Dicas para visitar a Casa Batlló, em Barcelona

A Casa Batlló é um dos símbolos de Barcelona, e daques lugares que precisa entrar no seu roteiro. Mas para fugir de ciladas é preciso comprar seus ingressos com antecedência. Quando visitei a cidade, além da Sagrada Família e do Camp Nou,  que já estavam na lista de prioridades, sabia que precisava conhecer mais da obras do arquiteto Antoni Gaudí, que construiu, além da Casa Batló, a Casa Milà e o Parc Güell. 

Quanto custa visitar a Casa Batló?

A entrada da Casa Batlló custa 25 euros pela internet, e comprando com antecedência você agiliza a visita. Na entrada há duas filas: uma para comprar o ingresso e outra para entrar. Ou seja, nos dias mais movimentados você perderá muito tempo se não comprar o ingresso antecipado.

Como jornalista em busca de economia,  decidi comprar na hora para ver se tinha “desconto para periodistas”. Peguei fila de mais de 40 minutos, mas paguei só metade do preço. Estudantes e professores também têm desconto. Aproveitei a economia e gastei com a foto “oficial”: uma câmera tira sua foto de uma sacada do edifício, e fica lindo.

Obras de Gaudí

Gaudí tem várias obras espalhadas pela cidade, incluindo a Sagrada família, mas a Casa Battló me conquistou logo que cheguei. As formas e cores do lado de fora já são apaixonantes, e do lado de dentro tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Cada canto parece ter sido feito com delicadeza, dedicação e um pouco de loucura.

A inspiração de Gaudí e o que a família Batlló queria com cada cômodo do edifício ninguém sabe, mas há muitas referências ao ambiente marinho. O azul das paredes (e que azul) vai mudando num degrade conforme você vai subindo, o teto de alguns aposentos lembra ondas do mar, tartarugas e há janelas que parecem as brânquias de um peixe. A própria fachada é um mistério: esqueletos, um dragão, máscaras de carnaval? Só Gaudi e Batlló poderiam responder.

casa-batllo-diana-viaja-01




Cores e formas encantadoras

Sinto que qualquer palavra que eu use não vai traduzir a dimensão das cores, sombras, luzes e da genialidade. Terminei o tour, que tem um audioguia maravilhoso, querendo voltar e com um enorme sorriso no rosto. Ao descer as escadas, cujo corrimão se encaixava perfeitamente na minha mão, parei e fiquei espiando tudo mais um pouco. Se tem um passeio que é obrigatório em Barcelona é a Casa Batlló!

Divirta-se!

 

 

casa-battlo-diana-viaja-8
Os detalhes das paredes da Casa Batló: O azul em degrade

 

Anota aí:

Casa Batlló

Passeig de Gràcia, 43, 08007 Barcelona, Espanha.

casa-batllo-pasei
A Casa Batlló à noite

Um comentário sobre “Dicas para visitar a Casa Batlló, em Barcelona

Deixe uma resposta