Aprendi na viagem: Não é errado, é apenas diferente

Uma das principais lições que aprendi enquanto viajava por aí foi a entender a  cultura dos outros e a parar de ser preconceituosa com quem não tem os mesmos hábitos que eu.

Quando a gente viaja, leva nosso olhar de estrangeiro e, logo, começa a comparar. Mas pare antes que você comece a usar adjetivos do tipo “melhor” ou “pior”. Cada lugar que você visita tem um jeito diferente que foi moldado pela história e pela cultura. Entenda isso, supere as diferenças e seja feliz.

Se você quer ser feliz nas viagens, não compare. Compreenda. Brasileiros, argentinos, espanhóis, norte-americanos, chilenos, portugueses, ingleses franceses: todos são muito diferentes.

Já tive roomies do Canadá e da Europa que não tomavam tantos banhos quanto eu. Errado? Não, cada um se sentindo bem com sua cultura. Mas acho que elas deveriam me achar a louca que toma dois ou três banhos por dia.

Tenho amigo inglês que acha estranho brasileiro publicar tanta coisa em rede social. Errado? Não, cada um na sua.

Tenho amigo francês que acha muito estranho ver pais com crianças na rua tarde da noite. Errado? Não, culturas diferentes.

Tenho amigo americano que acha estranho a gente parar a cidade inteira para ver um jogo da Copa do Mundo de futebol. Errado? Não, cultura diferente.

Quando a gente coloca o pé pra fora de casa tem que vestir a capa da compreensão, e entender que o mundo é muito maior do que a nossa cultura. E sem se importar com os hábitos alheios, eu garanto que a gente fica bem mais feliz.

Leia também:

Dez verdade que ninguém te conta sobre viajar sozinha

O amor me chamou para viajar, mas eu não fui

Contiki: experiência que vale a pena para quem viaja sozinho

Um comentário sobre “Aprendi na viagem: Não é errado, é apenas diferente

Deixe uma resposta