margens do Sena é possível chegar até as atrações mais famosas como o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame. A Pont Neuf, sobre o Rio, é um charme, assim como a Pont des Arts e a Pont Alexandre III. No verão, as margens do rio ganham praias artificiais (Paris Plage), e uma forma deliciosa de passear pelo rio é fazendo um passeio de barco que custa cerca de 15 euros.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Diana Viaja ✈️🌎 Blog de viagem (@dianaviaja) em

Catedral de Notre-Dame

A Catedral fica numa praça na Île de lá Cité, uma das duas ilhas formada no meio do Sena. É também lá perto que ficam a lindíssima Sainte-Chapelle, a Conciergerie e o Mercado de Flores. A entrada é gratuita mas, no verão, costuma ter filas. Destaco que a catedral inspirou Victor Hugo a escrever o romance Notre-Dame de Paris que conta a história da cigana Esmeralda e de Quasimodo.

A igreja é lindíssima, e se tiver uma oportunidade veja uma missa por lá. O passeio guiado leva até o topo da Catedral, e oferece uma vista belíssima da cidade. Outra opção é fazer um tour guiado e saber mais pela história desse monumento maravilhoso que também é um dos símbolos da França.

(Estação de metrô Cité, linha 4).

Notre Dame Paris
A Catedral de Notre Dame é um igreja belíssima às margens do Rio Sena

 

Avenue des Champs-Elysées

A avenida mais glamurosa da cidade é considerada a mais linda do mundo. Por isso, as grande grifes estão por lá, e há cafés, cinemas, restaurantes e lojas de redes francesas como Sephora (amo) e Fnac.

É onde ficam o lindo Arco do Triunfo e o Obelisco da Place de La Concorde. Vale prestar atenção na plaquinha no número 114: foi ali que morou Santos Dumont. Além disso, ele aterrissou o dirigível no número 9 da avenida. Atualmente, o local onde o pai da aviação morava é uma loja da Apple.

(As estações de metrô George V e Franklin D. Roosevelt ficam em pontos centrais).

Primeira vez em Paris
Santos Dumont morou na Avenue des Champs-Elysées, em Paris

Arco do Triunfo

Localizado na junção de 12 avenidas, o Arco do Triunfo é um símbolo da França. Na base há o túmulo do soldado desconhecido, idealizado por Napoleão para celebrar as vitórias francesas. E no topo há uma espécie de museu que conta a história do monumento.

A entrada é feita pela estação de metro no subsolo. Por isso, não tente atravessar as 12 avenidas! O ingresso custa 12 euros, e é preciso fôlego para subir as escadas, mas a vista é magnífica. A minha dica é comprar com antecedência com o Get Your Guide para evitar filas.

(Metrô Charles de Gaulle-Étoile, nas linhas 1, 2 e 6).

 

Primeira vez em Paris
O Arco do Triunfo é um dos símbolos da França

Leia também: Por que é importante fazer um seguro viagem?

Museu do Louvre 

O maior museu do mundo levaria meses para ser visitado. Mas em três ou quatro horas o visitante consegue ver as principais obras: Mona Lisa, Vênus de Milo, A última ceia, A Liberdade guiando o povo, São João Batista, Os escravos de Michelangelo, entre outros. Nesse sentido, é importante dizer que a Mona Lisa (Gioconda) fica na ala Denon (1º andar) numa salinha que fica lotada (espia a foto abaixo).

Primeira vez em Paris
Museu do Louvre ingresso custa 17 euros, e dá para fugir das filas comprando com antecedência

O Louvre está aberto todos os dias (exceto terça-feira) das 9h às 18h, e o ingresso custa 17 euros. Vale comprar as entradas com antecedência para fugir de filas. Aliás, uma dica para economizar com os ingressos de museus é comprar o Paris Museum Pass.

Ele custa a partir de 53 euros para 2 dias, e você pode ir ao Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Museu D’Orsay, Cripta da Catedral de Notre Dame, entre outras 60 atrações só com esse ingresso. No mais, outra vantagem é fugir de filas.

(Estação de metrô Palais Royal nas linhas 1 e 7).

 

Primeira vez em Paris
A pequenina Mona Lisa no Museu do Louvre
Primeira vez Paris
A Mona Lisa costuma ser a obra mais concorrida do Louvre

Basílica de Sacré Cœur

A Basílica de Sacré Cœur (Sagrado Coração, em português) fica no alto Montmartre, e é o ponto mais alto de Paris. A subida pode ser feita a pé ou por um funicular que custa um bilhete de metrô (1,90 euro). O lugar é magnífico, e confesso que fiquei muito emocionada quando entrei lá pela primeira vez.

É ótimo para observar a cidade, mas atenção porque é daqueles lugares cheios de turistas onde é preciso ter ainda mais atenção aos pertences. Gosto de subir de funicular e descer a pé pelas ruazinhas, parando num café para tomar um chocolate no inverno  ou uma cerveja no verão.

Primeira vez Paris
A Basílica de Sacre Coeur, em Paris é um lugar lindíssimo

É também ali perto que fica um lugar muito fofo. A parede dos eu te amo (Le mur des je t’aime) que fica na Place des Abbesses, do ladinho da estação do metrô Abbesses. Por lá, nos 612 azulejos há “eu te amo” escrito em mais de 300 línguas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Diana Viaja ✈️🌎 Blog de viagem (@dianaviaja) em

(Estação de metrô Abesses na linha 12).

 

Reserve agora seu hotel em Paris e garanta o menor preço

 

Museu D’Orsay

Esse lindo museu nas margens do rio sena tem obras maravilhosas de artistas como Claude Monet, Renoir, Rodin, Degas, Manet, Van Gogh e outros. O café Campana é uma delícia, é foi projetado por designers brasileiros, os irmãos Campana. A vista é maravilhosa, e o prédio do museu, uma antiga estação ferroviária, é um charme. Como tem obras varias de diversos artistas, e é relativamente fácil de visitar, indico que você priorize o Museu D’Orsay se tiver pouco tempo em Paris.

O museu fica fechado às segundas-feiras. Atualmente, o ingresso custa 17 euros, e também costuma ter longas filas, especialmente nos fins de semana e no verão. Por isso, a indicação também é comprar antecipadamente.

(Estação de metrô Assemblée Nationale, na linha 12).

Primeira vez Paris
O Musee D’Orsay é um dos mais lindos de Paris

 

Musée Rodin

O museu é um dos meus favoritos! Tem obras importantes de Auguste Rodin como o Pensador, o Beijo e o Inferno de Dante. O local foi desenvolvido pelo próprio artista, e está aberto desde 1919. O jardim é encantador e onde ficam o pensador e a porta do inferno. Fecha às segundas-feiras. Atualmente, o ingresso custa 12 euros. Para quem gosta de visita guiada, o Get Your guide tem opções com guias que explicam tudo.

(Estação de metrô Varenne, na linha 13).

 

 

Primeira vez Paris
O pensador no jardim do Museu Rodin, em Paris

 

Opéra Garnier

Um dos monumentos mais bonitos da cidade, é um palácio todo decorado em ouro. Por esse motivo, é impossível não se impressionar com o brilho na fachada imponente. Costumo dizer que a visita ao exterior já impressiona muito, mas o interior é esplêndido da mesma maneira. O ingresso para a visita custa 12 euros, e sempre há exposições bacanas. Mas, se você tiver pouco tempo na cidade pode visitar apenas o exterior.

(Metrô Opéra nas linhas 3, 7 e 8).

Primeira vez Paris
Opéra Garnier ou Palais Garnier, em Paris.

 

Cemitério Père Lachaise

Confesso que visitar um cemitério não é um dos passeios mais agradáveis numa viagem.  Contudo, o Père Lachaise é um dos mais importantes cemitérios do mundo. E na minha primeira vez a Paris uma amiga queria ir até lá para ver o túmulo de Jim Morrison, da banda The Doors. Então a gente foi, e vi também o túmulo de Edith Piaf, Chopin, Allan Kardec e Oscar Wilde.

É uma atração diferente, mas válida se você for fã de algumas dessas pessoas ou, ainda, se você gosta de histórias curiosas. O Get Your Guide oferece um tour de duas horas que custa só 5 euros.

(Estação de metrô Père Lachaise, na linha 3).

Jim Morrison
O túmulo de Jim Morrison no Cemitério do Père-Lachaise

Sainte-Chapelle

Essa capela é uma das mais lindas que já vi. Resumindo bem a história, ela fica dentro do Palácio da Justiça, que antes era a residência dos reis da França. E, na capela, aconteciam as principais cerimônias. Os vitrais são maravilhosos, típicos da arquitetura gótica. Contudo, apesar de ser bem menor, acho mais impactante que a Catedral de Notre Dame.

Aliás, os dois monumentos podem ser feitos em sequência porque ficam bem pertinho um do outro. Atualmente, a entrada custa 10 euros, mas acho que vale muito a visita. Além disso, comprando o ingresso junto com o da Conciergerie custa 15 euros os dois.

(Metrô Cité, linha 4).

SAinte Chapelle
Sainte-Chapelle e seus vitrais maravilhosos

Moulin Rouge

O cabaret mais famoso do mundo abriu as portas em 1889 no charmoso bairro do Montmartre. Mas se você quiser mais do que a tradicional foto na porta com o moinho ao fundo, pode ver o show que tem mais de 80 artistas se apresentando. Vi esse show apenas uma vez porque acho caro, mas vale para quem tem curiosidade em ver um show tão tradicional.

Surpreendentemente, é uma espécie de show de can can com show de variedade. Mas, infelizmente, não é possível tirar fotos lá dentro. Atualmente, custa 87 euros o show com champanhe, mas há também opções com jantar que custa mais caro.

(Estação de metrô Blanche, linha 2).

 

Moulin Rouge
Moulin Rouge e seu famoso show

 

Em resumo, seja quais forem as atrações escolhidas, preciso te lembrar que Paris sempre vai estar no mesmo lugar. Então, faça tudo com calma e aproveite bem a cidade. Gosto de dizer que o viajante não precisa fazer da viagem uma gincana.

Aproveite Paris, e boa viagem!



Booking.com

Leia também:

Dicas de viagem para a Europa

Paris Saint-Germain: como comprar ingressos e ver um jogo em Paris

Como andar de metrô em Paris

Quatro destinos inesquecíveis para uma primeira viagem à Europa

Marselha: roteiro e dicas para conhecer a segunda maior cidade de França

21 comentários sobre “Paris: dicas do que fazer na primeira viagem

  1. Paris é encantadora. A primeira vez que fui achei que ia chorar quando vi a torre Eiffel. Acho que é algo tão comum de se ver na TV ou jornal que quando vemos ao vivo parece meio surreal rs. Gostei do roteiro e posso dizer que só não fui até o Moulin Rouge, apesar de ter conhecido o bairro de Montmatre. Até o cemitério eu também fui rs. Queria conhecer o tumulo de Allan Kardec e aproveitei pra ver vários famosos rs.

  2. Ai que emoção! Faltam 25 dias para eu ir para lá. Seu Post serviu para eu rechecar se incluí tudo direitinho. Parece que sim! Agora é só riscar os dias no calendário. Amei o post Diana!

  3. Incrível como você conseguiu reunir muitas opções em um só post. Parabéns, adorei!! Ainda não conheço essa cidade sei da fama de antipáticos e de cheia, mas quero demais conhecer!!

  4. Também adoro Paris! Realmente precisa de uns 5 dias para ter uma noção da cidade e andar bastante pelas ruas. Acabei usando o metro pra circular e chegar nos pontos turísticos. Da próxima vez, quero andar mais pelas ruas. Achei o seu post bem didático, parabéns!

  5. Amei as dicas! Paris é encantadora e apaixona até quem nao a conhece, como eu! Rsrs Espero nao me decepcionar em minha primeira visita, quando for.. de todos esses pontos eu deixaria de lado apenas o cemitério Rsrsrs

  6. Quando penso em Paris penso em sofisticação … e as fotos que tirou e as dicas do que fazer reforçou minha ideia. Parabéns ,Paris é top.

  7. Ahhh, Paris, quanto amor por você! Adoreei o post, com exceção do museu Rodin que não deu tempo e do cemitério que não sou fã, rs, fiz tudo isso também! Quem vai, tem que ir (bem assim mesmo, rs)!!

  8. Paris é apaixonante sempre!! Ótimo post com os principais pontos! Esse ano volto pra essa cidade linda, vamos ficar pouco tempo, mas é por um bom motivo, vamos conhecer outros lugares na França! 🙂

  9. Oi vou em outubro comemorar meu aniversário com meu marido onde vc me aconselha se hospedar com vista para a torre mas em um lugar bom que de acesso a tudo

Deixe uma resposta