O dia que visitei o campo de concentração de Dachau, na Alemanha

Estava na redação hoje cedo vendo as fotos da visita do Papa Francisco ao campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, e me emocionei ao lembrar do campo de Dachau, na Alemanha. Estive lá em 2010, e lembro que quando a guia sugeriu uma visita ao local disse que a emoção era forte. E foi, mas é daquele tipo de emoção extremamente necessária. 

Posso lembrar da gente descendo do ônibus e pisando no chão de pedrinhas pequenas e barulhentas. No portão a frase “arbeit macht frei” (o trabalho liberta) já emociona ao pensar nas milhares de pessoas que morreram naquele lugar que tinha essa filosofia nazista.

Por que visitar um campo de concentração?

Os campos de concentração são memoriais e lá você conhece histórias dos prisioneiros e, infelizmente, vê as condições em que elas viviam e morriam. Está tudo lá. Há filmes, fotos que dão caras ao que você aprendeu na escola e viu nos filmes.

dachau-00

O que senti ao visitar o campo de concentração

O que eu senti naquele dia foi algo muito forte. Tirei poucas fotos, rezei, meditei e até hoje consigo lembrar dos barulhos e da atmosfera daquele lugar. Havia um sino e as pessoas andando meio que sem acreditar que a humanidade já conviveu com o extermínio de outras pessoas. Havia respeito e há reflexão. Algo forte que palavras não conseguem explicar, mas é aquele tipo de lugar que você precisa visitar para entender a nossa história.

dachau-03.jpg

Dachau foi o primeiro campo de concentração do nazismo. Foi aberto em 22 de março de 1933, semanas depois que Hitler tornar-se chanceler da Alemanha, e só fechou em 1945. Era uma espécie de escola para os oficiais que trabalharam nos outros campos. Segundo o site do memorial, mais de 200 mil pessoas de toda a Europa passaram por lá e 41.500 foram assassinadas.

dachau-02.jpg

É importante que uma viagem também traga esse tipo de cultura. Os alemães não querem esconder ou apagar a história deles, e quando você conhece o país percebe isso. Então, se você vai visitar a Alemanha ou a Polônia (que ainda não conheço), inclua no seu roteiro um campo de concentração. E por favor entenda que não é morbidez, mas é que para andar pra frente é bom olhar para os nosso erros do passado.

Como chegar ao campo de Dachau

Campo de Concentração de Dachau (www.kz-gedenkstaette-dachau.de/directions.html)
Alte Römerstraße 75
D – 85221 Dachau, Alemanha  (a cidade fica perto de Munique e dá para ir de trem). A entrada é gratuita e você pode pegar um guia para ouvir as explicações por 3, 5 euros.
dachau-04

Deixe uma resposta