Aplicativos de celular ajudam a deixar a viagem mais fácil

Adoro mapas, panfletos e guias turísticos, mas a verdade é que o celular tem sido meu maior ajudante nas últimas viagens. Antes de viajar já vou acompanhando o clima da cidade por ele para ter uma ideia do que vou enfrentar. E quando chego já uso o wifi do aeroporto para me comunicar com a família via WhatsApp, além de usá-lo para acessar mapas do metrô e das ruas. Fiz uma lista dos que mais uso:

Foursquare/ Swarm

Originalmente, o Foursquare era um aplicativo para marcar os lugares que você visitava e avaliá-los. Mas agora eles dividiram em dois e no Swarm você faz apenas check in e no Foursquare você avalia. E como todo mundo vê as avaliações, ele sugere lugares com base no que você gosta e há a opção de fazer buscas por palavras-chave ou por lugares específicos. Tipo: sorveteria, cerveja ou Apple Store. Já descobri muito bar legal usando o Foursquare em viagens e, o melhor, com dicas dos locais e não de guias turísticos. Em São Francisco ele me indicou um bar que amei muito, o Local Edition que é como se fosse uma redação de jornal com drinks e máquinas de escrever (amei sim ou com certeza?).

Baixe aqui: https://foursquare.com/

Google Maps

O santo Google Maps me ajuda a saber o quão perdida estou e, ainda, mostra a linha do metrô/ ônibus que preciso pegar para chegar ao destino. Uso bastante quando quero ir em algum lugar longe de onde estou e preciso otimizar o tempo.

Baixe aqui: maps.google.com.br

Google tradutor

Mesmo quando a gente é fluente na língua estrangeira sempre têm aquela palavra nova ou diferente num cardápio ou numa placa. Eu prefiro perguntar o que significa para algum local, mas quando ainda assim não entendo eu recorro ao tradutor.

Site: Google translate

Uber

Me desculpem os taxistas queridos, mas o Uber é o melhor aplicativo de transporte dos últimos tempos. Você diz onde está, escolhe o destino e já vê o preço da corrida na tela. Algumas cidades brasileiras não tem o serviço e ainda não usei no exterior, mas no Brasil ele funciona bem no Rio e em São Paulo. Só recomendo conhecer o trajeto da viagem antes (olhe no google maps) para evitar passar por lugares perigosos porque nem todos os motoristas conhecem bem a cidade.

Baixe aqui e ganhe R$20 na primeira corrida: wwww.uber.com 

Aplicativos de táxi

Quando a cidade não tem Uber eu recorro a aplicativos como o Easy Taxi ou o 99 Táxis. Fica mais fácil e mais seguro pegar um motorista cadastrado.

Booking,  Hostelworld e Skyscanner 

Booking e Hostelworld, que eu adoro, têm aplicativos bem bons e você pode fazer a reserva por eles quando está viajando e não tem acesso a um computador. Ou se já reservou é bom para ter o código e detalhes por perto. O SkyScanner ajuda a monitorar o preço das passagens.

Saiba mais sobre como economizar usando o Booking e o Skyscanner.

Aplicativos de mapas do metrô

Antes de visitar alguma cidade eu já procuro um aplicativo de mapas do metrô para me ajudar. Já usei muito alguns de Londres, Nova York e Barcelona. O bom é que funcionam mesmo sem wifi. Em muitos deles você coloca o ponto turístico e ele já te indica a saída do metrô mais perto.

WhatsApp, Skype e Facebook Messenger

Com um desse três apps basta ter wifi para ligar para casa sem gastar nada. Perfeito para fugir das tarifas das operadoras de telefonia – basta ter uma boa conexão e você falar com todo mundo de graça. O Facetime, disponível no Iphone, também é excelente para conversar por áudio e vídeo.

Deixe uma resposta