Casa Batlló: cores e formas de Gaudí

Todo viajante amigo me dizia que eu precisava conhecer Barcelona. Então, quando fiz um cruzeiro que saía da cidade no último mês de maio resolvi ficar um pouco mais para ver o que essa cidade tem de bom, e o que eu estava perdendo. Além do Camp Nou,  que já estava na lista de prioridades, sabia que precisava conhecer mais de Antoni Gaudí, o arquiteto que todo mundo falava tanto.

Gaudí tem várias obras espalhadas pela cidade, incluindo a Sagrada família, mas a Casa Battló me conquistou logo que cheguei. As formas e cores do lado de fora já são apaixonantes, e do lado de dentro tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Cada canto parece ter sido feito com delicadeza, dedicação e um pouco de loucura. 

A inspiração de Gaudí e o que a família Batlló queria com cada cômodo do edifício ninguém sabe, mas há muitas referências ao ambiente marinho. O azul das paredes (e que azul) vai mudando num degrade conforme você vai subindo, o teto de alguns aposentos lembra ondas do mar, tartarugas e há janelas que parecem as brânquias de um peixe. A própria fachada é um mistério: esqueletos, um dragão, máscaras de carnaval? Só Gaudi e Batlló poderiam responder.

casa-batllo-diana-viaja-01

 

Sinto que qualquer palavra que eu use não vai traduzir a dimensão das cores, sombras, luzes e da genialidade. Terminei o tour, que tem um audioguia maravilhoso, querendo voltar e com um enorme sorriso no rosto. Ao descer as escadas, cujo corrimão se encaixava perfeitamente na minha mão, parei e fiquei espiando tudo mais um pouco.

 

 

casa-battlo-diana-viaja-8
O azul em degrade
Então, vamos ao lado prático: a entrada da Casa Batlló custa 22,5 euros. Comprando com antecedência você agiliza a visita, e há um ingresso de 27 euros com fast-pass (sem nenhuma fila). Na entrada há duas filas: uma para comprar o ingresso e outra para entrar. Ou seja, nos dias mais movimentados você perderá tempo se não comprar o ingresso antecipado. Como jornalista em busca de economia,  decidi comprar na hora para ver se tinha “desconto para periodistas”. Peguei fila, mas paguei só metade do preço. Estudantes e professores também têm desconto. Aproveitei a economia e gastei com a foto “oficial”: uma câmera tira sua foto de uma sacada do edifício, e fica lindo.

Anota aí:

Casa Batlló

http://www.casabatllo.es

Passeig de Gràcia, 43, 08007 Barcelona, Spain

casa-batllo-pasei
A Casa BAtlló à noite 
Anúncios

2 comentários sobre “Casa Batlló: cores e formas de Gaudí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s